30 outubro, 2009

Alma Flamenca no S. Pedro em Alcanena


O Cine-Teatro São Pedro apresenta, no próximo dia 31 de Outubro (sábado), às 21:30h, o espectáculo Alma Flamenca.

Jesus Herrera (Prémio Nacional de Baile Flamenco 2005, por Alegrías) e Lola Jaramilla (Prémio Nacional de Baile Flamenco 2006, por Tarantos) são a “Alma” deste espectáculo, que faz um percurso por diferentes géneros de flamenco, outorgando a cada um o sentimento e a pureza que requerem.
A grandeza da farruca, o estilo da caña, a frescura das alegrías, a profundidade do taranto e a pureza da soleá. Tudo isto adereçado com solos de cante e guitarra e rematado com um autêntico fim de festa. Alma Flamenca é um espectáculo de flamenco na sua máxima expressão.

Com uma duração aproximada de 60 minutos (sem intervalo), o espectáculo destina-se a maiores de 6 anos, sendo o preço do bilhete no valor de 5€ (preço único).

TV MINDE transmite tomada de posse da CMA




Terá lugar no próximo dia 31 de Outubro de 2009, a partir das 16:00h, no Cine-Teatro São Pedro, a cerimónia de tomada de posse dos eleitos para a Assembleia Municipal de Alcanena e para a Câmara Municipal de Alcanena. Através do site TV.MINDE.EU a TV MINDE transmite em directo a cerimónia.

ESCLARECIMENTO:
Vários problemas técnicos impedem-nos de actualizar o site da TVM, bem como ter acesso às imagens em arquivo. Contudo, as transmissões em directo estão a ser possíveis, pelo que a TVMinde irá realizar a anunciada transmissão.
A TV MINDE pede desculpas por estas anomalias, mas em breve contamos ter um site renodelado e operacional, bem como disponibilizar algumas reportagens em atraso.
Media Minde

Portal do Cidadão – Alcanena Integra Projecto “A Minha Rua”


O Projecto “A Minha Rua”, um sistema interactivo que permite aos cidadãos reportar ocorrências das ruas ou bairros por onde passam e sugerir melhorias directamente à autarquia, conta com mais uma Câmara. Alcanena aderiu à iniciativa, depois dos municípios de Arganil, Borba, Évora, Lousã, Murça, Ovar, Pombal e Portalegre.

Inserido no Programa Simplex Autárquico 2009/2010, “A Minha Rua” começou com cinco autarquias e tem vindo gradualmente a crescer. A Câmara Municipal de Alcanena foi a última a aderir a esta iniciativa, ainda em fase piloto e que espera abranger mais municípios, dando ao cidadão um papel mais activo na melhoria dos problemas locais e ajudando a autarquia a cuidar da sua rua.

“A Minha Rua” é um projecto de participação cívica, disponível a partir do Portal do Cidadão, que permite o envolvimento activo do cidadão na gestão da sua rua ou bairro, comunicando as mais variadas situações relativas a espaços públicos (desde iluminação, jardins, veículos abandonados, etc.) e sugerindo melhorias directamente à respectiva Câmara Municipal.

Com fotografia ou apenas em texto, todos os relatos são encaminhados para a autarquia seleccionada. A plataforma permite, ainda, consultar a evolução do tratamento dado ao caso, pelo que o cidadão é informado através de e-mail assim que a situação fica resolvida.

Para mais informações consulte o Portal do Cidadão, em www.portaldocidadao.pt.

29 outubro, 2009

Assembleia de Freguesia de Minde


Hoje, dia 29 de Outubro, pelas 21h30m, terá lugar na Junta de Freguesia de Minde, a tomada de posse dos novos eleitos para a Assembleia de Freguesia de Minde.



O NOVO RUMO saúda todos os membros eleitos, manifestando, desde a primeira hora, total disponibilidade para colaborar com a Junta de Freguesia em tudo o que possa contribuir para uma maior grandeza da Freguesia de Minde, numa perspectiva progressista e racional.
(...) Ler mais "NOVO RUMO"

A lei define os critérios de composição numérica dos órgãos da freguesia, a sua instalação e a periodicidade e duração das reuniões. Consulte aqui toda a legislação em formato PDF:

ÓRGÃOS DA FREGUESIA.pdf .
Instalação dos ÓRGÃOS DA FREGUESIA.pdf

28 outubro, 2009

Miradouro e base de lançamento de parapente




O tempo estava bom, os ventos muito favoráveis, e no passado dia 11 (Domingo de eleições) eram mais de uma dezena de "passarões" que pairavam nos ares de Minde.

Dá um ar bonito e colorido à nossa terra, e este é um local de eleição para treino de muitas escolas do país. O fácil acesso entre a descolagem e chegada é motivo de preferência, e as recentes obras de terraplanagem realizadas no local também muito beneficiaram as condições da plataforma de descolagem.



É claro que aqui ainda muito há a fazer, e é urgente dar-se um arranjo ao local, delimitar-se a base de lançamento e plantar-se um gramado, senão não têm significado os trabalhos realizados. Necessário será ainda um prumo com uma bóia indicadora dos ventos e a instalação de uma pequena estação meteorológica.

Este é um local muito previlegiado de Minde e muito concorrido. Há que pensar em criar aqui uma àrea de lazer com um bonito miradouro, parque infantil, merendas, estacionamentos e zonas envolventes. No futuro este será um ex-libris de Minde e um local de visita obrigatório!!!


Festival Materiais Diversos




O Festival Materiais Diversos é um festival de artes performativas que cruza espectáculos internacionais vindos da Alemanha, Hungria, Inglaterra e País de Gales com espectáculos nacionais, muitos deles desenvolvidos com as associações locais.
A programação parte da ideia de que a música, e em particular a relação que estabelece com as outras disciplinas, é o fio condutor que une os espectáculos. Não se trata aqui de tomar a música como tema, mas sim pensar nela como elo de ligação, criando relações particulares com o que vemos em palco. (...)

Tiago Guedes (Director Artístico)

Já está disponível on-line toda a informação sobre o FESTIVAL MATERIAIS DIVERSOS que decorrerá em Minde, Alcanena e Torres Novas entre os dias 19 e 29 de Novembro de 2009.
Programas, brochuras, transportes, informação local, etc. O site é excelente:http://www.materiaisdiversos.com/


94º Aniversário da Sociedade Musical Mindense




A música já mora em Minde há muitos anos, e a Sociedade Musical Mindense é bem a prova deste gosto pela cultura e pela música sempre presente no povo de Minde.
No passado 25 de Outubro a SMM celebrou o seu 94º Aniversário, e após algumas cerimónias realizou o almoço de confraternização no Restaurante Malgueira com a participação de mais de 300 Amigos da Banda.
Foi também dia de estrear um fardamento novo oferecido pela CMA.

Após um desfile pelo centro da vila e a homenagem no Coreto ao Mestre Jaime Chavinha, seguiu-se o concerto no Cine-Teatro Rogério Venâncio que se iniciou às 17.30h, tendo o mesmo sido integralmente transmitido em directo através da TV MINDE.



Sete temas magistralmente interpretados e dirigidos pelo Maestro João Carlos, constituiram um excelente momento musical com 60 músicos em palco.
Este é um daqueles espectáculos anuais que eu não perco por nada, e este concerto também não defraudou as expectativas. Muito bom mesmo, e é um prazer ver toda aquela juventude em palco.
Sinceros Parabéns !!

No final foi ainda agraciado pela SMM, com oferta de um clarinete antigo, o Sr. Luís Azevedo, Presidente cessante da CMA, e apresentados novos elementos da Banda.



Tomadas de Posse dos Eleitos Locais


MUNICÍPIO DE ALCANENA
Terá lugar no próximo dia 31 de Outubro de 2009, a partir das 16:00h, no Cine-Teatro São Pedro, a cerimónia de tomada de posse dos eleitos para a Assembleia Municipal de Alcanena e para a Câmara Municipal de Alcanena, na sequência do acto eleitoral realizado no passado dia 11 de Outubro.

A sessão será aberta ao público.

FREGUESIA DE MINDE
A tomada de posse dos 9 eleitos para a Assembleia da Freguesia de Minde será no próximo dia 29 de Outubro, Quinta-Feira, pelas 21:30 na sede da Junta de Freguesia.

26 outubro, 2009

D. Afonso Henriques na Biblioteca Municipal


Exposição “900 Anos do Nascimento de D. Afonso Henriques e Independência de Portugal”

Na Biblioteca Municipal de Alcanena, até 31 de Outubro de 2009

No ano em que se assinalam os 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, que conquistou a independência portuguesa em relação ao Reino de Castela em 1143, com o Tratado de Zamora, a Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, terá patente, de 6 a 31 de Outubro, na Sala de Adultos (1º piso), a exposição 900 Anos do Nascimento de D. Afonso Henriques e Independência de Portugal.

A entrada é gratuita

NOTA:
Foto lateral - Selo oficial de D. Afonso Henriques

24 outubro, 2009

Comunicado da TV MINDE


PROBLEMA RESOLVIDO, OS MEIOS TÉCNICOS ESTÃO OPERACIONAIS.

A TRANSMISSÃO IRA PARA O AR CONFORME PLANEADO.

Atentamente,
A Direcção do Media Minde

Coro de Câmara do CAORG na Igreja




Foi no Sábado passado que tivemos oportunidade de assistir na Igreja Matriz de Minde à estreia do Coro de Câmara do CAORG.
A igreja encheu de público e foi um concerto com uma qualidade de grande nível. Um reportório bastante diversificado e que revela um trabalho intenso dirigido pelo Maestro João Carlos.
Excelente. Parabéns !!!

Mudanças ?




No Domingo passado, ao entrar no Estaminé, dei com o Zé Achega a arrumar toda a sua vasta colecção de instrumentos musicais e recordações que os amigos lhe tên trazido dos vários cantos do mundo.
Fiquei admirado e até cheguei a pensar se ele não se estaria a preparar para ir novamente para o túnel da praia em Albufeira, como em tempos mais longínquos.
Afinal não. Nada de alarmismos. Estava apenas a arrumar provisoriamente os referidos instrumentos para que fosse feita mais uma limpeza anual do estabelecimento. Fiquei mais descansado!!



Coincidências !!!




A construção da Zona Industrial de Minde originou a que fossem ocupados e adquiridos alguns terrenos a particulares. Como é normal, a Câmara Municipal responsabilizou-se pela construção dos respectivos muros de vedação das propriedades afectadas, e até já edificou alguns desses muros.
Neste caso (das fotos) o mais estranho, foi a data em que se iniciaram as obras. Este muro foi adjudicado ao empreiteiro dois dias antes das eleições e iniciada a sua construção no Sábado antes das eleições, ou seja, um dia antes.
Coincidências, obrigações, ou receio de que o proprietário tivesse algo a dizer?



21 outubro, 2009

Arraial da do André da Trilha Teodorinha


FESTA DOS PETISCOS
A Comissão da Festa do Espírito Santo 2010 organiza o Arraial da do André da Trilha Teodorinha (Festa do Petisco), no próximo sábado, dia 24 de Outubro, a partir das 18:00 h.

Música ao vivo com DUO SHORTCUT
Petiscos Variados:
Fataça frita, Moelas, Dobrada, Morcela, Grelhados, sopas, etc.
Cerveja, Vinho, Refrigerantes, Café, Caipirinha e Cocktails.

ENTRADA LIVRE


Tradução em Minderico enviada por Carlos Amoroso:
FESTA DOS PETISCOS
A Comissão da Festa do Espírito Santo 2010 organiza o Arraial da do André da Trilha Teodorinha (Festa do Petisco), no próximo sábado, dia 24 de Outubro, a partir das 18:00 h.

ARRAIAL DA DO ANDRÉ DA TRILHA TEODORINHA
Os xarais que engenham no Arraial da do André da Beata do Tróia 2010, emana o arraial da do andré da trilha teodorinha na véspera do manel das festas, planeta 24 do quadrazal da classe do touquim, ao jordarem 18 do bandarra.

Música ao vivo com DUO SHORTCUT – A do andré para mirantar e jordar os das caçoas com DUO SHORTCUT

Petiscos Variados: - Um podê de Trilhas:
Fataça frita – Navega do verdelho no grisol cresta
Moelas – Cigalhos do do gaivo
Dobrada – Atafona da trilha da cabaneira com capazinhos
Morcela – Linhas tintas
Grelhados- Pelota no de alhandra preto
Sopas – Julianas do cinqueto
Etc… - e outras trilhas

Cervejas- Babosas
Vinho - Maltezão
Refrigerantes- Areeiros
Café- João da garota
Caipirinha – Caipirinha (Maria queimada do Pregal de Vera Cruz com arrepia em cigalhos e o da limonada)
Cocktails- Gandido de um podê de maltezões

ENTRADA LIVRE – jorda-se à do lérias sem jordar o neto

Mais um moinho da fonte sobre a piação!


Alé carranchanos,
como jordam?
E como jordam os passos no Ninhou? Na Terruja das Babosas o arrepia jorda ancho pra diante, até já se miranta brancana. Neste zegrega jordo-vos o parreiral da tece-tece do bruxo do cafeportugal.net onde foi gambiado a do pinto lopes um moinho da fonte sobre a vossa piação. Soletrem e gambiem a do pinto lopes os vossos ambroseios:
http://cafeportugal.net/pages/iniciativa_artigo.aspx?id=1280

Piei e gambiei a do pinto lopes à covana que engenha no cafeportugal.net que a piação não é nem linguajar nem calão mas josé grego a covana gambia a do pinto lopes no parreiral do tece-tece do bruxo que a piação é linguajar e calão. Nós piamos piamos mas as caçoas e os mirantes dos covanos dos planetários devem jordar embutidos de mari-joaquina sagalha! Colando isso, o moinho da fonte até jorda cópio e gambia a sua patente para jordar a piação terrantezmente aos mirantes dos covanos do pai da vida e isso é cópio para o engenho de todos vós.

Um chocho da carranchana que é vila franca de rejordar ao Ninhou à bia!
Vera


Minderico - Em Minde ainda se ouve a «Piação dos Charales do Ninhou»

A antiga linguagem dos mercadores de colchas sobrevive ainda hoje por terras de Minde, concelho de Alcanena. Não se sabe quantas pessoas continuam a linguajar a «Piação dos Charales do Ninhou».

Certo é que termos actuais como televisão já entraram para o vocabulário de uma variedade linguística que teima em não querer morrer e que conta com defensores acérrimos.
Que o digam Vera Ferreira e Alzira Roque Gameiro, as nossas duas interlocutoras.
Carla Santos; Fotos - Minde Online domingo, 18 de Outubro de 2009

O Centro Cultural Roque Gameiro em Minde, no concelho de Alcanena, situa-se numa pacata praça. Desde o edifício, protegido pelas sombras generosas de um jardim, ouve-se uma lingua diferente. Numa sala os alunos da Professora Vera Ferreira aprendem o calão minderico, ou a «Piação dos Charales do Ninhou». A variedade linguística de Minde tem as primeiras referências escritas pelo final do século XVII, início do século VXIII. A professora e investigadora Vera Ferreira explica, contudo, que não significa que o minderico tenha obrigatoriamente surgido nesse período.

Vera Ferreira recua na história local e encontra uma explicação para o aparecimento da «Piação dos Charales do Ninhou». A investigadora fala de uma «língua de defesa» e atribui o surgimento do minderico «ao aumento da popularidade das mantas mindericas no século XVI e o consequente aumento da actividade têxtil. Os mindericos começaram a frequentar feiras e mercados por todo o país com um grande espírito corporativista. Para protegerem e defenderem o seu negócio e tirarem mais proveito das transacções, os cardadores e os comerciantes de Minde começaram a usar o minderico». Ou seja, na génese o minderico era uma construção de palavras e expressões que permitiam aos membros da comunidade falar entre si sem darem a conhecer o significado dessa comunicação a outros, os de fora. Com o tempo o minderico acaba por extravasar o âmbito corporativista, alargando-se a toda a comunidade.

Alzira Roque Gameiro directora do Museu de Aguarela Roque Gameiro é outra apaixonada pelo minderico e frequentadora assídua das aulas. É com entusiasmo que afirma percebê-lo cada vez melhor. «Começou como uma linguagem aberta apenas a um determinado grupo social. A partir daí foi enriquecendo de tal maneira que hoje o minderico não se limita só aos termos relacionados com o comércio, permitindo alimentar qualquer tipo de conversa» explica a aluna que fala minderico desde criança. Uma vez por semana os perto de 90 alunos, de proveniência muito heterogénea e com idades entre os seis e os 60 anos, sentam-se nas cadeiras para assistir à «Piação dos Charales do Ninhou». As aulas fazem parte de um projecto que nasceu bem longe, na Universidade de Regensburg, inserido no Programa de Documentação de Línguas Ameaçadas (DoBeS). O projecto de documentação e revitalização do minderico é apoiado financeiramente pela Fundação Volkswagen. As aulas arrancaram pela primeira vez no Centro Cultural Roque Gameiro em Março de 2009.
Vera Ferreira recorda o dia que teve contacto com esta variedade linguística. «O meu pai (Bauduíno de Sousa Ferreira), corria o ano 2000, recebeu de um colega, na Batalha, um pequeno dicionário com alguns vocábulos de minderico» este pequeno livro com estranhos vocábulos viria a conduzir a professora ao misterioso mundo do minderico. «Foi esse livrinho que há quase uma década atrás veio despertar todo o meu interesse pelo minderico bem como o vontade de o estudar a outros níveis» acrescenta.

Como se manteve vivo o minderico até aos dias de hoje? Vera Ferreira atribui a preservação da variedade linguística ao isolamento geográfico de Minde. A freguesia situa-se num vale rodeado pela Serra de Santo António e a Serra dos Candeeiros. O contacto com as vilas vizinhas era praticamente inexistente. Neste momento é difícil estimar de forma clara do número actual de falantes.

Certo é que o minderico é uma variedade linguística muito ligada à terra onde nasceu e à associação de lugares, história local e costumes. A directora do Museu de Aguarela Roque Gameiro é peremptória ao afirmar que «se não encontrarmos a palavras o poder criativo leva-nos a rodeá-la com outras imagens da própria terra». Alzira Roque Gameiro exemplifica dizendo que «televisão em minderico diz-se «figurona do Mindinho» porque Minde fica rodeado de superfícies elevadas, e uma das antenas de televisão está num sítio muito rochoso que se chama mindinho. A antena tem um ar de dominar todo o espaço, que faz figura de gente grande e daí figurona do Mindinho», conclui com satisfação.Já agora, um «Zé Pedro» é um bigode, um «terraizinho» é uma criança. Se for um «terraizinho judaico», é o Menino Jesus. Já uma «alexandrina» é uma fotografia e um «carranchano», um amigo. E, se alguém tocar um «renhomnhom», está a toca uma gaita-de-foles. (Ver PORTAL sobre o Minderico )
Publicado em "CAFÉ PORTUGAL"

20 outubro, 2009

ESCLARECIMENTOS REPORTAGEM TVI


Foi com um misto de espanto e indignação que a ora signatária constatou o teor da noticia publicada na TVI e posteriormente no site da Quercus.

De facto, e sendo a Quercus uma associação que tem como objectivo a protecção do meio ambiente, demonstrando uma grande coerência e ponderação na analise de todas as situações, muito nos espanta que no caso em concreto, tenham proferido afirmações baseadas apenas e exclusivamente numa noticia falsa, desproporcionada, sem o mínimo de suporte cientifico e documental e sem sequer terem contactado as empresas alegadamente envolvidas por forma a que as mesmas possam defender os seus legítimos interesses, o que constitui uma clara violação do principio do contraditório, principio este legalmente consagrado.

Na verdade, e ao contrario do alegado na noticia, nunca em tempo algum, a visada e ora signatária efectuou qualquer descarga de resíduos tóxicos, e muito menos no lugar de Covão do Coelho.

Efectivamente, a ora signatária é uma empresa que se dedica única e exclusivamente aos transportes nacionais e internacionais de mercadorias, não sendo gestora de resíduos, sendo certo que todas as matérias pela mesma transportadas, respeitam rigorosamente a Portaria n.º 209/2004 de 3 de Março, conforme Ficha Técnica emitida pela A.S.I.C datada de 16 de Junho de 2009, Boletim de Analise de Composto Orgânico emitido pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, bem como Averbamento ao Alvará de Licença para Operações de Gestão de Resíduos emitido pelo Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.

Acresce que, todos os transportes realizados pela ora signatária estão sujeitos ao Mapa Integrado de Registo de Resíduos, Documento Comprovativo de Entrega MIRR, emitido pela Agência Portuguesa do Ambiente (Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional), consultado livremente no competente site.

Por outro lado sempre se dirá que a ora signatária nunca efectuou qualquer transporte de resíduos para a CELBI SA.

Igualmente e ao contrario do por V. Excias alegado, no passado dia 27 de Agosto de 2009, o local onde alegadamente foram depositados resíduos tóxicos, foi sujeito a uma fiscalização realizada por agentes da SEPNA, GNR de Torres Novas, sendo certo que, no imediato foi comprovada documentalmente a legalidade dos materiais, e entregue a tais Agentes, copias de guias e da competente ficha técnica da A.S.I.C.

Ou seja, quer a Quercus quer a TVI, emitiram e divulgaram uma noticia assente em pressupostos falsos e gravemente atentatórios de liberdades e direitos da ora signatária.
Acresce que, nesse mesmo dia, a ora signatária, através do seu mandatário, apresentou junto da SEPNA, via formulário electrónico, queixas referentes a agressões ambientais às quais igualmente até à presente data não obtivemos resposta.

Pergunta-se, só a titulo meramente exemplificativo se foram fornecidas à Quercus as analises a que alude a noticia em causa e hipoteticamente efectuadas, bem como, se foi esclarecido qual o laboratório que as efectuou e qual o procedimento cientifico que permite concluir que as alegadas matérias hipoteticamente analisadas coincidem com as materiais depositadas e visualizadas na noticia, referente ao lugar de Covão do Coelho.

Acresce que as imagens divulgadas pela TVI, imputam de uma forma sub-reptícia condutas à ora signatária que não tem qualquer relação com a actividade desenvolvida pela mesma, como por exemplo, imagens de tractores abandonados, pneus, etc….

Igualmente, sempre se dirá que conforme a Quercus muito bem divulga, no local em causa (Covão do Coelho), os terrenos encontram-se gravemente afectados e deteriorados pela passagem de fogos.

Ora, salvo melhor opinião que muita se respeita, a Quercus como Associação de defesa do ambiente, deve concordar que a recuperação de solos afectados por causas naturais, é um trabalho que deve ser desenvolvido pelos proprietários, sendo certo que nenhum organismo estatal concede aos mesmos financiamentos ou materiais que lhes permitam efectuar tal recuperação, como sucedeu no caso em apreço, em que a ora signatária utilizou composto orgânico devidamente analisado, fornecido pela Empresa “Terra Fertil, Lda”, com vista à recuperação de solos.

Ora, nunca em tempo algum a Quercus ou a TVI procuraram junto da ora signatária esclarecimentos no que respeita a tal assunto, sendo certo que foi a ora signatária que voluntariamente entregou todos os elementos comprovativos da legalidade dos materiais no departamento da Quercus, em Ourém, na pessoa do responsável Dr. Domingos Patacho, ficando ao dispor do mesmo o contacto da pessoa responsável pela signatária por forma a, quando a Quercus entenda, serem prestados os esclarecimentos devidos.

A ora signatária repudia veementemente a ligeireza com que a Quercus e a TVI divulgam uma noticia assente em pressupostos falsos e sem qualquer rigor cientifico e factual, a mando quem sabe de empresas com elevados interesses económicos na área dos resíduos, que visam eliminar concorrentes e agem por sentimentos mesquinhos de vingança.

Efectivamente não podemos considerar como um facto adquirido tudo o que nos colocam à frente como verdade, pois o conceito de verdade é muito lato, e não devemos emitir opiniões sobre factos dos quais não conhecemos todos os elementos, pois sem essa prudência corremos o risco de colocar ilegitimamente em causa, o bom nome da empresas e pessoas.

A ora signatária encontra-se disponível para junto da Quercus ou de qualquer outra entidade, prestar todos os esclarecimentos que entendam necessários.
Não obstante a empresa “Terra Fertil, Lda”, ser detentora das analises do composto orgânico, analises estas já facultadas à Quercus-Ourem, a Poderinova SA, disponibilizou-se para junto do Dr. Domingos Patacho, efectuar as analises que este entenda necessárias, suportando a mesma todos os custos de realização de tais analises, sendo certo que a Poderinova SA defenderá intransigentemente os seus direitos e legítimos interesses contra quem continuar a associar o seu nome e à administração a práticas ilegais.

A Administração (Poderinova SA)

17 outubro, 2009

Resíduos industriais clandestinos no Covão do Coelho




Repórter TVI - Máfia Lusitana
Todos os dias, por esse país fora, são depositadas ilegalmente centenas de toneladas de resíduos tóxicos e de lamas de depuração em aterros clandestinos, situados em plena natureza (incluindo em reservas ecológicas nacionais e demais espaços naturais).

A TVI descobriu sete aterros ilegais, mas haverá muitos mais. O esquema, em alguns casos, já dura há 4 ou 5 anos, mas, aparentemente, ninguém deu por nada. E não é por haver também descarregamentos de noite. O segredo é a alma do crime¿

A Ecomáfia Lusitana recorre a uma vasta teia de cumplicidades e de interesses: grandes industriais e municípios que concedem lucrativos mercados a firmas que não têm capacidade para gerir esses resíduos e empresas de camionagem que participam no esquema. Como se não bastasse, as autoridades pouco ou nada fazem.

Os malfeitores não poluem apenas os solos e as águas. As análises dos resíduos revelam a existência de compostos que provocam cianose, mutações genéticas profundas, alteração do sistema reprodutor, malformações graves, cancro. E, em alguns casos, a morte.

Onde há urgência há quase sempre crime mais ou menos organizado. Em Nápoles, a Camorra ¿ a máfia local ¿ transforma os resíduos em ouro. Em Portugal, a máfia não tem só um nome, mas a situação é idêntica. Ou quase¿, para mal do ambiente, da saúde pública e da credibilidade das instituições do Estado.

"Máfia Lusitana" é uma reportagem de investigação do jornalista Rui Araújo, com imagem de João Franco, Rui Pereira e Ricardo Silva, montagem de Carlos Lopes.
Será emitida na próxima Sexta-Feira, dia 16 de Outubro, a seguir ao Jornal Nacional no Repórter TVI.

É este o texto que está no site da TVI (e onde brevemente estará o filme) que recomendava o programa Reporter TVI. Ver Aqui

Quem viu a reportagem não ficou indeferente. Um dos 7 locais identificados é aqui mesmo na nossa freguesia, ou seja no Covão do Coelho. Segundo a reportagem, estão a ser descarregadas num aterro clasndestino várias toneladas por dia de resíduos industriais que, após análises feitas, revelam subtâncias bastante perigosas.
Este local mereceu ainda especial atenção dos repórteres e da Quercus por estar nos limites do Parque Natural Serra de Aire e Candeeiros, e pelo facto de poder vir a contaminar um dos maiores veios freáticos da Península Ibéria.

Vários camiões tipo cisterna, branquinhos, vindos de locais identificados e em operações cuidadosamente montadas, descarregam na nossa freguesia toneladas de resíduos cancerígenos e tóxicos. Tudo isto com a colaboração de firmas locais.

É preciso muito cuidado com isto. Estamos a falar de venenos.
É necessário estarmos atentos, denunciar e impedir esta situação.



Outros Lixos
Esta situação do lixo não era novidade para mim, mas desconhecia a situação gravíssima reportada no excelente filme da TVI. Isto são situações muito complicadas e têm a ver com a saúde das populações.

Mas basta percorrermos o caminho entre o Covão do Coelho e Vale Alto para assistirmos a uma nojeira das grandes. São montes e montes de lixo depositados junto ao caminho e em baldios. Um atentado ambiental que é necessário eliminar, limpar e impedir a continuidade destes actos criminosos. No séc. XXI isto já não é admissível.


Semana movimentada


Foi uma semana movimentada.
Muita agitação, alguma azia, desabafos e ironias qb, fizeram com que este blog estivesse quase sempre aberto e a ser lido por alguém.

Parece que ninguém quis perder pitada do rescaldo das eleições em Minde, e no dia 12 de Out o Minde-Online foi visitado por 484 computadores diferentes (visitors) e aberto 756 vezes (page views).

Ou seja, na 2ª Feira passou por este blog talvez mais de um terço das pessoas que votaram em Minde no dia anterior. (tinha dado jeito alguma desta gente ter ido votar a Minde, :-)

Comentários á parte, este não foi o record do blog num só dia, mas quase. É muita gente para um blog restrito á freguesia de Minde !!

Cá continuaremos, eu, vós, e os outros colaboradores, com o mesmo espírito de sempre, até que haja vontade e boa disposição.
Não quis deixar de registar estes números, e aproveito também para dizer que no meio desta azáfama passamos pelo número de 100 000 visitantes. Um número bonitinho... se fosse em euros.
Alguns estarão a pensar: - só há minha conta tenho mais de mil visitas. E acredito bem.
Um bom fim-de-semana para esses, e para os outros também!
E obrigado por nos fazer companhia...


16 outubro, 2009

Alcanena: Resultados das Autárquicas 2009


O site oficial da CM Alcanena já divulgou a tabela oficial dos resultados eleitorais referentes às Autárquicas 2009 no Concelho de Alcanena. VER TABELA AQUI

PS: A tabelha está disponibilizada em PDF e necessita de ampliar o nível de zoom para conseguir visualizar.

In Suspension no S. Pedro em Alcanena


O Cine-Teatro São Pedro apresenta no próximo dia 17 de Outubro, sábado, às 21:30h, o espectáculo de marionetas In Suspension, de Stephen Mottram (Inglaterra).

In Suspension é um engraçado e poético mundo alternativo onde as marionetas parecem ser independentes do artista que as controla.

Num momento elegante e carinhoso, sombrio e macabro no momento seguinte, este magnífico artista apresenta marionetas controladas por uma rede de fios, uma música extraordinária – e um perverso sentido de humor! Em In Suspension a música foi especialmente composta por Glyn Perrin, Simon Waters e Pete McPhail. Todas as peças ouvidas no espectáculo são o resultado de uma pormenorizada colaboração entre os compositores e Stephen Mottram. O principal objectivo destas colaborações foi o de assegurar que a relação entre o som e a imagem seria completamente perceptível durante o espectáculo. A música conduz o público até diversos eventos visuais e coreografia, através dos momentos musicais.

Stephen Mottram é um dos mais conceituados marionetistas da Europa. Desde 1998 que desenvolve uma linguagem teatral única, numa perfeita simbiose entre a música electroacústica e o poder do movimento como imagem. As suas produções, incluindo In Suspension, são o resultado de minuciosas colaborações com os compositores musicais com quem trabalha. Os seus espectáculos têm sido apresentados e aclamados em todo o mundo.

Com uma duração aproximada de 95 minutos (sem intervalo), o espectáculo destina-se a maiores de 12 anos, seno o preço do bilhete no valor de 5€.

Considerações à volta dum projecto



PUBLICADO NO JORNAL DE MINDE - SET 2009

Considerações à volta dum projecto
Sim, digo bem, à volta, porque lá dentro não quero entrar.
Não me sinto habilitado para apreciar e dar pareceres em questões de natureza funcional. Isso compete aos seus potenciais utilizadores. Mas não me coíbo de dar a minha opinião sobre o seu aspecto, do ponto de vista estético, e da sua pretensa localização.

Pessoalmente não me identifico com aquele estilo arquitectónico. Para mim é daqueles complexos em que os olhos não são capazes de poisar por muito tempo, nem com alguma especial admiração.

Será mais uma obra incaracterística, de linhas cubistas, semelhante a tantas outras que se vão vendo aí por todos os lados, no género da igreja do Marco, do Centro Cultural de Belém e do teatro de Bragança, a fazer lembrar uma composição feita com caixas de vários tamanhos e em diferentes posições, com mais ou menos intersecções entre si.
Para o seu traçado o arquitecto apenas utilizou réguas e esquadros. O compasso não lhe foi preciso. O resultado é um conjunto arquitectónico desagradável à vista e agressivo ao sentido estético da generalidade das pessoas.

Volto a lembrar que não quero pôr em causa a funcionalidade de tais obras mas não posso deixar de afirmar que em questões de estética os olhos também comem.

Dêem-se os leitores à curiosidade de passar pela rua que, da rotunda de Porto de Mós segue em direcção à Batalha, prolongando até lá o vosso passeio e digam-me depois onde é que há arquitectura mais bonita – numa ou noutra das vilas?

Mas deixemos o projecto em si e vamos à sua implantação.
Caberá na cabeça de alguém de bom senso construir um complexo com aquelas características no espaço onde o querem levantar, agora ainda mais enobrecido com a recuperação da Casa Açores?
Isso seria um autêntico atentado contra as mais elementares regras do urbanismo.

Em vez de se manter em evidência aquele magnífico ex-libris, tentar abafá-lo com uma construção gritantemente desenquadrada do ambiente do Largo, será um imperdoável agravo que se comete contra Minde, que os vindouros não perdoarão.

Acresce a tudo isto a exiguidade do espaço que se pretende ocupar com a consequente perda de área para eventos, estacionamento e desafogo duma terra que não queremos que se transforme num corredor, como acontece com a nossa vizinha Mira de Aire.
Uma terra sem logradouros públicos repele. Uma terra com amplos espaços, devidamente arranjados, torna-se acolhedora, e disso tenho eu experiências mais que provadas.

E se não houvesse o Largo das Eiras?
Será que Minde não tinha mais nenhuma hipótese de dotar as suas colectividades com as estruturas necessárias ao seu bom funcionamento e desenvolvimento?
O tempo dum só partido acabou. O povo agora também tem uma palavra a dizer e eu, por agora, acabei de dizer a minha, tal como muitos outros que também já disseram as suas.

Abílio Madeira Martins no JORNAL DE MINDE - Set 2009


94º Aniversário da Sociedade Musical Mindense




Comemoração do 94º Aniversário (25/10/2009)
– Apresentação de novo fardamento. Transmissão em directo pela TVMinde (http://www.tv.minde.eu/)

Da nossa banda...
(...) Relativamente ao próximo aniversário da SMM no dia 25 de Outubro, informamos que este ano gostaríamos de realizar um almoço convívio alargado a todas as pessoas que estiverem interessadas em partilhar connosco o nosso dia de festa. O almoço será servido no Restaurante Malgueira, e as inscrições podem ser feitas até ao dia 20 de Outubro, através dos números de telefone 917576663, 917550599, através do nosso mail smmindense@gmail.com , ou na Papelaria Compasso.
O preço do almoço é €12,00 por cada adulto, e €6,00 por cada criança dos 6 aos 10 anos.
(...)
Publicado no JORNAL DE MINDE - SET/2009


14 outubro, 2009

E.B.2,3 de Minde em 5º no ranking das escolas




RANKING DAS ESCOLAS
EXAMES DO 9ºANO

A E.B.2,3 de Minde ficou posicionada em 5ºlugar num total de 61 escolas do distrito de Santarém, conforme notícia publicada no Correio da Manhã de hoje (14/10/2009), do qual se transcreve um extracto com a posição da 1ª e última e das escolas que nos são próximas:

DISTRITO DE SANTARÉM


DISTRITO DE LEIRIA

Apresentação do Festival Materiais Diversos




A Associação Materiais Diversos e o Museu de Aguarela Roque Gameiro convida-o para a apresentação do Festival Materiais Diversos que irá decorrer de 19 e 29 de Novembro em Alcanena, Minde e Torres Novas.

Sob a direcção artística do coreógrafo Tiago Guedes, trata-se de um festival de arte contemporânea com uma forte dimensão internacional e integrado no Ano Europeu da Criatividade e Inovação, que conta com apresentações de artistas regionais, nacionais e internacionais, emergentes e consagrados.

17 projectos Dança, teatro, música, performance Workshops Conferências Conversas Encontros profissionais Política cultural

Dia 17 de Outubro às 15h no Museu de Aguarela Roque Gameiro em Minde.

A dança dos votos


Uma tabela é sempre uma listagem, e fazendo contas há sempre ilações a tirar.
Dos 1942 eleitores da Freguesia de Minde, 1101 votaram para a CMA no PS e PSD/CDS. Saber para onde foram esss votos em relação à JFM, é o exercício que fiz.

Dá para concluir que desses 1101 votos, 744 foram para o NOVO RUMO, 232 para o ICA, 86 para a CDU e 15 para o BE, e 24 em branco, quando se tratou de votar para a Junta de Freguesia.

Foram 355 os votantes dos partidos (PS, PSD/CDS) que não votaram NOVO RUMO, preferindo outras listas, sendo que, destes, 129 no Covão do Coelho votaram na lista do Sr. António Fresco e em Minde corresponderam ao mesmo apelo 111 votantes.

O Vale Alto e o Covão do Coelho representam 37,2% do eleitorado da lista ICA para a JFM, que obteve um total de 936 votos, muito superior aos 704 que os ICA obteram para a CMA.

O ICA ganhou no Vale Alto por 50 votos, no Covão do Coelho por 163, e o NOVO RUMO ganhou em Minde por 21 votos.
O ICA colocará 5 membros na Assembleia de Freguesia, o NOVO RUMO 3 e a CDU colocará 1 membro. O ICA ganhou a maioria absoluta por uma margem de 6 votos.



Nota: Este quadro tem como presuposto que quem votou ICA, BE e CDU para a Câmara, tornou a votar nos mesmos partidos para a Junta de Freguesia.

13 outubro, 2009

Fernanda Asseiceira recuperou a Câmara de Alcanena para o PS




A candidata socialista porfiou e conseguiu finalmente arrebatar o poder aos independentes do ICA, aproveitando o facto de o presidente da câmara Luís Azevedo não se ter recandidatado.

Já passava das 22h00 do último domingo quando fechou a contagem dos votos nas várias freguesias do concelho de Alcanena, mas na sede de candidatura do Partido Socialista, Fernanda Asseiceira e os seus apoiantes já há muito que faziam a festa e levantavam os braços em sinal de vitória.

A reconquista da câmara para o PS começou a desenhar-se muito cedo. Cerca das 20h30 era já um dado adquirido e a espaços ouviam-se gritos de vitória. Mas Fernanda Asseiceira queria mais, queria a maioria absoluta. “Já vencemos o primeiro round, mas vamos ter calma, queremos a maioria absoluta”, disse à reportagem de O MIRANTE, quando eram 21h00.

Cerca das 21h45 aconteceu o clímax. Fernanda Asseiceira pegou no cachecol levantou-o bem alto e gritou “Conseguimos a maioria absoluta, é uma vitória em quase toda a linha, só não vencemos uma junta”. Foi a apoteose. A candidata foi de imediato alvo dos abraços e cumprimentos dos muitos apoiantes que já se encontravam no local.



Na sala principal, à vista de toda a gente, os candidatos recebiam as votações das várias mesas via telefone, que depois eram introduzidas no computador. Os apoiantes olhavam com ansiedade para o ecrã, que ia dando a tendência de voto no concelho. O PS garantiu oito das 10 freguesias, Bugalhos, Espinheiro, Louriceira, Malhou, Monsanto, Serra de Santo António, Vila Moreira e Alcanena. Não ganhou apenas em Minde, onde perdeu por apenas 19 votos, e Moitas Venda onde a vitória dos Independente pelo Concelho de Alcanena foi mais expressiva.

Na rua a festa já era de euforia. Entre a multidão, os pais de Fernanda Asseiceira emocionados até às lágrimas eram abraçados e cumprimentados por todos. A esposa de Joaquim Asseiceira temia pela saúde do marido e pedia-lhe para ele não se enervar e não se emocionar demais. Mas também ela chorava de alegria.

Na sala já tudo gritava e pulava, esquecendo-se por momentos do frango assado, dos panados e dos bolos em cima da mesa. A nova presidente acedeu a falar para O MIRANTE ainda antes do discurso da vitória. “Ganhou a verdade, ganhou o trabalho, a seriedade e a responsabilidade”, foram as primeiras e emocionadas palavras de Fernanda Asseiceira.

“Finalmente o PS reconquistou a Câmara de Alcanena com os votos de todos os munícipes do concelho. Tivemos o apoio transversal de todos os partidos. Temos na realidade um projecto para promover o desenvolvimento e esperança de futuro que o concelho merece. Tínhamos consciência que neste concelho até a prática da cidadania se estava a perder. Ainda bem que nós candidatos do PS conseguimos esta grande vitória com maioria absoluta, para podermos puxar o concelho de Alcanena para o topo do distrito. Os alcanenenses merecem-no e nós vamos trabalhar sem desfalecimento para isso”, disse com a alegria estampada no rosto.

Aliás Fernanda Asseiceira sentiu-se recompensada pelos seus conterrâneos e sem nunca se dirigir em concreto aos seus adversários referiu: “Um trajecto de trabalho e seriedade de oito anos foi recompensado. As pessoas acreditaram e deram-nos a maioria absoluta. Garanto que vamos fazer tudo para não as desiludir”.
Publicado no "O MIRANTE"



COMENTÁRIO:
Parabéns Srª. Drª. Fernanda Asseiceira! - Eu também acredito !!
E Alcanena merece. (a frase estava era no cartaz errado)


Ganhar ou perder


Ter o prazer de acompanhar e trabalhar com um grupo de pessoas que se constituíu como equipa neste projecto do NOVO RUMO, só por si foi uma recompensa gratificante.

Ao ver o entusiasmo e a enorme vontade dos meus colegas, sempre me convenci que seria possível fazermos algo de positivo na esperança de mudança e inversão de alguns caminhos na Freguesia de Minde.

Tínhamos ideias e muita vontade, mas as mesmas não convenceram a população da Freguesia de Minde.
Alguns lamentam, outros não. Foi-se a vontade, ficaram as ideias.

