27 maio, 2008

A página da Câmara Municipal de Alcanena



Estou registado no site do Municipio de Alcanena faz algum tempo e, como tal, recebo no meu email qualquer alteração que se faça neste site. Hoje foram umas 10, talvez. Mas o que constato? Que o site não está ao serviço do concelho como um conjunto de freguesias mas apenas ao serviço da freguesia de Alcanena ou de algumas iniciativas da Câmara.

Ainda não recebi nenhum email respeitante a eventos realizados em Minde ou qualquer outra freguesia do concelho. É só, só Alcanena. Não que isso me surpreenda mas há momentos em esta dicotomia é gritante: não foi noticiado o BTT nem o passeio pedestre associado (quando este é da iniciativa da Câmara tem um grande destaque) e agora temos publicidade aos eventos do Cine-Teatro São Pedro mas a estreia da peça «a Relíquia» em Minde no próximo fim de semana não merece qualquer referência!

Quando é que esta situação muda? Porque é que o lançamento de um livro na Serra de Santo António não é noticiado no site ou um concerto do CAORG em conjunto com mais três escolas de música não merece um anûncio? Não pertencemos todos ao mesmo concelho?

Mas se o Sr. Presidente da Câmara vier a Minde, aí já temos direito a ampla reportagem, com fotos e tudo. Em Aveiro, no site da Câmara, há um link para as freguesias. No site de Alcanena nem isso. Meus senhores, MUDEM!

P.S. Oh Pedro, a partir de agora cuidado com as fotos que reproduzes. Vê lá se a Manuela Ferreira Leite não te move um processo por «utilização abusiva da sua imagem»!!!! E eu, ao reproduzir aqui a página inicial do Municipio de Alcanena, também não sei.

9 comentários:

PM disse...

A CMA não ligou absolutamente nada ao BTT Minde.
Para os n/ autarcas deve ser muito vulgar organizarem-se eventos no concelho, que envolvam mais de 800 pessoas (directa e indirectamente), como foi on caso do BTT MINDE, que trouxe ao CONCELHO DE ALCANENA mais de 400 forasteiros, tendo o site oficial, em pouco mais de dois meses, já registado quase 10 000 visitas.

E não esqueçamos que o logo da CMA está e esteve presente em toda a publicidade do evento: cartazes, flyers, brochura, sites e blogs.

Foi enviada extensa documentação à CMA e ao site da mesma, mas nem uma única linha.

Nunca assistiram a uma reunião(das muitas que se fizeram na sede do VFCM) ou cerimónia, tendo sempre sido convidados, nuns casos o Vereador do Desporto e noutros o Presidente da CMA, para o efeito.

Foi apresentado um projecto e solicitado, com mais de 2 meses e meio de antecedência, apoio económico e logístico, a utilização do Pavilhão, e a integração nas Comemorações no 94º Aniversário do Concelho de Alcanena.

Verbalmente foram dizendo que a organização poderia contar com um pequeno apoio, mas só dois dias antes do evento é que a organização soube com o que podía contar (até aí foi trabalhar no arame).
Pelo meio de outras surpresas (que para mim já não são de admirar), até o autocarro que prometeram pôr à disposição, não apareceu.

O apoio da CMA foi bem-vindo e essencial, mas se a organização dependesse das ajudas da CMA, estava bem arranjada.

Enviaram uns trocos e uns sacos de plástico, facilitaram o pavilhão, e... pouco mais. Foi quase tudo arrancado a "ferros", mas nunca acreditaram no evento, apesar de agora muitos já se quererem juntar à fotografia.

E o BTT Minde integrou o programa das Festas do Concelho (Romarias). Se isso não acontecesse... nem imagino como seria.
Pelos vistos foi só para enriquecer o programa da Festas da inauguração do Cine-Teatro S. Pedro.

E não me venham com desculpas que o Natura Minde nem sequer é uma colectividade (bla,bla,bla), porque o processo foi todo tutelado pela Casa do Povo de Minde.

NOTA:
Esta é a m/ opinião puramente pessoal, e não reflecte qualquer tomada de posição enquanto colaborador do núcleo organizador do BTT MINDE, e, muito menos, a opinião oficial da Organização.

wolfinho disse...

