22 maio, 2008

CAORG: Intercâmbio musical e concerto final



O tempo não estava famoso, e o concerto agendado para a Praça 14 de Agosto, no passado Domingo, (dia 18), promovido pelo CAORG, acabou por realizar-se no Auditório Jaime Chavinha.
Recorde-se que este concerto foi o resultado de um dia de trabalho realizado através de um intercâmbio cultutal de jovens músicos de quatro escolas distintas (Soc. Filarmónica Gualdim Pais - Tomar, Banda de Música ADR - Vale Paraiso, Clube Recreativo de Cruz de Pau -Cruz de Pau, Conservatório Jaime Chavinha - Minde), e que resultou numa extraordinária actuação conjunta, com direcção de orquestra de Francisco Pinto e Helder Gonçalves.

A azáfama do BTT não me permitiu presenciar este espectáculo, que, de acordo com as palavras do meu pai: "- Fizeste mal. Foi de se lhe tirar o chapéu". "Nem parecia que estavam a tocar juntos pela primeira vez". "Houve um miúdo que foi desmontando o clarinete em 5 partes e acabou a tocar só com a palheta. Foi muito bonito".
Mesmo com a simultaniedade da transmissão da final da Taça de Portugal, a sala estava composta de público, que não regateou palmas aos artistas.

Paciência. Não estive presente, mas aqui fica o registo. Parabéns aos intérpretes e ao CAORG.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado João Pedro pela tua preocupação em dares a conhecer através do teu Blog esta iniciativa do CAORG e das restantes Escolas participantes. Prezo muito a opinião do teu pai e ficamos gratos pelas suas palavras. Deixa-me apenas dizer que o 'miúdo' que tocou uma peça enquanto desmontava o clarinete era o nosso professor doutor Helder Gonçalves, maestro da nossa Orquestra, de estatura mediana mas enorme em talento e arte.
Aproveito para dar os parabéns aos promotores e colaboradores do BTT-Minde. Iniciativa extraordinária que merece de todos nós o nosso maior reconhecimento e apoio.
Um abraço. João Ramiro

PM disse...

Viva, João
Não tens que agradecer.
Minde é qur tem que agradecer o concerto e o bom trabalho do conservatório.

Quando é o próximo ?

PM