30 outubro, 2007

Carta de Moita Flores

Francisco Moita Flores escreveu uma carta a João Moura "elogiando" o seu Manifesto de Candidatura à Presidêncis da Comissão Distrital do PSD.
Esta missiva é quase um tratado de literatura, com muito sentido de humor, extremamente bem escrita, e que vale bem uma leitura:

«Meu caro
João Moura
Excelso Candidato à Presidência da Comissão Distrital
Do PSD Santarém

Acabo de ler o seu manifesto à presidência da distrital do PSD de Santarém e pasmo. Bom, diria mais, arrasou-me. Pérola igual há muito que não me passava por estes olhos cansados de ler lugares comuns, ou fórmulas repetidas do género ‘Emita-se Licença’, ‘Autorizo’, ‘Indefiro’, expressões da pobreza literária que habita os quotidianos de qualquer autarca. É, por isso, que no meio desta crueldade que hesita entre um verbo imperativo e um pouco mais rebuscado ‘proceda-se em conformidade e nos termos legais’, a prosa do seu Manifesto seja um momento de alegria, um oásis, neste deserto de palavras escritas que cruzam os meus quotidianos.
A sua prosa fez um prodígio. Remeteu-me directamente, com saudade infinita, para Eça de Queirós e não posso deixar de reconhecer que, se o magnífico escritor apanhasse o seu texto à mão, chamava-lhe um figo. E de si, seguramente, faria um dos deputados que ele magistralmente criou. O seu Manifesto não é um texto político. É prosa cuja beleza inconfundível só encontro nas eloquentes palavras do manhoso Conde d’Abranhos.
Ainda bem que o meu caro,,,, »

Texto completo publicado no "MINDERICO. COM" em anexo «CLICK AQUI»

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.omirante.pt/index.asp?idEdicao=51&id=18343&idSeccao=423&Action=noticia

nova carta de moita flores