31 outubro, 2007

Halloween - "Noites na Fábrica / 2"

É HOJE (31 Out) que temos a esperada, e quase inédita em Minde, Festa do HALLOWEEN.

É a "Noites na Fábrica 2", levada a efeito pela comissão FDES/68, com os DJs Carlinhos Achega e Carlos Alves, e que promete "farra da grande"

A Festa tem início marcado para as 22h30m, realiza-se no pavilhão da ex-Fábrica Lourex, e é reservado o direito de admissão só a quem se queira divertir.

Em véspera do feriado do "pãopordeus", Halloween significa garantidamente mais uma grande festa e uma noite divertidíssima.


30 outubro, 2007

Dimerge Team

Nem só de música, bola e festas vive Minde, e aí está uma equipa de BTT que já leva alguns quilómetros de estrada e patrocinada por "malta rija" da nossa terra.

"É já no próximo dia 3 de Novembro que se vai realizar mais uma edição da Maratona Festival Bike / Orbita 2007, em Santarém, nós estaremos presentes com uma boa representação, e vamos lá pra GANHAR."

Quem assim fala é o Bruno, no Blog Oficial da equipa DimergeTeam, que num futuro próximo poderá integrar a rede do MINDE.EU.
Força no pedal, rapaziada !!

Consultar Blog: http://www.dimergeteam.blogspot.com/

Carta de Moita Flores

Francisco Moita Flores escreveu uma carta a João Moura "elogiando" o seu Manifesto de Candidatura à Presidêncis da Comissão Distrital do PSD.
Esta missiva é quase um tratado de literatura, com muito sentido de humor, extremamente bem escrita, e que vale bem uma leitura:

«Meu caro
João Moura
Excelso Candidato à Presidência da Comissão Distrital
Do PSD Santarém

Acabo de ler o seu manifesto à presidência da distrital do PSD de Santarém e pasmo. Bom, diria mais, arrasou-me. Pérola igual há muito que não me passava por estes olhos cansados de ler lugares comuns, ou fórmulas repetidas do género ‘Emita-se Licença’, ‘Autorizo’, ‘Indefiro’, expressões da pobreza literária que habita os quotidianos de qualquer autarca. É, por isso, que no meio desta crueldade que hesita entre um verbo imperativo e um pouco mais rebuscado ‘proceda-se em conformidade e nos termos legais’, a prosa do seu Manifesto seja um momento de alegria, um oásis, neste deserto de palavras escritas que cruzam os meus quotidianos.
A sua prosa fez um prodígio. Remeteu-me directamente, com saudade infinita, para Eça de Queirós e não posso deixar de reconhecer que, se o magnífico escritor apanhasse o seu texto à mão, chamava-lhe um figo. E de si, seguramente, faria um dos deputados que ele magistralmente criou. O seu Manifesto não é um texto político. É prosa cuja beleza inconfundível só encontro nas eloquentes palavras do manhoso Conde d’Abranhos.
Ainda bem que o meu caro,,,, »

Texto completo publicado no "MINDERICO. COM" em anexo «CLICK AQUI»

29 outubro, 2007

92 Anos de Música



Minde é uma terra de Músicos, e música é aquilo que a Sociedade Musical Mindense nos vem oferecendo hà quase um século.
E cada vez melhor música !!!

Só mesmo quem não esteve no Cine-Teatro é que pode duvidar destas palavras. Mas algumas fotos valem mil palavras, e basta ver a quantidade de intérpretes em palco.


92 anos celebrados com um excelente espectáculo 100% "Made in Minde" de grande qualidade, e que poucas terras da n/ dimensão se podem gabar de o fazer.
De aplaudir a cooperação dos nossos dois emblemas mais representativos da cultura minderica. De salientar a "vivaciade" que existe na SMM, e o enorme trabalho do Maestro João Carlos na condução artística da Banda Filarmónica, e do Grupo Coral do CAORG.

Convidado de honra foi o Rui Venâncio, (comemora meio século de músico) que acompanhou a banda e deu o habitual show de bateria a que já nos habitou. Um excelente e empolgante número com uma enorme ovação do público que esgotou o cine-teatro.



Várias entidades nos honraram com a sua presença, ente as quais o Presidente Luís Azevedo, que em nome da CMA ofereceu dois bombardinos à SMM, e entregou uma salva de prata ao Sr. Diamantino Viseu que já leva 50 anos na Banda. É uma Vida !!!
Parabéns, e Muito Obrigado á SMM !!!!

Pedro Petiz - Campeão do Eurocup

Como ginjas!! Tal como se esperava, o título não escapou e o "covano" (que já por cá bebeu muita àgua da mata), está em altas e é um Campeão Europeu. PARABÉNS !!!



O piloto português Pedro Petiz conquistou os títulos de campeão absoluto e júnior no Troféu Eurocup Megane, competição integrada nas corridas World Series by Renault, disputada no Circuito de Catalunha, em Barcelona (Espanha).

Petiz terminou em quarto lugar a primeira de duas corridas que encerram a temporada, garantindo um total de oito pontos, quando apenas necessitava de averbar quatro para a confirmar os títulos.
O francês Dimitri Enjalbert, companheiro de equipa de Petiz, ganhou a corrida, mas os 15 pontos contabilizados apenas lhe permitiram cimentar a segunda posição do campeonato.



Com 18 anos, Petiz torna-se o mais jovem campeão desta competição monomarca, que, no ano passado, teve a participação de César Campaniço, que se classificou em terceiro lugar no final do campeonato.
Em ano de estreia na competição, Petiz venceu a classificação geral do Troféu Eurocup Megane e a competição reservada a pilotos com idade inferior a 25 anos.
"É uma grande felicidade para mim e uma sensação muito boa por ter cumprido os objectivos", afirmou o piloto à Agência Lusa, considerando este título "o mais importante" da carreira.

Petiz, que chegou a estar em segundo lugar na corrida de hoje, espera que os "louros" sejam proveitosos no futuro: "Espero que este título me traga cotação e apoios, além de despertar o interesse dos portugueses pelo automobilismo", frisou o piloto portuense.
in "RTP Desporto"

PS de Alcanena quer menos IRS no concelho

Os vereadores do PS de Alcanena apresentaram uma proposta à maioria independente que gere o município, no sentido de que este aprove a redução de um por cento no IRS dos contribuintes do concelho.
A maioria liderada por Luís Azevedo está ainda a avaliar a proposta.

Os socialistas argumentam que o concelho de Alcanena tem sido, no distrito de Santarém, um dos municípios que mais tem perdido poder de compra, registando um deficit revelado no “Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio 2002-2005”.
in " O Mirante"

COMENTÁRIO:
Tal como está explicadinho no "Debater Minde" :
«A partir deste ano as autarquias passam a ser beneficiárias de 5% do IRS cobrado aos contribuintes com residência fiscal nessa autarquia. Além disso, está na disponibilidade das autarquias poder reduzir o IRS dos seus munícipes até 5%


Várias autarquias, com o objectivo de facilitar a economia local e atrair investimentos, já optaram por esta via, como é o caso de Torres Novas.
Seria aconselhável que Alcanena lhe seguisse o exemplo.

28 outubro, 2007

75º Aniversário do Apostolado da Oração

Foi a 28 de Outubro de 1932 que teve origem na Paróquia Nossa Senhora D' Assunção em Minde a Fundação do Centro do Apostolado da Oração.
Comemoraram hoje 75 Anos !!!

Quatro celebrantes estiveram presentes, Dário Pedrosa, Albino Luz, Manuel Messias e Mário Anjos, sendo o ponto alto a paslestra no Pavilhão Ana Sonsa com bonitos cânticos e um lanche final.

"Estaremos aqui reunidos
Como estavam em Jerusalém
Pois só quando vivemos unidos
É que o Espírito Santo nos vem"

27 outubro, 2007

92.º Aniversário da Sociedade Musical Mindense



No Próximo dia 27 OUT (Sábado), a Sociedade Musical Mindense leva e efeito as Comemorações do seu 92º Aniversário. Do programa há a destacar o concerto às 19h no Cine-Teatro, com a participação inédita do Coro do CAORG e de Rui Venâncio.

Programa
--------------------------------------
16:45h - Desfile da SSM da Sede até à Igreja Matriz
17:00h - Igreja Matriz de Minde
Missa Solene dedicada à SSM e Romagem ao Cemitério
Homenagem aos directores, músicos e sócios já falecidos

19:00h - Cine-Teatro R. Venâncio
Concerto pela Sociedade Musical Mindense com a participação do Coro do CAORG

21:00h - Jantar convívio para músicos, directores e convidados oficiais

Este ano sem bandas convidadas, mas com duas grandes novidades, integradas no concerto de gala:
1 - A participação do coro do C.A.O.R.G. que irá fazer a abertura do concerto e posteriormente executar duas peças em conjunto com a banda da SMM.
2 - A participação do ilustre minderico Rui Venâncio, que irá executar uma peça em conjunto com a SMM. Convite feito tendo em conta as comemorações dos 50 anos de músico do Rui.

VFCM - Futsal - Jogo de Apresentação

Domingo, dia 28, às 17 horas, é dia de romagem ao Pavilhão Gimnodesportivo de Minde.
A equipa de Futsal do Vitória está prestes a iniciar o campeonato, e vai fazer a apresentação da equipa com um jogo amigável contra o Núcleo Sportinguista de Leiria.
"Bora" lá apoiar a equipa e incentivar a rapaziada. O bar está aberto !!

Beijing 2008 - Olimpics Games


Pequim prepara-se para receber os próximos Jogos Olímpico de Verão que se realizarão de 08 a 24 de Agosto de 2008.

ARQUITEK

O 8 é o número da sorte para os chineses. Significa “enriquecimento”.
Como para o presidente da Câmara Municipal de Beijing “uma boa cerimónia de abertura significa mais de metade do êxito de uns Jogos Olímpicos” a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008, realizar-se-á às 8 da tarde, do dia 8, do mês 8, do ano 8 do corrente milénio.
É evidente que com todas estas coincidências dificilmente alguma coisa poderá falhar, até porque os chineses esperam qualquer coisa como 8 milhões de visitantes.




A China quer dar uma boa imagem ao mundo e as operações de charme e divulgação já se iniciaram pelos cinco continentes, garantindo os chineses que Pequim vai ser uma cidade limpa, sem poluição, e até com locais onde os estrangeiros possam professar a sua fé, e garantias para os 20 mil jornalistas esperados possam exercer livremente o seu trabalho.

Se gosta de Arquitectura, ver Fotos e Vídeos CLICK AQUI - ARQUITEK »»»

ARQUITEK

26 outubro, 2007

O desprezo, o abandono, a tristeza...

Há cerca de três anos foi a grande novidade.
Alguns Mindericos, com o apoio e incentivo da Junta de Freguesia, empenharam-se, fizeram valer os seus conhecimentos junto da INATEL e da Secretaria de Estado do Desporto, o material veio, preparou-se o terreno, e foi construído um Circuito de Manutenção na Mata de Minde, no caminho junto à Serra. Estava impecável e foi até muito utilizado por alguns.

Durou pouco. Veio o primeiro Inverno, os vândalos passaram por lá, e os responsáveis equeceram-se que o Circuito de Manutenção fazia parte de Minde e nunca mais por lá alguém passou para verificar que era preciso cortar as ervas, endireitar prumos e ir mantendo o circuito em condições mínimas de utilização.
Apesar dos diversos alertas e apelos que alguém já fez perante os responsáveis da Junta de Freguesia, tudo continua ao abandono. O próprio Engenheiro da INATEL que providenciou algum material, já por cá passou e ficou abismado com o que viu.



Mas que raio de terra e de povo somos nós? Que raio de Junta de Freguesia temos? Bastou pouco mais de um ano e já nem capacidade existe para manter aquilo que alguns se esforçaram por construir.
Até dá pena viver numa terra como esta !

O que se passa com o Circuito de Manutenção é exactamente o mesmo que se verifica com o Campo de Ténis, sobre o qual escrevi já um post em 05 Abril 2007 «CLICK AQUI».



Junto ao Pavilhão Gimnodesportivo a situação era idêntica até há pouco tempo. Mas, felizmente, alguém disse que era conveniente ter aquilo bonitinho para receber a tal perigrinação a cavalo que por cá passou, (mas não chegou sequer a parar) e o mato foi cortado.

Ambas as fotos já são um pouco antigas, porque o estado agora ainda é mais lastimável, sendo que o campo de ténis já quase nem é visível, tal é a altura das ervas.
Que moral tem a Junta ou a Câmara para andar por aí a passar multas a quem não tem as propriedades limpas?
Depois dizem que andamos sempre a "bater nos mesmos" !!!!

25 outubro, 2007

Fátima vai ter Universidade Sénior

A cidade de Fátima vai ter uma universidade para a terceira idade, projecto que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Ourém. O anúncio foi feito pelo próprio presidente da autarquia, na sessão de abertura do Congresso Internacional de Envelhecimento Activo, que termina hoje, em Fátima.
A universidade irá funcionar nas instalações do antigo seminário dos Monfortinos, de acordo com David Catarino. Segundo adiantou, há gente disponível para vir dar formação a Fátima e pessoas interessadas em aprender coisas novas nesta fase mais adiantada da vida.

Antes de anunciar o novo projecto, David Catarino felicitou a RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade), por ter escolhido Fátima para realizar este congresso, que contou com mais de duas centenas e meia de congressistas. “Fátima é o espaço certo para organizar este tipo de encontros”, considerou, ao acrescentar que, além da vocação religiosa, é uma cidade solidária. “As instituições de solidariedade social têm encontrado nesta cidade soluções para muitos problemas, alguns deles até à escala nacional”, lembrou.

A sessão de abertura do congresso contou com a presença do ministro do Trabalho e da Solidariedade Social. Vieira da Silva assinou, na ocasião, um protocolo com a RUTIS, através do qual o Ministério do Trabalho e Solidariedade se compromete a dar formação, consulta e apoio técnico no desenvolvimento de programas e projectos no âmbito das políticas sociais activas que promovam a expansão da rede universitária e academias associadas da RUTIS.
O protocolo prevê, ainda, a atribuição de uma comparticipação financeira no valor de 63 613 90 euros.

Na ocasião, o ministro Vieira da Silva referiu que o conceito “envelhecimento activo” é relativamente recente, mas no seu entender - com as transformações do nosso sistema demográfico - “faz todo o sentido”. Lembrando que está a decorrer o “Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos”, Vieira da Silva referiu que o factor “idade” está entre os seis factores de discriminação existentes na sociedade.

Mais à frente, referiu que dividir a vida em três ciclos (juventude, trabalho e reforma) está, hoje, “ultrapassado”, na medida em que “o aumento da esperança de vida conquistou uma enorme evolução, mas as taxas da natividade têm vindo a cair”.
Vieira da Silva disse ainda que reformar as pessoas aos 65 anos é “um caminho sem saída”. Para o responsável, é “condenar” a pessoa à “inactividade”, além de se estar a “desperdiçar um enorme potencial”. Por outro lado, reconheceu que esta situação deu origem a um sistema financeiro “insustentável”.
Fernanda Frazão in "Noticias de Fátima"

Pedro Petiz - a um palmo do Título Europeu

Conhecem-no ?
Chama-se Pedro Petiz, nasceu e reside no Porto, é neto do nosso conterrâneo António Galo do Covão do Coelho, e está a milímetros do título europeu do "Eurocup Megane Trophy".

Tem sido notícia na comunicação social, lidera a tabela classificativa com um confortável avanço, tem feito soar o hino nacional por essa Europa fora, e só não se sagrou campeão europeu na última prova realizada no Estoril porque o azar bateu-lhe à porta, tendo sido abalroado por outro piloto que o forçou a desistir.
"Tinha o sonho de ganhar em Portugal, mas não me sinto frustado por não o conseguir. O que aconteceu nesta corrida são coisas normais, pena é que os outros pilotos não tenham consciência do que fazem às vezes", referiu o piloto.



Pedro espera conseguir o título em Barcelona, bastando-lhe somente somar quatro pontos, mesmo que o francês Enjalbert pontue nas duas corridas no fim-de-semana.
"É quase uma certeza o título em Barcelona. Faltam-me poucos pontos e vou tentar fazer uma semana calma, para dar o meu melhor no fim-de-semana e ganhar", assegurou, lamentando a penalização que sofreu em Magny-Cours, na França. Saber Tudo e Vídeo no Vitiria M »»»

24 outubro, 2007

Gastronomia em Santarém mais "IN"

O 27º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém decorre de 18 de Outubro a 4 de Novembro. Pai de todos os seus congéneres portugueses, traz à Casa do Campino, em Santarém, os melhores gastrónomos e as melhores iguarias de todo o País.

O percurso dos últimos três anos do Festival do Festival Nacional de Gastronomia, no caminho para a modernidade, está a consolidar os objectivos a que se propôs: apresentar as novas tendências da cozinha sem desvalorizar as tradições.
O sucesso das refeições servidas pelas Equipas Olímpicas de Cozinha garante a continuação da sua presença. O Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, volta a ter a sua final, a par do prestigiado Congresso dos Profissionais de Cozinha. O Congresso, cada vez mais internacional, contará este ano com a presença do famoso Chefe Alex Atala, do Brasil. A sua conferência, e demonstração culinária, vão evidenciar o que é o seu grande projecto de percurso profissional que consiste em aliar os produtos genuínos, simples, esquecidos e básicos da alimentação com técnicas nobres para a valorização da culinária.

As Cozinhas Regionais, a base deste Festival, continuam a animar e a servir o grande público com as tasquinhas e restaurantes. A par desta actividade, os almoços especiais continuam, e registam, cada vez mais, a apresentação de Cozinha de Autor identificada com as respectivas Regiões. Não perca o artesanato de todo o País, a doçaria tradicional e conventual, os queijos e enchidos, as provas de vinho diárias.
Ver Programa e Brochura Completa »»»



EXTINÇÃO DA REGIÃO DE TURISMO DO RIBATEJO
O 27º Festival Nacional de Gastronomia vai ser o último Festival organizado em parceria entre a Câmara Municipal de Santarém e a Região de Turismo. Com a extinção até final do ano da Região de Turismo do Ribatejo, a Câmara Municipal de Santarém prepara já um novo modelo organizativo para o Festival. O presidente da Câmara Municipal de Santarém considera inaceitável uma reconfiguração das regiões de turismo feita “contra Santarém” e reivindica para a cidade a sede da nova região de turismo a criar pelo Governo até final do ano.

A União Faz a Força

Iniciando a sua actividade em 1959, os Bombeiros Voluntários de Minde, constituíram-se como associação em 1974, sendo uma das colectividades mais acarinhadas da n/ terra, e com uma evolução e actividade que muito tem orgulhado o povo de Minde.

Felizmente temos um corpo de bombeiros, para os quais esta associação é quase como uma "segunda casa", mas parece que últimamente o espírito de união tem estado um pouco fragilizado.
Desde o encerramento de funções do ex-comandante Luís Pires (que já na altura se lastimava da falta de efectivos), já outros 19 bombeiros abandonaram a cooperação, incluindo alguns dos mais "carismáticos soldados da paz de Minde", ao ponto de a Fanfarra ter sido extinta.


É certo que as associações sempre se fizeram com entradas e saídas, e só faz falta os que lá estão, mas actualmente os abandonos estão a gerar um ambiente um "pouco tenso". É caso para os dirigentes e responsáveis reflectirem e lembrarem que "A União Faz a Força".

Moda das Peles em Alta

A crise está por todo o lado, dizem uns. A indústria das malhas e dos curtumes está arrumada, dizem outros. O concelho não tem qualquer futuro, acrescentam ainda mais alguns.
Bem, é mais ou menos isso, mas depois aparecem notícias que reflectem que não é bem assim.
A qualidade é que marca a diferença, como é o caso desta notícia sobre uma indústria dos Amiais de Baixo, publicada no Primeiro de Janeiro.

Moda das Peles em Alta
É numa fábrica com sede no concelho de Santarém que as grandes marcas de moda internacional se abastecem das peles que integram as suas colecções, que tanto agradam aos amantes deste género de roupa.

António Cruz Costa, proprietário da Inducol, Indústria de Peletaria Cruz Costa, não esconde o cuidado que põe na apresentação e na qualidade das peles das colecções que a empresa apresenta anualmente em Setembro/Outubro nos mercados internacionais.
Marcas como Louis Vuitton, Gucci, Dolce & Gabana, Prada, ou seja, “todas as que gastam peles”, são clientes da Inducol, empresa com sede em Amiais de Cima, concelho de Santarém, paredes meias com Alcanena, onde se concentra a indústria de curtumes e onde detém outra unidade, a Indutan.

Trabalhamos para o mercado da diferenciação”, disse António Costa, sublinhando que a empresa, criada em 1978, exporta desde 1984 para Itália, mercado que absorve 57 por cento das vendas. Com um total de cerca de 300 trabalhadores e um volume de facturação anual da ordem dos 22 milhões de euros, nas duas empresas, a Inducol (que produz peles com pêlo para vestuário) exporta mais de 90 por cento da sua produção e a Indutan (peles sem pêlo, sobretudo para calçado, mas também para vestuário) exporta 75 por cento.
Além do mercado italiano, onde a empresa tem agentes, o grupo exporta ainda para a França, Inglaterra, Alemanha, Espanha, China - para onde só não vende mais que os actuais 12 por cento “porque Portugal não tem uma marca” -, Estados Unidos, Rússia, Ucrânia .



A empresa compra em Portugal 60 por cento das peles que trata e comercializa - “só ovino merino” -, adquirindo as restantes 40 por cento em Espanha. Anualmente, as duas empresas do grupo compram 1,4 milhões de unidades, a preços diferenciados consoante a qualidade.
A qualidade das peles que se produzem em Portugal e na Estremadura espanhola é a melhor do mundo. Cuidamos é mal dessas peles”, disse.
Ler Mais in "Primeiro de Janeiro"

23 outubro, 2007

Festa na Fábrica

Boa Onda. Ganda Malha !!!
Foi assim que um amigo meu, que tem um café, descreveu a excelente festa que a futura comissão de festas do Divino Espírito Santo promoveu este fim-de-semana nas instalações da antiga fábrica Lourex.
Eu poderia acrescentar um monte de adjectivos, mas limito-me a dar os parabéns a estes novos "quarentões" e a dizer que foi um dos melhores serões que passei em Minde nos últimos tempos.



Muita gente jovem e bonita, excelente espectáculo dado pelos Bandalheira, bom serviço de bar, o DJ Carlinhos a surpreender muita gente, pela positiva, que não parou de dançar, e um ambiente extraodinário a mostrar que Minde ainda está bem vivo.
Outro amigo, já cinquentão, dizia-me: "Ó nino, em Minde havia de haver uma festa destas, pelo menos três vezes por ano. Eu não faltava a nenhuma". Concordei plenamente.

E parece que esta malta de 68, também não quer ficar por aqui. Esta foi a primeira de duas ou três festas no género, e já têm em agenda mais uma na manga.
É já no próximo dia 31, chamam-lhe a "Noite do Halloween", o local é o mesmo, e é destinada a um público ainda mais jovem.
Força Rapaziada !!

22 outubro, 2007

Torres Novas : Sempre em Evolução

Torres Novas não pára, e, junto ao hipermercado Carrefour, próximo do Torreshopping e dos acessos à A23, abriu mais uma grande área comercial.



O retail park do Grupo Mateus em Torres Novas abriu na sexta-feira, dia 19, levando à cidade mais 6 lojas com grande superfície comercial: a Worten com cerca de 1400 m2 e que será a maior loja de electrodomésticos da região; a loja do grupo Calçado Guimarães que será também a maior loja da especialidade na região; a loja de vestuário Fabio Lucci; a Allfone, um multioperador de telecomunicações; a Trincanela, uma empresa da região que irá explorar um snack-bar/restaurante neste espaço; e ainda a Kibabo, um espaço comercial de utilidades e artigos de decoração para a casa.
Por concessionar, está ainda um espaço comercial que abrirá em breve assim como a Fabio Lucci, que não vai para já abrir as portas. Ao todo este retail representa uma área de 4500 m2, e vai 323 lugares de estacionamento gratuito, dos quais 236 serão em área coberta. O investimento ronda os 5 milhões de euros e poderá criar cerca de 180 postos de trabalho.

O City Park de Torres Novas, designação oficial do espaço, representa uma parte do investimento mais alargado que foi feito pelo Grupo Mateus no loteamento desta área que envolveu já a abertura do hipermercado Carrefour (e das respectivas bombas de combustível), e para onde se prevê em breve a abertura da Norauto e da Baboab, uma loja de plantas e animais, que abrirá a 7 de Novembro. Ao todo este investimento, significará 20 a 25 milhões de euros e a criação de 450 postos de trabalho.
Ler mais in "O Ribatejo"

Vasco Cunha apresenta candidatura



Unir o PSD do distrito na preparação dos três actos eleitorais de 2009 é a grande meta traçada por Vasco Cunha na sua recandidatura à presidência da comissão política distrital (CPD) do partido, que foi apresentada oficialmente no dia 20 de Outubro.

Ao seu lado estiveram os outros dois deputados social-democratas eleitos pelo círculo de Santarém, Miguel Relvas e Mário Albuquerque, candidatos a presidentes da mesa da assembleia distrital e do conselho de jurisdição distrital, respectivamente.
O ex-presidente da CPD, que apoiou Marques Mendes e se demitiu na sequência da vitória de Luís Filipe Menezes para a presidência do PSD, é para já o único candidato às eleições internas de 9 de Novembro, e não quis divulgar ainda os restantes nomes que compõem a lista, adiantando apenas que “fará uma cobertura integral dos 21 concelhos do distrito”.

O candidato quer um partido mais dinâmico e com um nível de debate interno activo.
“Desde 15 de Julho que o PSD, nas suas concelhias e na sua distrital, não debate, não reflecte, não contribui e não participa na vida colectiva do distrito de Santarém”, assinalou, deixando alguns recados para dentro de casa.
“Não estamos aqui para prometer a lua aos marcianos, o parlamento europeu aos autarcas ou um lugar no Estado a um dirigente concelhio”, disse, sublinhando que o rumo do PSD distrital não pode ser influenciado por “ruídos de fundos” e “jogos de sombras”.

Espera-se um acto eleitoral disputado, pois é público que João Moura, vereador na Câmara de Ourém, deverá também entrar na corrida à liderança da distrital. In "O Ribatejo"
Ler Declaração de Cadidatura de Vasco Cunha in "Minderico.com"

Novo Quartel da GNR à revelia da CMA

A proposta do Governo do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para 2008 prevê a atribuição de uma verba de 350 mil euros para a construção do novo quartel da GNR em Alcanena. O investimento é aguardado há mais de uma década. Prevê-se que a construção das novas instalações seja realizada durante 2008/2009.

A novidade foi anunciada por Fernanda Asseiceira aos jornalistas na sexta-feira (dia 12), durante a apresentação da Universidade de Outono. A deputada e vereadora socialista mostrou-se satisfeita com a previsão do investimento caber no Orçamento de Estado de 2008 apresentado pelo governo. “Penso que o passo seguinte será negociar o reforço de militares da GNR no concelho”, sublinhou Fernanda Asseiceira.

A satisfação da vereadora socialista não é partilhada pelo presidente da câmara. Luís Azevedo (ICA) confessou a O MIRANTE ter sido surpreendido pela novidade, uma vez que não recebeu qualquer comunicação oficial por parte do governo. “Ninguém falou comigo. Por isso, sei o mesmo que vocês”, sublinha o autarca.

A construção do novo quartel da GNR, que nesta altura funciona no centro da vila de Alcanena numas instalações precárias, está projectada para um terreno cedido pela câmara situado junto à estrada para Bugalhos. O terreno continua disponível, mas Luís Azevedo lamenta não ter sido ouvido já que diz ter “uma solução muito melhor”. Sem revelar pormenores, o presidente da Câmara de Alcanena, acaba por confessar que a solução que defende passa pela recuperação de um imóvel. “Seria melhor e se calhar menos dispendioso”. O autarca continua a lamentar a pouca atenção que lhe tem sido dada pelo governo de José Sócrates, já que os pedidos de audiência com os ministros do actual executivo socialista não têm recebido respostas. in "O Mirante"

COMENTÁRIO:
A respeito de segurança e vandalismo, já há dias o Presidente da Câmara de Alcanena (julgo que numa reunião camarária) afirmou que com a GNR a conversa “já está gasta”, e disse já ter encontrado solução para o problema da segurança, mas ainda não teve “autorização para a implementar”.
E quando a oposição quis saber qual era, respondeu com uma analogia: “Quando alguém rouba corta-se-lhe as mãos para não voltar a roubar não é ?”.
Agora afirma que tem uma "solução muito melhor" para o quartel, mas não diz qual é.

Com tanto secretismo e as soluções arquivadas lá na gaveta, como pensará o n/ Presidente resolver os problemas do Concelho?
Assim acho que será difícil alguma coisa acontecer.

20 outubro, 2007

Será Embirração ?



Podemos atravessar a auto-estrada de Norte a Sul, cheia de obras, com imensas armadilhas, circulação em faixa única (e estamos a pagar bem), que não se vê um polícia em qualquer medida de prevenção.
Desde que não exageremos na velocidade, podemos circular sem carta, sem seguro, ou até com um carro roubado, que as probalidades de sermos apanhados nas estradas principais são reduzidas, porque as brigadas são poucas e não dão "conta do recado".

Mas em Minde, terra pacata e com pouco mais de dois ou três milhares de habitantes, um "desgraçado" que se levantou num dia mal acordado e teve que fazer 100 ou 150 metros para levar o miúdo ao infantário e ir aos CTT despachar uma encomenda, acabadinha de embalar no serão até às tantas, está logo sujeito a começar o dia com duas multas das gordas que lhe levam metade do ordenado do mês.

A primeira, porque o míudo não parava quieto, a distância era mínima, estava atarefado e nem sequer teve tempo ou a lembrança de colocar o cinto de segurança.
A segunda, porque não tem culpa que junto aos CTT não exista qualquer lugar para estacionar, e a encomenda teve de ser despachada.
Dois crimes gravíssimos que este cidadão cometeu, e a Brigada de Trânsito está lá para cumprir o dever. É para isso que existe a polícia. (?)

Não discuto a legítimidade desta medida, nem me interrogo sequer sobre a sua legalidade. Afinal as leis são para todos.
Mas porque será que últimamente a BT está todos dias em Minde, logo de madrugada, de bloco em punho, à cata destes "criminosos"?
Não têm mais nada para fazer ou outras terras para aplicar o seu zeloso serviço? Será embirração com Minde? Ou será "encomenda" de alguém?

Num país em que todo o mundo se queixa da falta de policiamento, é ridículo este tipo de caça à multa, mas sabe-se lá o porquê deste excesso de zelo com a pacata Vila de Minde. Só pode ser mesmo embirração !!!

19 outubro, 2007

Moda Lisboa / Estoril 2008

"Move" foi o mote da 29.ª edição da ModaLisboa, que revel0u as colecções de Primavera/Verão dos criadores nacionais para 2008. Este ano, a ModaLisboa abandonou a capital e passou a designar-se ModaLisboa/Estoril. Decorreu de 11 a 14 de Outubro na Cidadela de Cascais, antiga residência de Verão do rei D. Luís, onde estiveram expostas as jóias da coroa da moda nacional.

'Look' natural é a tendência que vai marcar o Outono/Inverno de 2008.
Menos é mais. Por isso, a tendência para o próximo Outono/Inverno é o look natural. No dia em que fechou a porta e disse "até para o ano", a Moda Lisboa lançou ideias para quem as quiser agarrar. Os comprimentos vão subir e as calças vão ser mais justas, avisa a criadora Anabela Baldaque. Extravagâncias, só nos acessórios. Depois do sucesso de quatro dias de desfile, a 28.ª edição da Moda Lisboa espera rever-se na rua. Na roupa de todos os dias.


COMENTÁRIO :
É certo que o grande apogeu da indústria da malha em Minde já foi, mas, não comparando, e salvo as devidas distâncias, sempre achei que Minde tinha condições para anulmente realizar um evento desta natureza, onde os industriais aproveitassem para convidar os seus clientes e expor o que de melhor por cá se fabricava. Era este tipo de concorrência que teria feito evoluir a indústria da moda em Minde. Já não é a altura ideal, mas nunca é tarde ...

18 outubro, 2007

VFCM - Futebol Sénior 11

Depois de um interregno, esta época o VFCM voltou a ter a tão desejada equipa de futebol sénior, complementada com equipas noutros escalões mais jovens.
Estamos a disputar o Campeonato Distrital, 2ª Divisão, Série 1, cujo início teve lugar no passado fim-de-semana, onde ganhámos, em Minde, ao Alcaravela por 3-1, o que nos valeu ocupar o 3º lugar na tabela classificativa.
No próximo Domingo, dia 21, terá lugar a 2ª jornada, e n/equipa desloca-se ao sempre difícil campo da Casa do Povo do Pego (15 h) para tentar mais uma vitória, e onde esperamos um bom apoio da massa associativa de Minde
. Mais informações em Vitória M »

Estes são os "heróis" que vestem e honram a camisola do VFCM:

Noites na Fábrica


SÁBADO - 20 OUTUBRO - 22.30 H
LOCAL - ANTIGA FÁBRICA LOUREX


Nem Mais !! Assim tá bem. Organizada pela Comissão de Festas do Divino Espírito Santo, vem aí a primeira de muitas Noites na Fábrica de diversão, copofonia e muita rockalhada.
É já no próximo Sábado à noite, no pavilhão da ex-Lourex, e a animação é garantida pelos campeões do rock - BANDALHEIRA.
O famoso DJ Carlinhos Achega garantirá que não vai haver horas "mortas" nem intervalos. É sempre a Abrir !!!
Não faltes e traz muitas amigas (das boas).

Projecto DAE

Terá lugar, hoje, dia 18 de Outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcanena, uma cerimónia no âmbito do Projecto DAE - Desfibrilhadores Automáticos Externos, para entrega destes aparelhos ás cooperações de Bombeiros Municipais de Alcanena e Bombeiros Voluntários de Minde.

Esta cerimónia contará com a presença do Presidente da Câmara de Alcanena, Luís Azevedo, do professor Fernando Pádua, em representação da FPFP e do INCP, Nuno Marques, em representação da Delegação de Alcanena da FPFP, e dos comandantes das corporações dos Bombeiros Municipais de Alcanena, Alberto Moiteiro, e Voluntários de Minde, Luís Couto.

O que é um desfibrilhador automático externo?
Vocacionados para utilizadores não médicos com treino mínimo, são aparelhos computadorizados, pequenos e leves que avaliam o ritmo cardíaco do paciente através de eléctrodos que se encontram nos adesivos que se colam no tórax e que confirmam a alteração do ritmo cardíaco (ex: fibrilhação ventricular) ou a paragem cardíaca, que poderá ser a consequência de um enfarte do miocárdio. Estes aparelhos têm a capacidade de proceder a um choque eléctrico adequado para restabelecer do ritmo cardíaco normal do doente.

17 outubro, 2007

Ainda o "caso Fojo"

...Após ter sido detido, o empresário foi encaminhado, pelos militares, para uma consulta de psiquiatria no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, tendo regressado a casa ao início dessa noite.

...Ontem, o homem deslocou-se ao tribunal, a fim de prestar declarações. No entanto, por falta de advogado, regressou a casa, aguardando por uma nova inquirição. Até lá, não está sujeito a qualquer medida de coacção.
Quando soube do sucedido, o presidente da Câmara, Luís Azevedo, nem queria acreditar. "Conheço bem a pessoa, com quem já me relacionei em termos profissionais, e era de trato muito simpático. Não acredito que eu ou as outras pessoas visadas tivessem feito alguma coisa que justificassem estas atitudes contra nós", disse, ao JN, manifestando-se "preocupado". Notícia completa in "Jornal de Notícias" »»»

Novo quartel da GNR em Alcanena

O Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para 2008 prevê a atribuição de uma verba de 350 mil euros para a construção do novo quartel da GNR em Alcanena. O investimento, aguardado há mais de uma década, prevê que a construção das novas instalações seja realizada durante 2008/2009.

A novidade foi anunciada por Fernanda Asseiceira aos jornalistas na sexta-feira, durante a apresentação da Universidade de Outono. A deputada e vereadora socialista mostrou-se satisfeita com a previsão do investimento caber no Orçamento de Estado de 2008 apresentado na semana passada pelo governo. “Penso que o passo seguinte será negociar o reforço de militares da GNR no concelho”, sublinhou Fernanda Asseiceira.
In "O Mirante"

Balanço de dois anos de mandato - Parte I



Parece que as oposições locais começaram a dar sinais de vida, e desta vez é a Dra. Ana Cláudia, presidente do PSD Alcanena, que publicou um interessante documento onde faz uma análise bastante crítica á actual gestão da Câmara Municipal de Alcanena.
Ler documento in "PSD Alcanena Blog" »»»

Universidade de Outono foi um sucesso



Foi com este título (e esta foto) que o PS Alcanena publicou no seu blog o resultado da Universidade de Outono, realizada no passado fim-de-semana num hotel em Alcanena, "para onde rumaram cerca de 100 socialistas do Distrito, para avaliar e discutir os desafios do QREN e a qualificação das pessoas."
Saber mais in "PS Alcanena Blog" »»»

Caros Comentaristas Corajosos,

Últimamente, alguns "corajosos comentaristas" têm aproveitado o anonimato para levarem a conversa um pouco para o deboche e mandar umas bocas foleiras sobre este e aquele.

À posteriori, posso, e tenho apagado alguns desses comentários, mas a publicação, que permito ser instantânea e sem censura prévia, foge um pouco ao controle momentâneo do que aparece publicado por esses tais "comentaristas cheios de coragem pelas costas."

Embora nunca ninguém me tenha expresso qualquer queixa, admito que alguns desses "comentários de meia-tijela" já tenham ferido certas susceptibilidades. Aos possíveis atingidos peço as m/ Desculpas.

Uma coisa é falar-se de pessoas com cargos públicos e eleitas, e como tal sujeitas a exposição e a críticas, outra coisa é falar-se anonimamente da vida alheia de qualquer um.
Este blog não foi criado para isso, e quem assim quiser falar, terá de dar a cara. Entendido? Ou é preciso fazer um desenho?

16 outubro, 2007

Para onde caminha o n/ Concelho ??


Para onde caminha o n/ Concelho ?
Por hoje fico-me apenas com esta interrogação.
Deixo as respostas para Vocês.

Airbus A380 - O Maior Avião Civil do Mundo



Com 18 meses de atraso, sobre o inicialmente previsto, foi ontem (15 Outubro) entregue à companhia Singapore Airlines o primeiro Airbus A380, construído pela Airbus S.A.S e que só o maior avião de passageiros da história da aviação civil.
O A380 consumiu mais de dez anos e cerca de 12 bilhões de euros para ser desenvolvido, e já tem 15 companhias a aéreas em espera com 43 encomendas a um preço unitário que ronda os 250 milhões de euros.
Excelente reportagem no Xarales »»»


Um Airbus A380 em 7 minutos

15 outubro, 2007

Dia Mundial da Bengala Branca

Hoje, 15 de Outubro é o Dia Mundial da Bengala Branca, uma efeméride que foi estabelecida pela Federação Internacional de Cegos, em 1970. Este dia tem como objectivo reconhecer a independência das pessoas cegas e a sua plena participação na sociedade.
Alertar para as dificuldades de locomução provenientes de barreiras arquitectónicas e integração nos mercados de trabalho, são os grandes objectivos das várias campanhas desencadeadas.

Em Minde, seria conveniente que a Junta de Freguesia fosse sensibilizada por esta campanha, e corrigisse algumas ilegalidades que tem cometido, designadamente na teimosa colocação de alguns prumos com altura anti-regulamentar. (ex: prumos da Praça Alberto Guedes)