15 dezembro, 2007

É hoje - Cavaco Silva em Alcanena

Cinco meses depois de ter sido anunciada a inauguração do Carsoscópio no Centro de Ciência Viva dos Olhos de Água, em Alcanena, a abertura oficial vai finalmente acontecer com a presença do Presidente da República e do Ministro da Ciência. O vice-presidente da câmara Eduardo Marcelino (ICA), que é ao mesmo tempo director do centro, explicou a O MIRANTE que o adiar da cerimónia desde Julho deveu-se a dificuldades em conciliar as agendas de Cavaco Silva e de Mariano Gago. Um obstáculo que só agora foi ultrapassado.
(...)
A maior atracção no Carsoscópio, que abrirá ao público no domingo, é o Geódromo, um simulador que leva o visitante a uma viagem de 175 milhões de anos, desde o tempo dos dinossáurios até ao século XXI. A placa elevatória permite ver as profundezas das grutas e o embate de um meteorito na Terra. O percurso de hora e meia começa nas grutas onde vivem os morcegos. Ali, no Quiroptário, é possível perceber o modo de vida dos animais. Existe, por exemplo, um capacete de orelhas enormes, que permite experimentar a audição dos morcegos. Os visitantes poderão também experimentar um capacete que, aliado a uma venda nos olhos, permite ter a experiência da orientação através de sonar usada pelos pequenos mamíferos. A viagem segue para o Climatógrafo, uma visão tridimensional sobre a nascente dos Olhos de Água, formada por vários veios de água, cuja origem continua um mistério.



O projecto de ciência viva em Alcanena começou a ser imaginado em 1986. A ideia foi ganhando raízes mas perdeu tempo e em 2001 a candidatura ficou suspensa. Quando finalmente foi possível avançar, em 2003, o projecto era candidatável apenas a um financiamento de fundos comunitários de 50 por cento, sendo o restante valor coberto pela autarquia, uma vez que já não existia apoio financeiro estatal (que inicialmente cobria a restante metade). O custo total rondou os 1,1 milhões de euros, “sem o edifício”.
Ler mais em "O Mirante"

Entretanto, também já está on-line o novo site do Centro de Ciência Viva no Alviela.
Está simples, mas com um aspecto bastante agradável. Pderá ler sobre o historial do centro, assim como ficar a saber tudo o que pode esperar quando visitar o Carsoscópio.
Encerra à 2ª Feira, poderá ser visitado das 10:00h às 18:00h (última admissão às 16:30h) e terá o custo por visita de 5 euros, com preços especiais para estudantes e 3ª idade.
Ver site: www.alviela.cienciaviva.pt

1 comentário:

Gabriel Malagrida disse...

A PNETimagens começa a ter aderentes ... vão ser milhares ;-)