23 janeiro, 2008

Tagarelice e Peixeiradas

"Pessoas medíocres falam de pessoas"
"Pessoas comuns falam de coisas"
"Pessoas interessantes falam de ideias".

Três frases muito copiadas e repetidas nos últimos comentários. Um bonito "slogan", e também uma grande verdade. E como as verdades também "enjoam", decidi arquivá-las.

Foram quase 100 comentários de fofoquice e tagarelice em 4 ou cinco artigos que nada tinham a ver com o assunto. A "Malta" queria era espaço para escrever e ir fomentando a novela. Outros adoraram assistir e ir "metendo a colher".
Li quase tudo de uma assentada e confesso que até achei algumas partes bem interessantes. Outras, muito reprováveis e pouco dignas de um blog que ostenta o nome de Minde e visitado por um número considerável de pessoas. São os riscos dos comentários livres.

Mas a verdade é que somos um povo latino, com características muito mindericas, e adoramos uma boa fusquice. Principalmente quando se trata dos outros. Está no sangue.

Só que ser latino e minderico não significa ser malcriado e desrespeitador dos seus congéneres. E, aí, alguns estiveram mal.
A ofensa é uma falta de respeito próprio, e utilizar o anonimato num blog para o fazer e dizer meia dúzia de baboseiras, é algo muito reprovável.
A discussão é bem-vinda, e é essa a finalidade dos comentários, mas podemos, e devemos, ser cordiais e educados.

"Pessoas medíocres falam de pessoas"
"Pessoas comuns falam de coisas"
"Pessoas interessantes falam de ideias".

Continua a ser uma grande verdade. Só que ser interessante é mais cansativo, às vezes não interessa nada falar de coisas, e preferimos passar para a classe dos medíocres. A tal que é mais cómoda e onde dá para jogar o "jogo do empurra".
Interessante é verificar que ninguém teve tempo para comentar :

"Valha-lhes Santo Ildefonso, que é o advogado dos patetas."
"Temos aí três ruas largas com sentido único. Porquê?
Que vantagem há em obrigar os condutores a andar às voltinhas numa terra onde o que está mal é o estacionamento e não a racionalidade da movimentação?"


São frases inseridas num texto do Sr. Prof. Abílio Martins, reproduzido do Jornal de Minde, que fala de uma realidade bem actual da nossa terra. Neste blog, é aquele post que até tem uma mão grande com um STOP. Lembram-se? Comentários, népia.

Terá sido este um artigo sem interesse que o nosso Professor escreveu, e eu reproduzi neste blog, ou será que temos mais tendência para a tal classe dos que gostam mais de falar de pessoas ?

Bem, acho que deve haver tempo para tudo, mas... MAIS moderação, MAIS colaboração, não me compliquem a vida, e ajudem-me a manter isto!

"Pessoas medíocres falam de pessoas"
"Pessoas comuns falam de coisas"
"Pessoas interessantes falam de ideias".

OBS: A propósito, gostaram do Traje do Pastor Minderico?
E que acham do ALCAnet ?
Como não guardo rancores, ofereço-vos uma colecção de fotos que um amigo meu me enviou dos Alpes.

5 comentários:

Vizinha querida disse...

Ai rapaz rapaz, há pessoas que vão para os Alpes e outras que ficam a bolir. MaS TAMBÉM NINGUÉM DISSE QUE A VIDA ERA JUSTA!!! AHAHAHAHAHAHA . Ainda bem que te divertiste e que tiveste coragem de continuar com os comentários abertos... olha que, se fosse eu, já os tinha fechado de vez!!! Mas gabo-te a persistência. Parabéns e muita força! Beijos.

Vítor Manuel Coelho da Silva disse...

Caríssima Vizinha Querida do Pedro Micaelo.

Olhe lá, não me faça crer que de vez em quando não gosta de assistir, ainda que de longe, a uma verdadeira "peixeirada".

Já viu que o Pedro andou a esquiar, e nós, "peixeiros", comigo à cabeça, lhe alegrámos o blog?

Acha injusto?

Deixe lá o Pedro com os comentários abertos - democracia pura e dura. Cá por mim adoro vir aqui ler os comentários dos "anónimos" ;-)

Mas o Pedro tem razão. Vamos lá ajudá-lo a recolocar o seu blog no "normal". Bastou de "peixeirada".

Um abraço ao Pedro e um beijo à Vizinha [que eu sei muito bem quem é, topas, miúda? ... olha aquilo está mesmo um espectáculo - vê-se de bueda longe ;-)]

vmcs

PS:
1 - Vou jantar e depois colocar a solução do "Enigma da Casa Cor-de-Rosa" no Minderico.

2 - Pedro, obrigado pelas fotos da neve na PNETimagens.pt

um leitor do Minderico disse...

«Deixe lá o Pedro com os comentários abertos - democracia pura e dura. Cá por mim adoro vir aqui ler os comentários dos "anónimos" ;-)»

---------------------
Pois é, é pena no Portal Minderico se ter deixado de PERMITIR comentários anónimos. Pelos vistos só na terra dos outros.

Vá lá, ganhe coragem e abra o fórum do Minderico também a toda a gente.

vmcs disse...

Olá corajoso leitor anónimo do Minderico

Olhe, não abro, não abro, não abro. Surridinha, surridinha, surridinha, prontus!

Anónimo disse...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH