16 junho, 2008

Parque Eólico em Minde

O distrito de Santarém é o quinto do país na produção de energia eólica, com perto de meia centena de torres de energia eólica instaladas, ainda que concentradas até agora em dois concelhos: Mação e Rio Maior. A potência destas torres representa já cerca de 104 megawtts, com o grosso dessa produção localizado no parque natural da serra de Candeeiros. Para breve, anuncia-se a instalação de outro parque eólico em Minde, concelho de Alcanena.

O “Parque Eólico Chão Falcão 3” está previsto nascer no lugar de Vale Alto e conta já com a aprovação da Câmara de Alcanena. Este equipamento terá 13 torres e cada uma irá produzir dois megawatts por hora, funcionando cerca de 2 mil horas por ano.

A instalação destes parques representa ainda custos significativos na medida em que cada uma destas torres eólicas, que podem oscilar entre os 60 e 100 metros de altura, custa em média, entre os 45 e 60 milhões de euros. Para já existem três empresas fabricantes com equipamento instalado no distrito: a Enarcon, a Vestas e a Neg-Micon.

A Vieira Alves Metalomecânica (VAM), sedeada em Abrantes, está já a dar passos pioneiros neste sector com a produção das primeiras torres eólicas fabricadas no distrito. A empresa prevê produzir cerca de 100 torres por ano, cada uma com cerca de 100 metros de altura.

Na Europa, os campeões da energia eólica são a Alemanha e a Dinamarca (este país também com a novidade da instalação de torres eólicas em pleno Mar do Norte), de onde importamos de resto boa parte da tecnologia, nomeadamente os geradores. Temos contudo já empresas portuguesas a fabricarem as hélices e as torres, que também exportamos para o mercado espanhol.

In "
Portal das Energias Renováveis"
Em 14 MAR 2007 publiquei no XARALES "Os Moinhos do Futuro"

Sem comentários: