
(...)
A maior atracção no Carsoscópio, que abrirá ao público no domingo, é o Geódromo, um simulador que leva o visitante a uma viagem de 175 milhões de anos, desde o tempo dos dinossáurios até ao século XXI. A placa elevatória permite ver as profundezas das grutas e o embate de um meteorito na Terra. O percurso de hora e meia começa nas grutas onde vivem os morcegos. Ali, no Quiroptário, é possível perceber o modo de vida dos animais. Existe, por exemplo, um capacete de orelhas enormes, que permite experimentar a audição dos morcegos. Os visitantes poderão também experimentar um capacete que, aliado a uma venda nos olhos, permite ter a experiência da orientação através de sonar usada pelos pequenos mamíferos. A viagem segue para o Climatógrafo, uma visão tridimensional sobre a nascente dos Olhos de Água, formada por vários veios de água, cuja origem continua um mistério.

O projecto de ciência viva em Alcanena começou a ser imaginado em 1986. A ideia foi ganhando raízes mas perdeu tempo e em 2001 a candidatura ficou suspensa. Quando finalmente foi possível avançar, em 2003, o projecto era candidatável apenas a um financiamento de fundos comunitários de 50 por cento, sendo o restante valor coberto pela autarquia, uma vez que já não existia apoio financeiro estatal (que inicialmente cobria a restante metade). O custo total rondou os 1,1 milhões de euros, “sem o edifício”. Ler mais em "O Mirante"

Está simples, mas com um aspecto bastante agradável. Pderá ler sobre o historial do centro, assim como ficar a saber tudo o que pode esperar quando visitar o Carsoscópio.
Encerra à 2ª Feira, poderá ser visitado das 10:00h às 18:00h (última admissão às 16:30h) e terá o custo por visita de 5 euros, com preços especiais para estudantes e 3ª idade.
Ver site: www.alviela.cienciaviva.pt
1 comentário:
A PNETimagens começa a ter aderentes ... vão ser milhares ;-)
Enviar um comentário