Os objectivos pareciam-nos tão óbvios e estávamos tão motivados que era difícil admitir uma possível derrota. Mas aconteceu. Todos os indicadores sugeriam resultados diferentes, mas a verdade é que são os votos quem mais ordena, e venceu quem melhor fez passar a sua mensagem e conquistar eleitores. É a democracia.
Perder e ganhar faz parte do jogo, e o NOVO RUMO perdeu.

É claro, eu fiquei triste. E mais triste fiquei ao ver o desalento e desânimo dos meus colegas depois de tanto esforço e empenho. Tínhamos boa gente e merecíamos uma oportunidade. Não só porque, em nosso entender, tínhamos um bom programa, mas também por provas dadas por alguns de nós noutras áreas. Muitos em Minde não entenderam assim e votaram noutros projectos. Paciência.

Razões por que tal aconteceu?
- Não dispusemos de meios para fazer uma campanha tão generosa como a do opositor, mas creio que o grupo fez um bom trabalho nesta área, apenas pecando nalguma ingenuidade política e excesso de confiança.
- Tivemos a ousadia de querer ser transparentes e com ideias concretas, mas alguns eleitores penalizaram-nos por isso.
- Apesar de vencermos em Minde, não conseguimos passar totalmente a n/ mensagem a uma faixa etária mais conservadora, e a juventude facilitou com muita abstenção.
- A derrota era esperada no Vale Alto e Covão do Coelho, mas o descalabro dos resultados nestas localidades tem outras razões. Algumas bem impregnadas de motivações divisionistas, mas cuja leitura reservo para mim.

Enfim. Alguns dizem que as derrotas ainda os motivam mais, mas penso que aqui não será o caso. Minde escolheu e está escolhido. Espero que tenha escolhido bem.
Parabéns aos vencedores e votos de um bom trabalho!!!

Pessoalmente quero agradecer a todos os que colaboram e acreditaram neste projecto NOVO RUMO, com um forte abraço.
Pedro Micaelo



Total votantes - 1896.


Polje de Minde




Das campanhas eleitorais geralmente de muito se fala e pouco se aproveita.
Mas há sempre alguma coisa de positivo que fica.
No Blog PCP-MINDE foi divulgado um excelente estudo sobre o Polje de Minde com o título de
Património Geológico e Cultural do Polje de Minde - Recuperação, Preservação e Valorização.
VER DOCUMENTO AQUI

Prioridades na Freguesia de Minde


Após uma fase agitada do publica, apaga, republica, altera, torna a apagar..., o blog CCOELHLOONLINE, iniciou um novo ciclo, e focaliza-se agora em temas de uma dimensão mais abrangente.
"Quais as prioridades para a Freguesia de Minde" é o desafio que o blog propõe aos seus leitores, no post que abaixo republico.

Uma "boa iniciativa" dos nossos vizinhos lá de cima...



Prioridades na Freguesia de Minde
Depois de uma renhida campanha eleitoral entre todos os concorrentes à nossa freguesia, podemos agora unir esforços para que toda a população possa ter melhores condições de vida.

Todos sabemos que muito há para fazer, mas a conjuntura económica não é a melhor.
Neste sentido, quais são as prioridades para a nossa freguesia?
Dê-nos a sua opinião das prioridades para as localidades de Minde, Covão do Coelho e Vale Alto.
Publicado em "CCOELHOONLINE"

12 outubro, 2009

Muito Obrigado a Todos !!


Mensagem publicada no Blog NOVO RUMO

Muito obrigado a todos !!!
Já lá vão 35 anos para recordar Zeca Afonso a cantar o "O Povo é quem mais Ordena". Felizmente, o Povo continua soberano, e em democracia são os votos que decidem.

A populaçaão da Freguesia de Minde, a quem o grupo NOVO RUMO está imensamente grato pela receptividade e simpatia com que fomos acolhidos na participação deste acto eleitoral para a Assembleia de Freguesia de Minde, escolheu o Sr. António Fresco para Presidente da Junta de Freguesia, e o NOVO RUMO, cordialmente, saúda os ICA - Independentes do Concelho de Alcanena, e todos os membros da sua lista, pela vitória nestas eleições na Freguesia de Minde. Parabéns !!

Um agradecimento muito grande a todos os que nos apoiaram e acreditaram nas nossas ideias e vontades e nos deram alento para continuar a ter mais ideias e mais vontade. Muito Obrigado!

Queremos ainda agradecer aos partidos políticos que nos apoiaram oficialmente nestas eleições, PSD / CDS e PS, e saudar a Dra. Fernanda Asseiceira pela conquista da Presidência da Câmara Municipal. Felicidades e votos de sucesso em prol do desenvolvimento do concelho são os sinceros desejos da toda a equipa do NOVO RUMO.

Sempre afirmamos que o NOVO RUMO era uma equipa e, que continuaria a ser uma equipa, e é o que tencionamos fazer. Uma equipa que continuará sempre disponivel para contribuir com ideias e com vontades. Uma equipa que gosta da sua terra e que luta por ela. Uma equipa de amigos.

Com este acto eleitoral assumimos responsabilidades perante quem confiou em nós, e será com muita determinação e transparência que desempenharemos o nosso papel na Assembleia de Freguesia, num espírito aberto e de colaboração, para que o desenvolvimento da Freguesia de Minde tenha sempre mais o sinal Maior.

Os nossos cumprimentos às restantes listas participantes neste acto eleitoral, CDU - Coligação Democrática Unida e BE - Bloco de Esquerda, a quem saudamos pela forma cordata com que defenderam os seus projectos, e a quem desejamos longa vida, e que todos juntos continuemos a lutar pelos melhores ideais para a nossa Freguesia.

Um Grande Abraço,
Da equipa do NOVO RUMO - Movimento Independente

11 outubro, 2009

PS ganhou a câmara de Alcanena com maioria absoluta


Acabou o apuramento oficial para a Câmara de Alcanena. O PS ganhou a maioria absoluta com 4 vereadores, seguido por 2 vereadores dos ICAs e um vereador da coligação PSD/CDS. Fernanda Asseiceira será assim a nova Presidente de Câmara.

Não conseguiu no entanto a maioria absoluta directa para a Assembleia Municipal. O PS obteve 10 mandatos e a oposição 11 -6 dos ICAs, 4 do PSD/CDS e um da CDU (parabéns ao meu ex-colega de emprego Carlos Garrudo). Só se juntarmos os presidentes de freguesia (que são por inerência membros da AM), nos quais o PS consegue 7 das 10 Juntas de Freguesia, é que consegue uma maioria absoluta (17-14).

A Assembleia de Freguesia de Minde está definitivamente apurada, os ICSs ganharam folgadamente à lista independente alternativa Novo Rumo. Conseguiram 5 mandatos, o Novo Rumo 3 e o restante pertence à CDU. Conseguiram a maioria absoluta e o sr. Fresco continua como presidente da Junta de Freguesia merçê do voto do Covão do Coelho e Vale Alto.

Os ICAs só ganharam as Juntas de Freguesias de Minde e Moitas Vendas. Outra lista de independentes ganhou em Monsanto.

Parabéns à nova presidente. E parabéns ao «ressuscitado» Luís Pires. Vamos ficar expectantes para verificar se ele vai ser o novo vice-presidente.
De referir o fracasso total da coligação PSD/CDS. Ir buscar alguém de fora do concelho, por muita boa vontade que tenha, é sempre um tiro no escuro. Não estamos em tempos para aventuras.

E também agora se vê que as listas de independentes só servem para camuflar e sustentar «renegados» de qualquer partido, algumas vezes sem sucesso, como agora se verificou em Matosinhos e Felgueiras (aqui, finalmente!). Quando esse candidato sai, não há herdeiros. Portugal não é uma monarquia. Muito menos num concelho com um historial tão republicano como Alcanena.

Vou-me deitar. Como disse há uns dias atrás, a vida continua.

10 outubro, 2009

Vá votar e tenha um bom dia !!!



A EQUIPA DO NOVO RUMO deseja à população da Freguesia de Minde que tenham um bom dia eleitoral e que votem em consciência, porque em democracia isso é o mais importante.

Todos nós queremos o melhor para a nossa Terra e para a nossa Freguesia, e, independentemente destas disputas eleitorais, seja qual fôr o resultado, na 2ª feira todos voltaremos ao trabalho e a viver juntos como sempre vivemos.
Um Bem Haja e Felicidades a Todos !!!

09 outubro, 2009

VOTE, MAS VOTE BEM


A grande maioria da população está contra os ICAs, como aliás já se viu nas eleições anteriores em que 65% da população não votou ICA.
Sucede que a dispersão de votos acabou por funcionar a favor desse partido e por 35 votos acabaram por ter maioria absoluta na Câmara e por 42 votos ganharam a Junta de Freguesia de Minde.

Não podemos cair nesse erro.
É preciso votar, e votar conscientemente.
Sou um cidadão livre, tal como todos nós, e voto em quem entender. Para a Câmara Municipal de Alcanena eu vou votar FERNANDA ASSEICEIRA.



PS:
Alterei este post a pedido de alguns amigos menbros da lista a que pertenço, embora este blog nada tenha a ver com o NOVO RUMO, que tem o seu blog oficial noutro endereço.

Como já referi várias vezes, o MINDE-ONLINE não é órgão oficial de nada, nem dependente de ninguém. É apenas um blog, como milhares deles que andam por aí, do qual sou colaborador activo. Escrevo aquilo que entendo e penso, tal como todos escrevem nos seus blogs. Já em Agosto disse que tomaria uma decisão em quem iria votar e que a revelaria aqui, pelo que estou a fazê-lo agora.

O NOVO RUMO é um Movimento Independente com membros de vários quadrantes políticos, e alguns até figuram em grandes cartazes eleitorais. Todos nós temos que votar, e eu também tenho direito às minhas opções, assim como tenho direito a revelá-las.

Repito: Não sofri qualquer pressão para alterar este post, mas fi-lo apenas por amizade. É outro direito que me assiste, assim como a qualquer cidadão.

TODOS OS VOTOS SÃO UTEIS


É óbvio que este blogue tem vários editores. É óbvio que a posição aqui reflectida é apenas e só a do Pedro Micaelo. Eu não comungo nem posso comungar dessa opinião porque nem sequer vou eleitor em Minde. Mas queria que ficasse bem claro que uma coisa é o alinhamento partidário do Pedro Micaelo, outra coisa são os princípios que me levaram a, um dia, começar a escrever neste blogue.

Gostaria que este espaço continuasse a ser a voz de todos os Mindericos, anónimos ou não, sem excepções. Gostaria que fosse um espaço independente. Mas quero aqui manifestar o meu receio de que esta posição pessoal do, para todos os efeitos, o seu proprietário, prejudique este desiderato. Ele sabe que, a seu tempo, lhe manifestei uma opinião acerca de como conduzir este blogue sendo ele candidato. O Pedro não foi por aí. Compreendi-o. Agora vir dizer que o voto útil será no PS para derrotar os ICAs, isso não posso estar de acordo. Muito menos porque é do mesmo partido do Governo. Mas se houver eleições daqui a dois anos e ganhar o PSD?

Não Pedro, vota-se porque se acredita que este é melhor que aquele, não porque aquele é o melhor para derrotar este.

E se Domingo os ICAs voltarem a ganhar, é a DEMOCRACIA. A vida continua. Podes tirar as tuas ilacções, podes até achar que não vale a pena este esforço e fechar até o blogue mas podes sempre continuar com este espaço, a denunciar os excessos seja dos ICAs, seja dos socialistas, seja da coligação PSD/CDS. Todos eles vão ter de certeza, mais cedo ou mais tarde, atitudes com que não vais concordar. Todos eles te vão desiludir nalgum ponto.

Votem todos e em consciência. Uns já deram mostras do que valem (ou não), outros são conhecidos, outros nem tanto, mas TODOS OS VOTOS SÃO ÚTEIS.

João Manuel Querido

P.S. Amanhã é o dia de reflexão. Da minha parte NÃO PUBLICAREI qualquer comentário político local a partir da meia-noite de hoje, Sexta-feira. Se aparecer algum, não foi por mim publicado. Entendo que também na «blogoesfera» se deve respeitar a lei.

Peço desculpa Pedro, mas também me deste o direito de aqui manifestar a minha opinião. E se há coisa que não posso ouvir é qualquer teoria de voto útil, seja em quem fôr. Falaste que votaste PSD. Mas houve muita gente de centro direita descontente com o PS e que não foi votar útil na única alternativa de formar governo. Olha, votaram CDS. Não votaram útil. Votaram mal?

Não será por falta de ideias e projectos




Para aqueles que dizem que o NOVO RUMO tem projectos demais, eis que a equipa deste Movimento independente nos apresenta mais uma série de novas ideias e projectos.

Desde a Casa Cultural e Etnográfica do Covão do Coelho, as instalações do Instituto de Investigação Linguística, a recuperação do Campo de Ténis, o Cruzeiro e o projecto da Via Sacra promovido pelo Padre Albino, a limpeza de lixeiras no Covão do Coelho e Vale Alto, etc. etc.
Até afirmam que na área da Saúde já estabeleceram contactos com a indústria farmacêutica para apoios em acções regulares de rastreio à população sobre diabetes e hipertensão.

É um monte de ideias e projectos, e o melhor será consultar o blog http://www.novorumo-minde.blogspot.com/target="new" onde todos eles estão descriminados.



Boletim de Voto da Assembleia de Freguesia de Minde


Devido a um erro (sabe-se lá porquê) no nome e sigla do NOVO RUMO que irá aparecer no boletim oficial de voto, este Movimento Independente solicita a todos os apoiantes o esclarecimento abaixo reproduzido:

CLIQUE E IMPRIMA
- CLIQUE PARA AMPLIAR E IMPRIMA PARA OS SEUS FAMILIARES -

No Boletim de Voto para a Asembleia de Freguesia não aparece o trevo como símbolo, mas sim o número romano III (são imposições legais para os independentes).

Por erros (não sabemos bem de quem) também o nome Novo Rumo - Movimento Independente aparece como Novorumo Movimento Independente com a consequente sigla de N.M.I.
São desvantagens mas fácilmente ultrapassáveis pois somos os últimos da lista.
Por favor, se quiser colaborar, clique na imagem e imprima para explicar aos seus familiares como votar, principalmente se estes forem mais idosos. OBRIGADO !!