02 outubro, 2009

Uma ronda pelos blogs


Na falta de vontade de escrever, fiz uma ronda pelos sites e blogs do Ninhou, e encontrei alguns artigos que bem merecem uma leitura.
Com a devida vénia aos autores, fiz o copy & paste de extractos de alguns deles.

MINDERICO - Voto... Fernandinha....!
Dirijo-me a todos os cidadãos do Concelho de Alcanena, e em especial aos meus conterrâneos, pedindo que votem na Fernandinha.

O que faço de coração, porque a minha razão “sussurra” que corro o risco de “levar” com um processo diciplinar, sou o militante e sempre votei PPD/PSD. Apelo a todos os Homens deste Concelho, que pensem nas razões do vota na Fernandinha, e nas razões do vota nos outros candidatos.
As razões deste apelo são simples e racionais, como diria o meu mestre “ á mulher de César não basta sê-lo, é preciso parecê-lo”...!
A Fernanda é tudo isto...
Me perdoem…! Mas, não encontro razões para votar nas outras listas.
(...) Ler mais - Pedro Gameiro no "MINDERICO"




DEBATER MINDE - A importância de 35 votos...
Por um voto se perde, por um voto se ganha. Por vezes, as pessoas não têm noção de qual a real importância do seu voto numas eleições. Vou-vos dar um exemplo concreto e assaz “dramático” de quão importante é cada voto:

Como é sabido, há 4 anos, os ICA’s ganharam a Câmara de Alcanena com uma maioria de 4 vereadores, contra 3 vereadores da oposição. Mas sabiam que essa maioria foi decidida por uns meros 35 votos?

Se o PS tivesse tido mais 36 votos, teria entrado o seu 3.º vereador e os ICA’s não teriam tido uma maioria absoluta para (des)governar!

Também em Minde, as eleições para a freguesia foram decididas a favor dos ICA’s por apenas 42 votos. Se o PSD tivesse tido mais 43 votos, como teria sido...? E nessa votação, houve 848 eleitores que não votaram, 50 votos brancos e 70 votos nulos...!
(...)
Como se vê: por uma mão cheia de votos se ganha, por uma mão cheia de votos se perde. Por isso lhe peço: Vá votar. Leve os seus amigos e familiares. Não se demita de um dever cívico. A falta de um voto pode ter consequências trágicas para uma terra!
(...) Ler mais em "DEBATER MINDE"




CCOELHOONLINE - Instituto de Emprego e Valorização Eleitoral
Há uns meses foram reclassificados à chucha calada alguns funcionários da CMA. Entre eles, estão figuras conhecidas por dá cá aquela palha. Sabe-se e diz-se por aí agora, que lhes pagaram com rectroactivos!!! Claro que existem outros funcionários que pediram a reclassificação e lhes foi negada por falta de verba e que desempenhando funções de técnicos, não auferem como tal. Esta requalifacação profissional deve ser alheia ao processo eleitoral em curso, tal como deve ser alheia ao processo eleitoral em curso, a manutenção em funções de um colaborador que em tempos( recentes) recebeu à volta de 17 000 euros em horas extraordinárias. Ora se continua em funções e é dono e senhor do sector que chefia, temos de aplaudir mais uma decisão do actual executivo ICA, de forma exemplar como gere os dinheiros que todos nós pagamos através dos impostos.

Por falar em Instituto de Emprego e Valorização Eleitoral, é pena que os jovens licenciados do Covão do Coelho, alguns licenciados por Instituições de Ensino Superior Público de Prestígio, não consigam sequer uma admissãozeca no programa PEPAL - Programa de Estágios Profissionais na Administração Local, cujos candidatos são escolhidos com critérios que nem eles conhecem! Existem algumas localidades que nos batem aos pontos, como é o caso do Vale Alto. Não sei se nos concursos de recrutamento de pessoal, existem alguns critérios de selecção parecidos com estes:

a)morador no Vale Alto ou Minde - 95%;
b) Experiência Profissional - 5%;
Classificação final: 95% é o valor mais comum quando existem estes dois critérios.

Caso não utilizem estes critérios, não consigo explicar algumas admissões nos últimos tempos. Admito a minha limitação profunda nestas coisas de Câmaras Municipais e de gestão de recursos humanos:)...

