13 outubro, 2009

Fernanda Asseiceira recuperou a Câmara de Alcanena para o PS




A candidata socialista porfiou e conseguiu finalmente arrebatar o poder aos independentes do ICA, aproveitando o facto de o presidente da câmara Luís Azevedo não se ter recandidatado.

Já passava das 22h00 do último domingo quando fechou a contagem dos votos nas várias freguesias do concelho de Alcanena, mas na sede de candidatura do Partido Socialista, Fernanda Asseiceira e os seus apoiantes já há muito que faziam a festa e levantavam os braços em sinal de vitória.

A reconquista da câmara para o PS começou a desenhar-se muito cedo. Cerca das 20h30 era já um dado adquirido e a espaços ouviam-se gritos de vitória. Mas Fernanda Asseiceira queria mais, queria a maioria absoluta. “Já vencemos o primeiro round, mas vamos ter calma, queremos a maioria absoluta”, disse à reportagem de O MIRANTE, quando eram 21h00.

Cerca das 21h45 aconteceu o clímax. Fernanda Asseiceira pegou no cachecol levantou-o bem alto e gritou “Conseguimos a maioria absoluta, é uma vitória em quase toda a linha, só não vencemos uma junta”. Foi a apoteose. A candidata foi de imediato alvo dos abraços e cumprimentos dos muitos apoiantes que já se encontravam no local.



Na sala principal, à vista de toda a gente, os candidatos recebiam as votações das várias mesas via telefone, que depois eram introduzidas no computador. Os apoiantes olhavam com ansiedade para o ecrã, que ia dando a tendência de voto no concelho. O PS garantiu oito das 10 freguesias, Bugalhos, Espinheiro, Louriceira, Malhou, Monsanto, Serra de Santo António, Vila Moreira e Alcanena. Não ganhou apenas em Minde, onde perdeu por apenas 19 votos, e Moitas Venda onde a vitória dos Independente pelo Concelho de Alcanena foi mais expressiva.

Na rua a festa já era de euforia. Entre a multidão, os pais de Fernanda Asseiceira emocionados até às lágrimas eram abraçados e cumprimentados por todos. A esposa de Joaquim Asseiceira temia pela saúde do marido e pedia-lhe para ele não se enervar e não se emocionar demais. Mas também ela chorava de alegria.

Na sala já tudo gritava e pulava, esquecendo-se por momentos do frango assado, dos panados e dos bolos em cima da mesa. A nova presidente acedeu a falar para O MIRANTE ainda antes do discurso da vitória. “Ganhou a verdade, ganhou o trabalho, a seriedade e a responsabilidade”, foram as primeiras e emocionadas palavras de Fernanda Asseiceira.

“Finalmente o PS reconquistou a Câmara de Alcanena com os votos de todos os munícipes do concelho. Tivemos o apoio transversal de todos os partidos. Temos na realidade um projecto para promover o desenvolvimento e esperança de futuro que o concelho merece. Tínhamos consciência que neste concelho até a prática da cidadania se estava a perder. Ainda bem que nós candidatos do PS conseguimos esta grande vitória com maioria absoluta, para podermos puxar o concelho de Alcanena para o topo do distrito. Os alcanenenses merecem-no e nós vamos trabalhar sem desfalecimento para isso”, disse com a alegria estampada no rosto.

Aliás Fernanda Asseiceira sentiu-se recompensada pelos seus conterrâneos e sem nunca se dirigir em concreto aos seus adversários referiu: “Um trajecto de trabalho e seriedade de oito anos foi recompensado. As pessoas acreditaram e deram-nos a maioria absoluta. Garanto que vamos fazer tudo para não as desiludir”.
Publicado no "O MIRANTE"



COMENTÁRIO:
Parabéns Srª. Drª. Fernanda Asseiceira! - Eu também acredito !!
E Alcanena merece. (a frase estava era no cartaz errado)


4 comentários:

Anónimo disse...

Reveja essas números que referiu em relação à derrota de Minde.
Em Minde ganhou com uma diferença de 21 votos. No Covão do Coelho, perdeu por 163 e no Vale Alto perdeu por 50 votos. No total, perdeu por uma diferença de 192 votos em relação ao seu principal adversário.

PM disse...

Precisamente. Bate certo com os meus números.

Ests comentários são referentes a outro post

Anónimo disse...

Esta senhora ganhava com ou sem Azevedo, era altura de mudar e povo percebeu a tempo...já o podiam ter feito à quatro anos...

A Drª Fernanda ganhou... mas mais ganhou o povo na escolha que fez....agora sim vamos seguir para frente...

Muitos parabéns e eu também acredito!!

Sónia Calado disse...

Independentemente de ter ganho com diferença de muito ou pouco, não me interessa, o que está aqui em questão é que finalmente tirou aqueles que estavam a deitar o conselho de Alcanena abaixo. Só foi pena não ter sido já há 4 anos atrás.
Muitos parabéns