12 outubro, 2007

Igreja da Santíssima Trindade em Fátima

O Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, preside hoje, dia 12 de Outubro, a partir das 16h30, à dedicação da Igreja da Santíssima Trindade, a nova basílica de Fátima, que, entre outras personalidades, contará com a presença do Presidente da República Cavaco Silva. A cerimónia acontece no decorrer do encerramento das comemorações do 90.º aniversário das Aparições de Fátima.
No Domingo, 14 de Outubro, às 11h, Bento XVI, na Praça de S. Pedro (Vaticano), dirige uma palavra especial aos peregrinos de Fátima
.

A Igreja da Santíssima Trindade é um projecto do arquitecto grego Alexandros Tombazis (cristão ortodoxo) e tem lugares sentados para quase 9 mil pessoas no corpo principal (a actual basílica tem 600 lugares sentados). A Igreja dispõe ainda de Capelas da Reconciliação (uma para portugueses e duas para estrangeiros).
Segundo o arquitecto, a Igreja tem preocupações ecológicas. “A luz [do corpo principal] do edifício expressa as preocupações actuais com o aproveitamento energético sustentável e com o clima”, afirmou. Além disso, a cobertura está preparada para receber painéis fotovoltaicos.

A arte contemporânea está fortemente presente no novo edifício, através das obras de 9 artistas de renome: Catherine Green (irlandesa) é autora do Cristo do altar; Marko Ivan Rupnik (padre jesuíta esloveno) concebeu o painel de fundo do presbitério; Benedetto Pietrogrande (italiano) é o autor da imagem de N.ª Sr.ª de Fátima; o português Pedro Calapez desenhou os painéis superiores laterais, em bronze, representando os mistérios do rosário; enquanto Joe Kelly (canadiano) desenhou os painéis inferiores, em vidro fosco; de Siza Vieira é o mural de azulejos que evoca episódios da vida dos apóstolos Pedro e Paulo, no átrio. Robert Schad concebeu a nova Cruz Alta; Maria Loizidou (cipriota) é autora da escultura do pórtico de entrada; por fim, Czeslaw Dzwigaj é o escultor da estátua de João Paulo II.

A primeira pedra da Igreja da Santíssima Trindade foi oferecida por João Paulo II em Março de 2004, um mês após o início das obras. Recebeu-a o Mons. Luciano Guerra em Roma (na imagem). Trata-se de um fragmento do túmulo do Apóstolo S. Pedro. O Santuário considerou que a oferta do Papa cumpriria melhor a sua missão se permanecesse à vista de todos e colocou-a junto do altar. Na raiz do edifício foi colocada outra pedra, tirada do maciço rochoso da escavação das obras.

A Cruz Alta – Feita em aço, tem 34 metros de altura e 17 de largura. É da autoria do artista alemão Robert Schad. Foi erguida no dia 29 de Agosto de 2007. A anterior Cruz Alta, ponto de encontro de muitos peregrinos desde a sua inauguração (13 de Outubro de 1951), depois de restaurada foi oferecida ao Santuário de Cristo Rei, em Almada.




NÚMEROS
60 a 70 milhões de euros é o custo da nova Igreja, integralmente pagos pelas ofertas dos peregrinos. A essa quantia há que acrescentar os 10 milhões de euros, com que o Santuário vai financiar a 50 % o túnel rodoviário que separa a nova Igreja do Centro Pastoral, de forma a criar, por cima do túnel, uma zona pedonal.
8633 lugares sentados, mais 76 lugares para deficientes. Os bancos têm todos medidas diferentes. O pavimento da igreja é inclinado, acompanhando o declive do terreno, pelo que não tem degraus.
64 confessionários nas Capelas da Reconciliação. A capela para portugueses dispõe de 600 lugares sentados; as duas capelas para estrangeiros têm120 lugares cada.
13 portas. A Igreja da Santíssima Trindade tem uma porta principal, a Porta de Cristo, mais doze, baptizadas com o nome dos apóstolos: Pedro, João, Filipe, Mateus, Tiago Menor, Simão, Matias, Judas Tadeu, Bartolomeu, Tomé, André e Tiago Maior.
in Jornal Regional e outros

Sem comentários: