23 janeiro, 2008

Tagarelice e Peixeiradas

"Pessoas medíocres falam de pessoas"
"Pessoas comuns falam de coisas"
"Pessoas interessantes falam de ideias".

Três frases muito copiadas e repetidas nos últimos comentários. Um bonito "slogan", e também uma grande verdade. E como as verdades também "enjoam", decidi arquivá-las.

Foram quase 100 comentários de fofoquice e tagarelice em 4 ou cinco artigos que nada tinham a ver com o assunto. A "Malta" queria era espaço para escrever e ir fomentando a novela. Outros adoraram assistir e ir "metendo a colher".
Li quase tudo de uma assentada e confesso que até achei algumas partes bem interessantes. Outras, muito reprováveis e pouco dignas de um blog que ostenta o nome de Minde e visitado por um número considerável de pessoas. São os riscos dos comentários livres.

Mas a verdade é que somos um povo latino, com características muito mindericas, e adoramos uma boa fusquice. Principalmente quando se trata dos outros. Está no sangue.

Só que ser latino e minderico não significa ser malcriado e desrespeitador dos seus congéneres. E, aí, alguns estiveram mal.
A ofensa é uma falta de respeito próprio, e utilizar o anonimato num blog para o fazer e dizer meia dúzia de baboseiras, é algo muito reprovável.
A discussão é bem-vinda, e é essa a finalidade dos comentários, mas podemos, e devemos, ser cordiais e educados.

"Pessoas medíocres falam de pessoas"
"Pessoas comuns falam de coisas"
"Pessoas interessantes falam de ideias".

Continua a ser uma grande verdade. Só que ser interessante é mais cansativo, às vezes não interessa nada falar de coisas, e preferimos passar para a classe dos medíocres. A tal que é mais cómoda e onde dá para jogar o "jogo do empurra".
Interessante é verificar que ninguém teve tempo para comentar :

"Valha-lhes Santo Ildefonso, que é o advogado dos patetas."
"Temos aí três ruas largas com sentido único. Porquê?
Que vantagem há em obrigar os condutores a andar às voltinhas numa terra onde o que está mal é o estacionamento e não a racionalidade da movimentação?"


São frases inseridas num texto do Sr. Prof. Abílio Martins, reproduzido do Jornal de Minde, que fala de uma realidade bem actual da nossa terra. Neste blog, é aquele post que até tem uma mão grande com um STOP. Lembram-se? Comentários, népia.

Terá sido este um artigo sem interesse que o nosso Professor escreveu, e eu reproduzi neste blog, ou será que temos mais tendência para a tal classe dos que gostam mais de falar de pessoas ?

Bem, acho que deve haver tempo para tudo, mas... MAIS moderação, MAIS colaboração, não me compliquem a vida, e ajudem-me a manter isto!

"Pessoas medíocres falam de pessoas"
"Pessoas comuns falam de coisas"
"Pessoas interessantes falam de ideias".

OBS: A propósito, gostaram do Traje do Pastor Minderico?
E que acham do ALCAnet ?
Como não guardo rancores, ofereço-vos uma colecção de fotos que um amigo meu me enviou dos Alpes.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ai rapaz rapaz, há pessoas que vão para os Alpes e outras que ficam a bolir. MaS TAMBÉM NINGUÉM DISSE QUE A VIDA ERA JUSTA!!! AHAHAHAHAHAHA . Ainda bem que te divertiste e que tiveste coragem de continuar com os comentários abertos... olha que, se fosse eu, já os tinha fechado de vez!!! Mas gabo-te a persistência. Parabéns e muita força! Beijos.

Anónimo disse...

Caríssima Vizinha Querida do Pedro Micaelo.

Olhe lá, não me faça crer que de vez em quando não gosta de assistir, ainda que de longe, a uma verdadeira "peixeirada".

Já viu que o Pedro andou a esquiar, e nós, "peixeiros", comigo à cabeça, lhe alegrámos o blog?

Acha injusto?

Deixe lá o Pedro com os comentários abertos - democracia pura e dura. Cá por mim adoro vir aqui ler os comentários dos "anónimos" ;-)

Mas o Pedro tem razão. Vamos lá ajudá-lo a recolocar o seu blog no "normal". Bastou de "peixeirada".

Um abraço ao Pedro e um beijo à Vizinha [que eu sei muito bem quem é, topas, miúda? ... olha aquilo está mesmo um espectáculo - vê-se de bueda longe ;-)]

vmcs

PS:
1 - Vou jantar e depois colocar a solução do "Enigma da Casa Cor-de-Rosa" no Minderico.

2 - Pedro, obrigado pelas fotos da neve na PNETimagens.pt

Anónimo disse...

«Deixe lá o Pedro com os comentários abertos - democracia pura e dura. Cá por mim adoro vir aqui ler os comentários dos "anónimos" ;-)»

---------------------
Pois é, é pena no Portal Minderico se ter deixado de PERMITIR comentários anónimos. Pelos vistos só na terra dos outros.

Vá lá, ganhe coragem e abra o fórum do Minderico também a toda a gente.

Anónimo disse...

Olá corajoso leitor anónimo do Minderico

Olhe, não abro, não abro, não abro. Surridinha, surridinha, surridinha, prontus!

Anónimo disse...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH