17 outubro, 2009

Resíduos industriais clandestinos no Covão do Coelho




Repórter TVI - Máfia Lusitana
Todos os dias, por esse país fora, são depositadas ilegalmente centenas de toneladas de resíduos tóxicos e de lamas de depuração em aterros clandestinos, situados em plena natureza (incluindo em reservas ecológicas nacionais e demais espaços naturais).

A TVI descobriu sete aterros ilegais, mas haverá muitos mais. O esquema, em alguns casos, já dura há 4 ou 5 anos, mas, aparentemente, ninguém deu por nada. E não é por haver também descarregamentos de noite. O segredo é a alma do crime¿

A Ecomáfia Lusitana recorre a uma vasta teia de cumplicidades e de interesses: grandes industriais e municípios que concedem lucrativos mercados a firmas que não têm capacidade para gerir esses resíduos e empresas de camionagem que participam no esquema. Como se não bastasse, as autoridades pouco ou nada fazem.

Os malfeitores não poluem apenas os solos e as águas. As análises dos resíduos revelam a existência de compostos que provocam cianose, mutações genéticas profundas, alteração do sistema reprodutor, malformações graves, cancro. E, em alguns casos, a morte.

Onde há urgência há quase sempre crime mais ou menos organizado. Em Nápoles, a Camorra ¿ a máfia local ¿ transforma os resíduos em ouro. Em Portugal, a máfia não tem só um nome, mas a situação é idêntica. Ou quase¿, para mal do ambiente, da saúde pública e da credibilidade das instituições do Estado.

"Máfia Lusitana" é uma reportagem de investigação do jornalista Rui Araújo, com imagem de João Franco, Rui Pereira e Ricardo Silva, montagem de Carlos Lopes.
Será emitida na próxima Sexta-Feira, dia 16 de Outubro, a seguir ao Jornal Nacional no Repórter TVI.

É este o texto que está no site da TVI (e onde brevemente estará o filme) que recomendava o programa Reporter TVI. Ver Aqui

Quem viu a reportagem não ficou indeferente. Um dos 7 locais identificados é aqui mesmo na nossa freguesia, ou seja no Covão do Coelho. Segundo a reportagem, estão a ser descarregadas num aterro clasndestino várias toneladas por dia de resíduos industriais que, após análises feitas, revelam subtâncias bastante perigosas.
Este local mereceu ainda especial atenção dos repórteres e da Quercus por estar nos limites do Parque Natural Serra de Aire e Candeeiros, e pelo facto de poder vir a contaminar um dos maiores veios freáticos da Península Ibéria.

Vários camiões tipo cisterna, branquinhos, vindos de locais identificados e em operações cuidadosamente montadas, descarregam na nossa freguesia toneladas de resíduos cancerígenos e tóxicos. Tudo isto com a colaboração de firmas locais.

É preciso muito cuidado com isto. Estamos a falar de venenos.
É necessário estarmos atentos, denunciar e impedir esta situação.



Outros Lixos
Esta situação do lixo não era novidade para mim, mas desconhecia a situação gravíssima reportada no excelente filme da TVI. Isto são situações muito complicadas e têm a ver com a saúde das populações.

Mas basta percorrermos o caminho entre o Covão do Coelho e Vale Alto para assistirmos a uma nojeira das grandes. São montes e montes de lixo depositados junto ao caminho e em baldios. Um atentado ambiental que é necessário eliminar, limpar e impedir a continuidade destes actos criminosos. No séc. XXI isto já não é admissível.


16 comentários:

Anónimo disse...

obrigado pedro por publicares esta noitica, nao consegui ver o telejornal, mas vi o anuncio da reportagem e fiquei curiosa, por saber que no covão do coelho, havia ja ha algum tempo este tipo de esquemas....será que essas pessoas nao sabem que estão a prejudicar a saude deles proprios e das familias....ainda a puco nao se podia estar no pavilhao ana sonsa, pois cada vez que corria uma aragem era um cheiro infernal... Abram os olhos e vamos impedir este tipo de coisas na nossa freguesia.....

Anónimo disse...

Cato PM,
E ainda não foi para o lado dos moinhos ai sim em pleno parque natural da serra de Aire e Candeeiros há ai espalhado pela estrada..sim digo bem, espalhado pela estrada uma das piores descargas um pó cinza que provoca cancro e malformações genéticas assim com outras complicações para a saude.uma vergonha de gente sem escrupulos que não tem valores nem respeito por ninguém. haja alguem que ponha travão a essa empresa aqui a saida do covão a caminho do Vale Alto. Vergonho. Tem que retirar esse lixo toxico quanto antes.

Anónimo disse...

* A TVI denuncia 7 aterros ilegais em todo o país onde são depositadas toneladas de resíduos tóxicos e de lamas de depuração em aterros clandestinos. Os infractores poluem os solos, as águas e prejudicam a saúde das pessoas. Os compostos provocam cianose, mutações genéticas, alteração do sistema reprodutor dos seres vivos, malformações graves, cancro e morte. Mesmo antes de ir ser exibida a grande reportagem A Máfia Lusitana suscita reacções. O presidente da Junta de Castelões, concelho de Penafiel, denuncia situações similares. O autarca sublinha que contactou desde meados de 2008 diversas entidades – incluindo o Ministério do Ambiente, a Delegação de Saúde e a GNR – por causa do despejo de lamas de depuração de estações de tratamento na freguesia sem que a situação se tenha resolvido. O bloqueio de um camião e uma manifestação de nada serviram: os descarregamentos continuam. As empresas Revolta e Poderinova fartam-se de descarregar esses resíduos perigosos. O Ministro do Ambiente Nunes Correia recusa prestar esclarecimentos à reportagem. Reportagem. TVI24.
* Os produtores de artigos electrónicos andam de candeias às avessas com a Comissão Europeia porque esta quer alterar o regime de recolha de equipamento usado. Os produtores alegam que não conseguem recolher muito desse equipamento porque há esquemas paralelos que ninguém controla. EurActiv.
* Axel Andree, ex-estudante de Medicina alemão, escolheu viver como ermita em pleno Parque de Montesinho, Bragança. JN.

Anónimo disse...

Como não há nenhum chat minderico ainda, venho aqui deixar a minha revolta com a falta de minderico que joão querido manha está a demonstrar no jogo do benfica-monsanto.ainda não foi capaz de falar em Minde.acho que lhe ficava Bem.Abraço.Precisamos da ajuda de todos!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Retiro o meu comentario ao João Querido Manha e peço desde ja desculpas,pois não esqueceu a sua veia minderica!!Cá te esperamos para um copo no Estaminé!!Tens de aparecer mais!E sempre com enorme orgulho que te escutamos.Desculpa mais uma vez,Fui injusto!!

Anónimo disse...

Se calhar foi o Henrique Lobo que ainda estava a digerir a derrota e andava mal do estomago e soltou uma flatulência.

Anónimo disse...

So falta dizerem q a culpa e dos ICAs.

Anónimo disse...

Cheguei a pouco a Minde e deparei me com o cartaz do PS que se encontra junto à pedreira rasgado. Será mau perder por parte de alguns ou devido a dividas que outros têm?

Covanito disse...

Caro Pedro, votei novo rumo por alguns candidatos que julguei não pactuarem com estas coisas. Hoje, estou satisfeito e repetia a votar novo rumo, mas pelas pessoas da lista de Minde. Parabéns Pedro, pela foram como cortas a direito! Tenho pena que isto aconteça na minha terra, e também na minha freguesia!

Anónimo disse...

ha empresas no covao a crescer.. frotas a aumentar e muitos sem perceberem muito bem como. parece que agora alguem teve coragem de levantar uma ponta do veu e encontrou os piores motivos.

Anónimo disse...

Estou triste por ter vindo à tona uma amostra da podridão que por aí anda, nessa que já foi uma aldeia recomendada pela pureza dos seus ares.
É triste vermos estas noticias na televisão! Terras tão pequenas envolvidas em esquemas desta envergadura! Que os prevaricadores sejam severamente punidos para o bem de todos!

Anónimo disse...

Caros Bloggers,
Sobre este artigo devo dizer que a minha posição era de total culpa da poderinova quando vi a reportagem da TVI.
Hoje depois de um convite do dono da firma em questao o nosso bem conhecido David a sua Irmã Dora fui ao seu encontro e de facto nem tudo apresentado pela TVI é assim tão linear. Há interesses em fazer mal a essas pessoas. deu-me também uma copia de analise ao composto que parece cinza espalhado para os lados dos moinhos e de facto aquele composto pode ser utilizado na construção civil e obras.Tenho aqui o documento em papel.
Depois de falar com eles e vendo que afinal não são verdade tais acusações venho primeiramente pedir desculpa pela minha tomada de posição sem ter consultado o David e a Dora e segundo aconselhar quem queira tirar duvidas ligar directamente para o David Vieira tel:919455850.
Informo também que a TVI não tentou contactar a empresa Poderinova, e lançou o seu documentario em que o titulo Mafia Lusitana me parece desajustado.
lFV

Anónimo disse...

Quando é que os homens, terão a capacidade de aprender?
http://palavrassemjeito.blogspot.com

wolfinho disse...

Tantos critico, tanta gente com opinião, mas só um corajoso assinou.

Viva a democracia e a coragem de opinar.

Boa semana para todos os corajosos, sejam participativos discutindo ideias com rosto para se poder discutir uma freguesia mais objectiva.

Anónimo disse...

o Henrique lobo só anda por aqui nestes blogs a ver quem assina.

Não tens mais nada para te gabar???

Esse disco está deveras riscado.

Ass: Não assino só para o wolfinho ficar lixado comigo.

amigo do lobo disse...

Ao menos ele dá a cara...

E o que escreve até se percebe... ao contrário deste anónimo!