Termino este Post, com uma noticia que nos deixa a todos bastante satisfeitos, a CMA gasta por ano 300 000 euros, com 24 colaboradores que guardam os morcegos no centro de ciência viva do Alviela. O que é isso ao pé de 17 000 euros de horas extra de um único funcionário? Trocos...mas uma coisa é certa, ainda têm dinheiro para alcatroas estradas que são feitas sem um único técnico no local a acompanhar, sinal de grande destreza intelectual e confiança em quem executa os trabalhos! Os meus parabéns a quem tão bem utiliza os dinheiros do Povo! Bem hajam!
Publicado em "CCOELHOONLINE"


TOU CA NEURA - E a Renova aqui tão perto...
Pode parecer mentira e até demagogia mas a Escola Básica de Minde luta arduamente com uma constante escassez de … papel higiénico.

No início do ano lectivo, os professores pedem aos pais uma contribuição, camuflada de donativo voluntário, de 5€ por trimestre, para ajudas de custos de consumíveis (fotocópias, papel higiénico, etc…) e o item “lenços de papel” faz parte da lista de material escolar solicitado. A realidade é que a escola nem sempre disponibiliza papel higiénico aos alunos, e esta informação pode ser confirmada por qualquer um que lá tenha filhos. Estes consumíveis são da responsabilidade da Câmara Municipal, mas, claro está, para se poderem fazer projectos bonitos, inúteis, mas bastante caros, não sobra verba para questões secundárias como os consumíveis das escolas.

No início do ano lectivo foi dito aos pais que seriam instalados pontos de desinfecção das mãos em vários lugares nas escolas e que esse trabalho era também da responsabilidade da Câmara Municipal. Podemos observar pontos de desinfecção em vários locais: hospitais, repartições públicas, grandes empresas, hipermercados, e até na creche e lar do CBESM, mas na escola…ainda nada.
Digo eu: - Meus senhores: deixem lá essas obras relâmpago dos “altares em pedra para as santinhas” e esse atamancar de estradas sem esgotos por baixo, só para inglês ver, e permitam que os nossos filhos obrem condignamente.

EXTRACTO DE COMENTÁRIO NO BLOG:
(...)
6-Quanto ao plano de contingência para a gripe A direccionado à Escola do 1º C de Minde, reitera-se aquilo que foi dito na reunião de pais havida no dia 10 de Setembro:
-A instalação dos equipamentos necessários para a higienização e prevenção da gripe A ( H1N1) é da exclusiva responsabilidade da Câmara Municipal de Alcanena, como aliás está explicitado no plano de contingência disponibilizado na página da Internet do Agrupamento. Acrescente-se que a Direcção, tem feito todas as diligências que estão ao seu alcance, no sentido de alertar a autarquia para a sua urgente concretização.
(...)
30/9/09 - A Directora do Agrupamento de Escolas de Minde
Publicado no "TOU CA NEURA"




PCP - MINDE - Um lugar muito nobre
Apesar do indiscutível atraso com que chega à nossa localidade, urge uma zona industrial num sítio adequado, com reais condições que façam dela uma mais-valia para a terra, potenciadora de melhor qualidade de vida para todos.

Continuamos a contestar a localização:
- trata-se de um projecto antiquado, ultrapassado e agressivo para a população;
- fica dentro do aglomerado urbano, não tendo hipótese de alargamento, o que revela falta de visão de futuro;
- os acessos interferem com a população e a criação de novos acessos passará certamente por zonas protegidas pela rede natura 2000 (é pena que o nosso desenvolvimento esteja sempre dependente da degradação do meio ambiente);
- a zona tem elevado interesse paisagístico/cénico e natural;
- o seu actual local não cativa empresas de fora que se queiram desenvolver;
(...)
Voltando ao Largo Justino Guedes, muito se poderia fazer: melhorar os traçados das ruas, nomeadamente da Rua João Martins, com um traçado mais rectilíneo, da Rua de Sº António, a inflectir para o lado da Avenida, criando mais espaço livre ao lado do coreto… E não esquecer um largo confortável contíguo à capela de Sº António, permitindo, nas zonas livres circundantes, árvores, estacionamento e um parque infantil, espaço livre, vital para a qualidade de vida dos moradores, espaço para as crianças brincarem.
(...) Ler mais em "PCP-MINDE"

Sem comentários: