31 dezembro, 2007

Reabilitação urbana de Fátima avança

A Sociedade de Reabilitação Urbana da Cova da Iria (SRU) assinou na semana passada contratos de prestação de serviços e protocolos de colaboração com a Parque EXPO’ 98, Proplano – Gabinete de Estudos e Projectos, e IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing. O contrato com a Parque EXPO’ 98 visa a elaboração de um plano operacional, que defina uma estratégia de intervenção para o território em estudo, e se constitua como um elemento de suporte ao desenvolvimento da actividade da SRU numa visão de conjunto e inovadora. Com um prazo de elaboração de quatro meses, o valor do contrato ascende a 90 mil euros.

A Proplano terá por missão o desenvolvimento dos projectos das quatro principais vias de entrada em Fátima: EN356 – Estrada da Batalha (troço entre a rotunda Norte e o viaduto sobre a A1); EN356 – Estrada de Ourém (troço entre a rotunda Sul e o limite urbano de Fátima); EN357 – Estrada de Leiria (troço entre a rotunda Norte e o limite urbano de Fátima) e EN360 – Estrada de Minde (troço entre a rotunda Sul e o limite urbano de Fátima).



Para esta requalificação urbana está prevista a criação de condições para a circulação pedonal (especialmente importante para os peregrinos) e circulação viária, assegurando também a dignidade necessária aos acessos à cidade de Fátima. Pretende-se que estas vias possam vir a fazer parte de uma rede de percursos na cidade. O valor do contrato é de 51.920 euros e o prazo de elaboração de 80 dias.

Os protocolos com o IADE têm como objectivo proporcionar estágios curriculares aos alunos finalistas do estabelecimento de ensino superior, bem como o desenvolvimento de actividades que incentivem a produção de trabalhos de investigação histórica e científica no domínio de projectos de orientação e sinalização de uma Cidade/Santuário.
In "O Mirante"

1 comentário:

Anónimo disse...

judiciaria vai investigar a tentativa de burla?