Não é por falta de conhecimento que as noticias não são publicadas no site da câmara, alem da informação e convite que são enviados à câmara, normalmente todos os cartazes destes eventos são feitos na reprografia da mesma, só não sai por falta de proficionalismo ou má fé.

O grupo de teatro foi a um festival de teatro a Proença à Nova e a câmara local publicitou a actuação em diversos meios de informação, até no rodapé da praça da alegria saiu. Aqui nem no site da mesma sai em rodapé...
É TRISTE.

Anónimo disse...

E o Tepa Futsal Challenge que vai ser realizado durante todo o mês de Junho!!!???

Contamos com diversas equipas dos distritos de Santarém e de Leira onde vão estar envolvidos cerca de 350 atletas. Fora as equipas de arbitragem federadas, e todos os fãs e apoinates do futsal da região!

Não é uma iniciativa merecedora de apoio, destaque e divulgação?

Tiago

PM disse...

Claro que sim, Tiago.
No Vitória M o GAZ já o anunciou, onde existe todo o espaço que o Futsal VFCM entender, e aqui pelo Minde-Online, na devida altura, também terá o merecido destaque.

Mas uma coisa é certa: eu não sou um "advimhador" de notícias. Se ninguém enviar nada, as divulgações não aparecem por obra do "divino espírito santo".

No site da CMA é que não sei. Se o torneio fosse em Alcanena, talvez se tornasse mais fácil a divulgação

Anónimo disse...

No portal minderico contei 62 links para blogues de Minde e da região mais os jornais da região. Exigir do Micaelo e do Vitor que andem sempre a ler o que é divulgado nestes 62 sitios parece-me exagerado. Não seria mais facil mandarem por email as noticias ao minde online e ao portal minderico?
Por outro lado, queixam-se da falta de divulgação e nem sequer têm links para o minderico e o minde online nesses blogues.
Querem mamar e não querem dar mama?

Anónimo disse...

os incompetentes camara de alcanena (I.C.A) não pôem nada sobre Minde no seu site porque têm medo de ser atacado por alguma virose...

Anónimo disse...

Não sei quem gere o site da Câmara de Alcanena. Mas o que é certo é que notícias de eventos importantíssimos de Minde (Raid Btt, Futsal, Jazz Minde, concertos Banda, concertos e espectáculos CAORG e peças teatro da Casa do Povo/Boca de Cena) nem vê-las.

Não se percebe porquê. Por falta de informação e pedidos não será, certamente.

Era altura de alguém chamar ao prelo o responsável pelo site da Câmara. Que é incompetente, já nós há anos sabemos. Basta ver a actualização que durante esses anos o site teve e os gastos da CMA nessa área (certamente será um dos pontos de uma futura auditoria ao município...).

Quanto ao resto, essa é já uma tecla já gasta.

De Alcanena, podemos esperar pouco, a má horas e de má vontade.

E, após estes anos, noto um fenómeno curioso. De tanto pedir esmola, os mindericos e as colectividades mindericas ficam muito apreciadas quando chove alguma coisa da sede do concelho. Como se não fosse um dever da Câmara. Como se não fosse sua obrigação dar, fazer e apoiar muito mais. Quando já aceitamos de bom grado e com um suspiro as migalhas que nos mandam, é sinal que as mentalidades em Minde mudaram, vergadas e derrotadas aos déspotas da Câmara de Alcanena e à urgência das suas necessidades.

Por isso louvo o Pedro Micaelo. Que assinando e de forma educada, mete os pontos nos ii’s, não deixando de integrar e idealizar vários projectos e iniciativas que, a terem lugar com o verdadeiro apoio de uma Câmara, nem sabemos a dimensão que poderiam tomar.

Não nos podemos acomodar a este marasmo!

PM disse...

Obrigado pelas simpáticas palavras que me são dirigidas.

Se fossemos mais a assinar e a dizer o que pensamos, talvez alguma coisa mudasse.
Juntos somos muitos.

Um abraço
PM

Anónimo disse...

o site da camara mais parece um site dum parque infantil com casas de bonecas e vários joguinhos para os municipes se entrterem