No Jornal de Minde, o João Henriques noticiou:
Pretendeu-se melhorar a topografia existente (mapa da gruta) e continuar a exploração nas galerias mais profundas. A par deste objectivos pretendia-se ultrapassar a profundidade de -125 metros atingida na ultima grande exploração (a profundidade de uma gruta é medida tendo como ponto de cota zero a entrada da mesma).
Esta expedição foi organizada pela Secção de Mergulho da Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE) e teve o apoio logístico da Delegação de Minde da SPE. Também o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e a EPAL apoiaram esta iniciativa.
Contou-se com a presença dos mergulhadores estrangeiros, convidados pela SPE, Jérome Meynié e Francis Lavaud de França e de Martin Burgi de Espanha.
A coordenação técnica por parte da SPE coube aos mergulhadores Piotr Gajek e Filipe Worsdell e a coordenação científica a José António Crispim. A actividade contou ainda com sócios mergulhadores da SPE João Moteiro Henriques (de Minde), Pedro Martins e Ricardo Constantino. Como já referido, a Delegação de Minde da SPE prestou apoio logístico através dos sócios João Gonçalves Henriques e Luís Miguel Lopes.
Durante os mergulhos foram efectuadas recolhas para identificação biospeleológica destinadas ao trabalho de mestrado de Sofia Reboleira (Universidade de Aveiro) e colheitas de água para análise no âmbito do projecto WATERMIND (POCI/CTE-GEX/59086/2004) (Universidade de Lisboa).
Durante a exploração foi descoberta e explorada uma nova galeria à profundidade de -46 metros.
No dia 30 de Agosto foi efectuado uma tentativa bem sucedida, por Jérome Meynié, de continuar a exploração da galeria principal, tendo inclusivamente batido o recorde de profundidade de mergulho em gruta em Portugal, que se situava em -125, também no Alviela, e que passou para -130 metros.
Está prevista que a exploração dos Olhos de Água do Alviela continue no início do próximo mês de Outubro.
Mais informação desta campanha podem ser consultadas na página de internet da SPE em: www.spe.pt
João Gonçalves Henriques - Presidente da Delegação de Minde da SPE
In Jornal de Minde
Vídeo de um mergulho em 2006
Click para Visionar ou Desligar / Double-click = Écrã Total
4 comentários:
Gostaria de saber se, durante estes mergulhos, se encontra vida animal.
boa qustão a do anónimo anterior.
Se Alguem mais entendido souber responder a esta questão, que faça o favor de esclarecer tambema minha curiosidade.
Ass: Navigation
As respostas podem ser obtidas em:
http://www.spe.pt/espeleologia/content/view/112/32/
tá lá uma boa descrição da operação de mergulho, mas não responde à questão sobre a existência, ou não, de vida animal
Enviar um comentário