09 outubro, 2009

TODOS OS VOTOS SÃO UTEIS


É óbvio que este blogue tem vários editores. É óbvio que a posição aqui reflectida é apenas e só a do Pedro Micaelo. Eu não comungo nem posso comungar dessa opinião porque nem sequer vou eleitor em Minde. Mas queria que ficasse bem claro que uma coisa é o alinhamento partidário do Pedro Micaelo, outra coisa são os princípios que me levaram a, um dia, começar a escrever neste blogue.

Gostaria que este espaço continuasse a ser a voz de todos os Mindericos, anónimos ou não, sem excepções. Gostaria que fosse um espaço independente. Mas quero aqui manifestar o meu receio de que esta posição pessoal do, para todos os efeitos, o seu proprietário, prejudique este desiderato. Ele sabe que, a seu tempo, lhe manifestei uma opinião acerca de como conduzir este blogue sendo ele candidato. O Pedro não foi por aí. Compreendi-o. Agora vir dizer que o voto útil será no PS para derrotar os ICAs, isso não posso estar de acordo. Muito menos porque é do mesmo partido do Governo. Mas se houver eleições daqui a dois anos e ganhar o PSD?

Não Pedro, vota-se porque se acredita que este é melhor que aquele, não porque aquele é o melhor para derrotar este.

E se Domingo os ICAs voltarem a ganhar, é a DEMOCRACIA. A vida continua. Podes tirar as tuas ilacções, podes até achar que não vale a pena este esforço e fechar até o blogue mas podes sempre continuar com este espaço, a denunciar os excessos seja dos ICAs, seja dos socialistas, seja da coligação PSD/CDS. Todos eles vão ter de certeza, mais cedo ou mais tarde, atitudes com que não vais concordar. Todos eles te vão desiludir nalgum ponto.

Votem todos e em consciência. Uns já deram mostras do que valem (ou não), outros são conhecidos, outros nem tanto, mas TODOS OS VOTOS SÃO ÚTEIS.

João Manuel Querido

P.S. Amanhã é o dia de reflexão. Da minha parte NÃO PUBLICAREI qualquer comentário político local a partir da meia-noite de hoje, Sexta-feira. Se aparecer algum, não foi por mim publicado. Entendo que também na «blogoesfera» se deve respeitar a lei.

Peço desculpa Pedro, mas também me deste o direito de aqui manifestar a minha opinião. E se há coisa que não posso ouvir é qualquer teoria de voto útil, seja em quem fôr. Falaste que votaste PSD. Mas houve muita gente de centro direita descontente com o PS e que não foi votar útil na única alternativa de formar governo. Olha, votaram CDS. Não votaram útil. Votaram mal?

10 comentários:

PM disse...

Falaste e falaste bem. Cada qual tem a sua opinião, eu já manifestei a minha.
Um abraço
PM

Anónimo disse...

Bem dito!!espero que qual sejo o vencedor o pedro respeite e siga apesar de tudo com o blogue de Minde

Anónimo disse...

Comparar as eleições autárquicas de Alcanena com as legislativas nacionais só mesmo quem não vive cá e não sabe o que são os ICA's. É pena. Ainda há gente assim. Preferem que ganhem os Icas do que ganhar um partido que não aquele da sua cor.

No Covão já vimos isto também: pessoas a pedir voto Ica para a Junta e PSD para a Câmara.

Amigo do Minde-Online disse...

Acho péssimo o aproveitamento do teu companheiro de blog, Pedro.
No teu último blog e naquele onde expressaste coisas importantes, vem-se atravessar e esgotar texto em pormenores sem importância. È para veres como são as coisas.

Se há pessoa que não merecia este tipo de coisas, pelo que tem assumido, pelo que tem sacrificado, pelas ideias e projectos que tem apresentado, é o Pedro Micaelo.

Acho de grande mau gosto alguém vir dizer que as posições assumidas pelo Pedro Micaelo agora podem "meter em causa" o blog. Só mesmo quem está desfasado. O Pedro Micaelo há muitos anos que aqui escreve e assume o que escreve. Assina por baixo.

Nem vou comentar a boca do "eu não meto comentários, agradeço que outros também não metam até depois das eleições, porque senão chateio-me". Que diferença de uns para outros, não é?!

Ó meu caro Senhor, já alguma vez olhou para a LEI?!! Pensa que é proibido às pessoas falar, escrever e discutir política na véspera de uma eleição?!

Estamos em 10 de Outubro de 2009. Muito longe, no tempo e nas mentalidades, do 23 de Abril de 1974. Onde muitos nos queriam ainda presos.

Mas não, numa manhã de nevoeiro, um marido de uma minderica, acompanhado de vários corajosos, entre eles pelo menos um minderico, marcharam contra a ditadura e derrubaram-na. Eu sei que vos custa a engolir. Mas têm de engolir.

LIBERDADE E DEMOCRACIA!

ABAIXO O FASCISMO E A DITADURA!

Anónimo disse...

Votar CDS não é votar útil. É votar salazarismo.

Anónimo disse...

A candidata do psd/cds é simpática, senão mesmo engraçadinha. Mas isso não chega.Noto que é bastante novinha nestas lides, não tem experiência nem conhece os problemas do concelho. Penso mesmo que será a anterior candidata, Claudia, que lhe faz os discursos e o programa com que se apresenta. Assim, creio mesmo que não é aconselhável o voto na Renata e muito menos no Pedro, que não aparenta ter garra para estas lides.Apesar de tudo ela tem mais. Por outro lado vejo mais vantagem no voto em alguém da cor do governo e com conhecimentos e relações a esse nível.
Assinado: votante do espetro PS...PSD...CDS ( conforme a conjuntura e as perspectivas que em cada momento se colocam)

JMQ disse...

O «facista» apenas se manifestou contra a opinião de uns votos serem melhores que outros, sobretudo porque apoiada em argumentos um pouco frágeis. Em democracia todos os votos são válidos. Até os votos em branco ou nulos.

Nem comento o facto de alguém considerar que mais de 10% dos votantes na nossa democracia são fascistas só porque votaram CDS.

Quem é que não progrediu nestes 35 anos de democracia? E se fôr o CDS a sustentar politicamente o Governo minoritário do PS? Para alguns dos meus conterrâneos embalsamados isso vai ser uma calamidade!

Para que conste, já fui quando era jovem inscrito no Partido do Centro Democrático e Social. Assumo isso, faz parte do meu passado. Mas hoje não me situo, nem por sombras, nessa área politica.

JMQ disse...

Quanto ao dia da reflexão, a minha opinião foi baseada numa noticia da passada Sexta-feira em que a Comissão Nacional de Eleições admitia a ausência de meios ou legislação para fiscalizar acções de campanha electrónicas no período de reflexão, entre Sábado e Domingo, no sufrágio autárquico.

A lei eleitoral ainda não acompanhou as recentes tecnologias mas se os jornais não podem colocar comentários politicos (o Expresso até sai à Sexta-feira por causa disso) porque é que os blogues, etc, já o poderão fazer?

Qualquer dia está à porta da mesa eleitoral um individuo a enviar mensagens via «Bluetooth» para os telemóveis que o tenham ligado -«votem em mim!».

Haja ética senhores!

P.S. Se quiser pode ler uma noticia sobre o assunto em:
http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=36810

Não fui eu que inventei.

Anónimo disse...

Os jornais saiem à sexta por causa das sondagens.

JMQ disse...

Sim, por causa das sondagens, claro mas também para poderem publicar comentários politicos, etc. Se tivesse acesso à SIC Noticias, teria reparado que, depois da meia noite, nenhuma das noticias era sobre a campanha eleitoral nem mais nenhum comentário politico foi emitido.

Mas há assim tanto problema de em Minde se cumprir a lei por UM DIA?