08 outubro, 2009

Saída pela porta pequena


Ao fim de mais duas décadas instalado na Câmara Municipal de Alcanena, das quais uma como presidente, Luis Azevedo acaba por sair pela porta pequena, e, por mim, nunca lá devia ter entrado.

Considerado por muitos discípulos como um dinossauro e mentor do movimento ICA, este ex-socialista, foi, na opinião de muitos, o grande coveiro do Concelho de Alcanena da última década.
Bom orador e exímio na arte de ganhar eleições através de artifícios que nada têm a ver com competência, conseguiu erguer um movimento político com base no compadrio e na ilusão dos menos informados, e cujo fim se anuncia com a retirada do seu mentor.

Para mim, este senhor, que nem é do concelho de Alcanena, não passou de um malabirista que apenas se serviu do cargo que ocupou em proveito de carreira pessoal e que nada de positivo trouxe à gestão do nosso concelho. Pelo contrário, transformou um concelho próspero num concelho brutalmente endividado, em profunda decadência onde prolifera uma gestão desastrosa repleta de obras de fachada de qualidade duvidosa e rentabilidade nula.

Considero-o um gestor medíocre (e estou a ser generoso), sem palavra, que nas últimas eleições enganou o eleitorado apresentando como nº. 2 um candidato de Minde, sendo que após a vitória e na hora da verdade, foi outro que assumiu funções de vice.

Já há 4 anos atrás, numa carta aberta publicada no Jornal de Minde, o rotulei de anti-democrata e acusei de proteccionista do seu restrito clube de eleitores. Na altura não houve censura como o tem tentado fazer nas demais diversas ocasiões, pressionando e intimidando quem não tem opinião convergente com a sua.

Até na hora de despedida acaba de sair sem qualquer dignidade ou postura. Há quase um ano que prepara a sua substituição pelo herdeiro político, demitindo-se de toda a representatividade pública, mas esquecendo-se, como foi sempre seu apanágio, que as eleições se resolvem por sulfrágio, e não por sucessão.

A deselegância e falta de respeito que demostrou pelo povo de Minde (que foi quem o colocou no poder) foi demais evidente ao não ter tido a coragem de vir a Minde apresentar aquilo que sempre prometeu, ou seja o projecto para as sedes das colectividades.
Talvez por não acreditar no mesmo, talvez por não acreditar e "admita ter dúvidas quanto à capacidade dos seus sucessores para continuarem a sua obra" como recentemente confessou ao site Tinta Fresca aquando da inauguração do Museu Roque Gameiro, ou, simplesmente por desprezo para com os Mindericos.

Desejo-lho saúde e que goze a sua reforma, mas por favor, não interfira mais com o Concelho de Alcanena.
PS: Perdoem-me estas rudes palavras na hora da saída, mas o Sr. Azevedo sabe que há muito elas me estavam atravessadas, e que até fui um pouco condescendente.

9 comentários:

Anónimo disse...

estas de parabens por este post, alguém tem de dizer a verdade.....
ASS. Adelino Potte

Anónimo disse...

Essa história do bom orador tem que se lhe diga. Ele é mais um bom leitor dos discursos feitos por outros..., não é Victor?

Anónimo disse...

Claro que todas as pessoas tem a liberdade de omitir a asua opinião e respeitando todas, acrescento que Luis Azevedo devolveu à política municipal alguma dignidade e soube sair do poder, conforme tive o cuidado de lhe dizer há cerca de dois anos.
Não é de Alcanena? ainda bem que nunca me candidatei, porque vivendo em Alcanena há 37 anos, tendo filhos nascidos em Alcanena, tive o "azar" de ter nascido noutro concelho deste país pequenino.
Vitor Lúcio
Alcanena

Anónimo disse...

Não nos esqueçamos que o socialista Azevedo só foi Presidente da Câmara com o apoio que o PSD sempre lhe deu.

Anónimo disse...

Sr V. Lúcio
Acha normal que no dia da criança esta Câmara tenha proporcionado um pic-nic às crianças do Concelho tendo, durante esse mesmo picnic, tido a lata de oferecer um livro a todas, da autoria de Daniel Café, o qual, como sabe é o chefe de gabinete do presidente? Se o Sr tb escrevesse um livro teria tido a mesma oportunidade de rapidamente a Câmara lhos comprar ou publicitar e distribuir pelos potenciais leitores do concelho?
Acho demais este descaramento!

Anónimo disse...

Eis umas palavras que retratam fielmente o homem que esteve ligado á Camara Municipal de Alcanena cerca de 20 anos.Sai pela porta pequena, mas deixa um rombo enorme nos cofres da CMA. Segundo ouvi em sessão publica a CMA só deve cerca de 22 milhões de euros.Portanto nem tudo é pequeno.

Anónimo disse...

Sai pela porta pequena e bem pequena e até talvez pela garagem e bem escondindinho e bem caladinho, tomara ele que ningém o veja...sim porque nos últimos tempos até tivemos uma nova versão do filme "O homem invisível" ou melhor "O Presidente Invisível"

bem mas também é verdade que um homem calado passa por sábio...

Muitos parabéns por este post...haja alguém neste concelho que não seja "cego" sim porque em Terra de Cegos quem tem Olho é Rei, mas esse, felizmente já se encontra de saída e sem sucessor...

Anónimo disse...

epá... ponham este post no alcanena online...o povo precisa de saber isto...
este homem andou sempre ao colo da política, foi sempre um pau madado mas também só servia para isso, quando o outro foi para santarém ficou este no lugar, mas tinha que ser orientado... pois ele não sabia...
mas traiu quem o ajudou...pois...se assim não fosse ainda hoje táva lá para os lados do são pedro...
mas assim sai com uma brutal reforma e sem nunca fazer nada...
se fez foi para ele...
será que ele leva o BM???
como é que deixaram um indivíduo destes à frente da nossa terra, ainda bem que o povo abriu os olhos...
este sai de onde nunca devia ter metido os pés...
23 anos....tenham dó...
este foi daqueles que se serviu e bem, mas ao menos podia ter feito alguma coisa pela terra que lhe deu tudo...tudo...tudo...

Anónimo disse...

O invisível....bem dito...