18 outubro, 2007

Projecto DAE

Terá lugar, hoje, dia 18 de Outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcanena, uma cerimónia no âmbito do Projecto DAE - Desfibrilhadores Automáticos Externos, para entrega destes aparelhos ás cooperações de Bombeiros Municipais de Alcanena e Bombeiros Voluntários de Minde.

Esta cerimónia contará com a presença do Presidente da Câmara de Alcanena, Luís Azevedo, do professor Fernando Pádua, em representação da FPFP e do INCP, Nuno Marques, em representação da Delegação de Alcanena da FPFP, e dos comandantes das corporações dos Bombeiros Municipais de Alcanena, Alberto Moiteiro, e Voluntários de Minde, Luís Couto.

O que é um desfibrilhador automático externo?
Vocacionados para utilizadores não médicos com treino mínimo, são aparelhos computadorizados, pequenos e leves que avaliam o ritmo cardíaco do paciente através de eléctrodos que se encontram nos adesivos que se colam no tórax e que confirmam a alteração do ritmo cardíaco (ex: fibrilhação ventricular) ou a paragem cardíaca, que poderá ser a consequência de um enfarte do miocárdio. Estes aparelhos têm a capacidade de proceder a um choque eléctrico adequado para restabelecer do ritmo cardíaco normal do doente.

1 comentário:

Anónimo disse...

DEVE SER PARA DESFIBRILHAR O CORPO DOS BOMBEIROS EM SI, POIS NÃO SEI QUE LÁ SE PASSA MAS UMA COISA É BEM REAL,DESDE A ENTRADA DO NOVO COMANDANTE JÁ SAIRAM 19 HOMENS E A SAGA CONTINUA,ATÉ O CAROUXO QUE ERA COMANDANTE SAIU. PARABÉNS Á DIRECÇÃO E COMANDANTE. POR ESTE ANDAR FICAMOS SEM BOMBEIROS