03 outubro, 2009

Festival Materiais Diversos: A música como ligação entre artes performativas




Quando os responsáveis do concelho de Alcanena lançaram a Tiago Guedes o desafio de desenvolver culturalmente aquela região, pensaram no modelo de Viseu, onde o coreógrafo Paulo Ribeiro está associado ao teatro municipal. O coreógrafo fez uma contraproposta: fazer um festival de dança, teatro, música e performance. E é precisamente a música que liga todas as propostas de Materiais Diversos, o festival que de 19 a 29 de Novembro vai levar a Minde, Alcanena e Torres Novas mais de 15 propostas artísticas.

Nesta primeira edição, o Festival Materiais Diversos inclui quatro espectáculos internacionais e vai pôr criadores portugueses a desenvolver projectos com a comunidade local (grupos de teatro amador, rachos folclóricos e orquestras filarmónicas).

Os convidados internacionais são o alemão Raimund Hoghe, que trabalhou como dramaturgo com Pina Bausch durante dez anos, tem uma interessante carreira individual e tem apresentado frequentemente o seu trabalho em Portugal; a coreógrafa e bailarina húngara Eszter Salamon, que vive em Berlim; a dupla britânica composta pelo bailarino Jonathan Burrows e pelo músico Matteo Fargion; e ainda a co-directora do suíço Théâtre de l"Usine, Karine Décorbe, e o músico do País de Gales Simon Proffitt.

Três destes espectáculos são estreias nacionais, só a peça Both Sitting Duet de Burrows e Fargion (28 de Novembro, Minde) é uma repetição (esteve no Festival Alcântara há dois anos). A organização decidiu remontá-la por ser muito "comunicativa" e ter "uma relação do corpo com a música muito particular".

Todo o festival tem uma "relação com a música muito forte", explica Tiago Guedes, o director artístico. O espectáculo Bwyd Soniquede Décorbe e Proffitt (28 de Novembro, Minde) é uma "performanceinteractiva" com o público e mistura música e culinária: "As pessoas são convidadas a comer o que a Karine faz e a escutar o que o Simon produz em tempo real em relação ao som da comida da Karine."L"Après-midi, um solo para Emmanuel Eggermont, de Hoghe (21 de Novembro, Torres Novas), baseia-se no poema de Mallarmé que inspirou Debussy a criar uma obra sinfónica. Nijinski fez uma interpretação lendária e esse clássico da história da dança é agora reinterpretado.

Magyar Tàncok, de Eszter Salamon (20 de Novembro, Minde), "está muito ancorada" no que são as origens da dança e da música tradicionais húngaras. "A artista questiona como é que as bases musicais que recebeu em criança a influenciaram como coreógrafa", acrescenta Tiago Guedes. "Em cena coloca a família: o primo, a mãe, o tio..."

Dentro das produções próprias do festival (projectos desenvolvidos com associaçõeslocais) destaca-se a peçaTerroristas, uma encenação de Cláudia Gaiolas com o grupo de teatro amador de Minde. O duo Ela não É Francesa Ele não É Espanhol (Inês Jacques e Eduardo Raon) refez o seu concerto de harpa e voz e vai tocá-lo com uma banda local.A Portuguesa, trabalho da Cão Solteiro com o artista Vasco Araújo, contará com a banda filarmónica local e 20 amadores.

O Festival Materiais Diversos tem apoio da Câmara Municipal de Alcanena e do Ministério da Cultura e voltará a acontecer entre 9 e 19 de Setembro de 2010. Entre as duas edições, Tiago Guedes e a sua equipa continuarão a trabalhar: "A ideia é recuperar um edifício fabril abandonado da zona para ser a sede e transformá-lo depois num centro de residências artísticas à semelhança do que acontece no convento de Montemor-o-Novo com Rui Horta."
Isabel Coutinho no "PÚBLICO"

Sem comentários: