14 outubro, 2009

A dança dos votos


Uma tabela é sempre uma listagem, e fazendo contas há sempre ilações a tirar.
Dos 1942 eleitores da Freguesia de Minde, 1101 votaram para a CMA no PS e PSD/CDS. Saber para onde foram esss votos em relação à JFM, é o exercício que fiz.

Dá para concluir que desses 1101 votos, 744 foram para o NOVO RUMO, 232 para o ICA, 86 para a CDU e 15 para o BE, e 24 em branco, quando se tratou de votar para a Junta de Freguesia.

Foram 355 os votantes dos partidos (PS, PSD/CDS) que não votaram NOVO RUMO, preferindo outras listas, sendo que, destes, 129 no Covão do Coelho votaram na lista do Sr. António Fresco e em Minde corresponderam ao mesmo apelo 111 votantes.

O Vale Alto e o Covão do Coelho representam 37,2% do eleitorado da lista ICA para a JFM, que obteve um total de 936 votos, muito superior aos 704 que os ICA obteram para a CMA.

O ICA ganhou no Vale Alto por 50 votos, no Covão do Coelho por 163, e o NOVO RUMO ganhou em Minde por 21 votos.
O ICA colocará 5 membros na Assembleia de Freguesia, o NOVO RUMO 3 e a CDU colocará 1 membro. O ICA ganhou a maioria absoluta por uma margem de 6 votos.



Nota: Este quadro tem como presuposto que quem votou ICA, BE e CDU para a Câmara, tornou a votar nos mesmos partidos para a Junta de Freguesia.

11 comentários:

wolfinho disse...

No site da câmara nem uma palavra sobre as eleições, porque será?

wolfinho disse...

Este quadro é bem revelador do erro do Novo Rumo.

É o que faz fazer-se uma campanha séria e honesta. Pelos vistos se tivéssemos mentido acerca das nossas ideias tínhamos mais votos.

Cada um tem o que merece e nos tivemos o que as pessoas acharam que merecíamos.

Meu caro wolfinho, disse...

A candidatura do Novo Rumo foi por ideais e ideias ou "simplesmente" pela vitória?

Se foi por ideais e ideias, como eu acredito que foi, como podes considerar que defender e apresentar ideias foi um erro?

Anónimo disse...

Wolfinho pelo menos sê humilde uma vez na vida e admite a derrota, sem arranjar desculpas.

wolfinho disse...

As desculpas são para os cobardes (anónimos), eu perdi e aceito e como aceito faço o rescaldo do que correu mal.

Há algum mal em fazer um exame de consciência???

Anónimo disse...

Wolfinho ser verdadeiro dizendo o que se pensa não pode ser encarado como derrota são 610 os eleitores que em Minde pensam como o novo rumo os senhores que querem passar uma mensagem diferente estão enganados.
Seria bom que pensassem bem nisto!

MJNC disse...

Caros Anónimos,

Analisar o Post do Pedro Micaelo, permite-me a conclusão que dirigo especialmente a todos aqueles de vós que têm andado por aí, neste e noutros blogs da Freguesia, sem dar a cara e sem ter outra acupação que não a de achincalhar os que para o bem e para o mal, sempre vão lutando privada e publicamente por aquilo em que acreditam

É por isso, que se vão fomentando cruzadas de acusações que em nada dignificam os habitantes das nossas 3 localidades.

Assim, para esses anónimos que andam por aí a culpabilizar sistematiocamente o Covão e o Vale Alto pelos resultados dicromáticos para a Freguesia e para a Câmara,permitindo a proliferação de sentimentos menos positivos..... Nestas duas localidades:

1. 218 pessoas votaram inteligentemente ICA pra a Câmara e ICA para a Freguesia.

2. 134 pessoas votaram inteligentemente PS ou PSD/CDS para a Câmara e NOVO RUMO para a Freguesia.

3. 2 pessoas votaram inteligentemente BE.

4. 11 pessoas votaram inteligentemente CDU.

5. Existiram também pessoas que votando num partido para a Câmara, elegeram outro para a Assembleia Municipal, podendo assim permitir, inteligentemente, Oposição.

6. E houve ainda outras que votaram inteligentemente como a Democracia lhes permite: Em quem acreditaram e muito bem lhes apeteceu!


Não vou estender esta minha análise, em jeito de desabafo, a Minde, mas as conclusões seriam as mesmas: Apesar de tudo ainda vivemos em Democracia!

Por fim, para todos nós!
A nossa Freguesia nas últimas eleições votou PSD..... O Sócrates ganhou! Se bem que noutra dimensão. É certo. Mas, mesmo assim......será que somos todos Burros e Tolos??

MJNC

apc disse...

Realmente não dizes nada de jeito

Anónimo disse...

Falta sublinhar uma coisa:

A maioria absoluta dos ICAs em Minde foi decidida por 6 votos. Esses 6 votos no Novo Rumo teriam uma repercussão importante na nossa freguesia.

Anónimo disse...

Malta

A questão é muito simples, a saber:

1 - os mindericos gostam mais do Fresco do que do Carlos Correia

2 - os mindericos maioritariamente de centro direita sempre estiveram convencidos, lá bem no fundo da alma, de que ou ganhava o PSD-CDS ou os ICAS.

O resto são congeminações ad hoc.

Anónimo disse...

Não é verdade o Carlos Correia
parece me que teve mais votos que o Fresco em Minde é só veres os resultados neste site.