09 outubro, 2009

A compra dos votos


Tem sido uma vergonha, desleal, e quase a roçar os limites do obsceno, a campanha eleitoral promovida pelo ICA.

Primeiro subiram de escalão e renumeração alguns dos funcionários da CMA afectos ao partido. Depois colocaram alguns desses funcionários a telefonar aos idosos a aconselhar o voto. Seguiu-se a mega-sardinhada da 3ª idade, transformada em comício e oferta de relógios e outras prendas da CMA.
Na mesma linha veio o aliciamento das colectividades com a apresentação megalómana de projectos utópicos pagos pela CMA, conjugados com a inauguração de nichos com santinhos e obras feitas apressadamente. O alcatrão não podia faltar e a pavimentação (?) apressada de ruas que ninguém pediu tem sido uma constante, chegando-se ao cúmulo de nesta azáfama, no Covão do Coelho, pavimentarem a rua errada porque não havia ninguém que explicasse qual a ordem de trabalhos.



Agora é a vez de grandes cartazes, livros e papel qb com muitas fotos dos candidatos, camiões, grandes jantaradas pagas e... brindes. Muitos brindes. São às sacadas para quem quiser com canetas, isqueiros de cozinha, toalhas, pens drives, chapéus de chuva, camisolas, batons, relógios, livros de minderico (parece que pertenciam à JFM), etc., etc., e, até queijos para os eleitores mais fiéis. Uma completa loucura de ofertas que faria corar de inveja muitas campanhas nacionais.
Estou convencido de que se pudessem passar um cheque de 20 euros a cada eleitor, faziam-no, e nalguns casos ainda ficavam a ganhar.

Quem pagará tudo isto?
Não sei, nem faço ideia. Ou por outra, muitas destas estragações são pagas indirectamente pelos nossos impostos, e outras, possivelmente, por patrocinadores que mais tarde esperarão tirar os seus respectivos dividendos, se é que não o fizeram já.

Qual o resultado de tudo isto?
Nalguns casos terá um resultado perverso porque o eleitor não é estúpido e não se deixa comprar ou iludir com esta tralha toda. Mas noutros casos, principalmente na população menos esclarecida e na 3ª idade, os resultado já serão mais proveitosos e há muitos votos que, textualmente, são comprados.

Uma coisa é uma oferta de uma esferográfica ou um isqueiro que até servem de veículos promocionais na transmissão de uma mensagem, outra coisa são estes gastos astronómicos neste autêntico carnaval em que os ICAS desesperadamente estão a transformar esta campanha.

É uma luta desleal que devia ser travada com ideologias e propostas, mas, na falta destas e de trabalho realizado, opta-se por esta palhaçada de custos monumentais. Para se ter uma ideia, basta dizer que só o custo do aluguer do camião ICA que desfilou no passado fim-de-semana, quase que dava para financiar toda a campanha do NOVO RUMO que é suportada pelos bolsos dos membros da lista.

Pelo meio ainda emitem uns comunicados falsos a garantir que não deixam fechar as escolas no Malhou, e outros que nem vou aqui referir.

Mas porquê esta loucura e esbanjar de dinheiros num concelho extremamente endividado, onde não há dinheiro para papel higiénico nas escolas e onde as dívidas e promessas às colectividades continuam por cumprir? Será apenas pelo amor ao concelho e desejo de o governar?
Perante pelo que já vi (e nem imagino o que não vi) tenho sérias dúvidas sobre tanta ganância, tanto desespero e tanto apego ao poder.
Isto começa a cheirar a esturro!!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Quem não tem mais que fazer limita-se a dizer mal dos outros e a escrever comentários no blog.......Até ja enjoa tanta politica neste blog...

Anónimo disse...

que comentario, so gostava de deixar uma pergunta. qual o preço de cada voto??? 10/15/20€ ou mais???

será que apelar ao voto = a comprar voto? as pessoas sao livres de votar. ainda no outro dia o psd andou ai a dar sandes de leitao e a pedir votos, conheço muitas gente k as comeu e nao vota. mais recentemente na resta salioa foi akilo k se viu, as pessoas sao livres de votar e nao é por um porco ou isto ou akilo k se compram votos. estas açoes tem como objectivo a aproximação dos candidatos aos habitantes do concelho. uns destribuiem canetas outros leitoes e alguns fazem festas (e se nao fosse para ganhar votos... certamente que se mexiam) o cavaco (que ate é psd) tb recentemente apelou ao voto.. e nao faz mais k a obrigação porque votar é um direito de uma democracia. quando aos valores da campanha.. nao se preocupe porque kem tem dois dedos de testa geralmente vota em consciencia e nao por valores oferecidos ou propostas descabidas (desculpem os erros de portugues)

wolfinho disse...

Desculpa mas na festa saloia as sandes de porco e todo o resto era a pagar e tinha fins bem definidos, não juntes tudo no mesmo saco pq a malta do jazz teve o cuidado de despedir a camisola e trabalhar em prol da colectividade.

Mais uma vez lembro que se os ICAS cumprissem com o prometido tudo era mais facil, mas tiveram que guardar os euros das colectividades para os brindes.

Enfim não se pode ter tudo (eu quero uma pen)

Anónimo disse...

Despediram as camisolas? Coitadas não mereciam tal, têm trabalhado tão bem. Ainda por cima sem direito a subsidio de desemprego.
Quem leu o comentário do PM e viu as fotos percebeu logo que a festa não teve nada a haver com política. Aliás a malta do JAZZMinde tem tido o cuidado de não misturar as coisas.
Como se vê aliás pelo comentário que fazes.
Cordeirinho.

Anónimo disse...

Cordeirinho és tu que passas a vida a querer defender o indefensável, e se calhar até és pago pelos icas para andares aqui todo o dia nos comentários sem dar a cara.
Já viste algum comentário assinado a defender os icas?

Anónimo disse...

projectos utópicos????????essa e boa
o plural de pen drives esta mal