01 agosto, 2009

Centro de Investigação de Linguística Documentacional e Tipológica




O projecto internacional de instalar o Centro de Investigação de Linguística Documentacional e Tipológica em Portugal já não é de agora, e até já teve destinos quase traçados. Aí...
A Dra. Vera Ferreira aproveitou a embalagem do Projecto Minderico e começou a desenvolver incansáveis esforços para que Minde seja o local eleito. Fáceis acessos e a possibilidade de o Minderico vir a ser a 3ª lingua nacional foram fortes argumentos, e parece que os esforços começam a ganhar forma de compensação, pois tudo se conjuga para que Minde tenha grandes esperanças de acolher o referido instituto.

Será um Centro Internacional de Investigação de Linguística Documentacional e Tipológica. O primeiro centro da Península Ibérica dedicado só ao estudo da linguística documentacional com o foco nas línguas ameaçadas na Europa, e o primeiro em Portugal (e arriscaria mesmo a dizer na Península) sobre linguística tipológica. Caso se venha a concretizar, e tudo indica que sim, será um projecto extremamente interessante, e muito sério, não só para Minde, mas para todo o Concelho.
Prevê-se que, de início, sirva de base de trabalho a uma dezena de investigadores, com a realização de várias conferências e ciclos internacionais. É um projecto MUITO CÓPIO e os apoios estão... ancho antónio forno.

Este Instituto nada tem a ver com o Projecto do Minderico (são independentes um do outro) mas tudo tem a ver.
Sem o Minderico difícilmente Minde teria honras e hipótese de acolher tão importante projecto, e sem o trabalho e empenho da Dra. Vera Ferreira e a sua equipa, nunca teríamos possibilidades de estar aqui a descrever tão risonhos cenários.
Um projecto destes em Minde, não só é relevante pela importância científica e académica que desempenha, colocando Minde no mapa, mas também pelo facto de ser uma ENORME ajuda na revitalização do Minderico e sua possível classificação como 3ª língua nacional.
Seria OURO SOBRE AZUL. E eu acredito!!!

A Dra. Vera Ferreira tem feito um belíssimo trabalho, agora o importante é nós também fazermos o nosso. Aprender, usar, escrever e difundir a Piação do Ninhou é fundamental. Sem este passo todos os esforços serão infundados.

No próximo mês de Setembro a Dra. Vera estará em Minde com uma equipa de 4 investigadores para desenvolver mais uma fase de trabalho do projecto de Revitalização do Minderico patrocionado pela Volkswagen, e paira no ar a idéia / projecto de uma Conferência Internacional em Minde já em 2010.



É altura de Minde, os Mindericos, e pricipalmente os autarcas, começarem a olhar estes projectos com uma visão mais ampla. É necessário apoiar e acarinhar muito esta iniciativa que não pode viver só do empenho e boa vontade de alguns.

Um dos pedidos da Dra. Vera Ferreira á Junta de Freguesia de Minde, quando se foi embora da última vez, foi que colocassem as placas de Minde e algumas ruas em Minderico. Já foi iniciado algum trabalho nesse sentido? É nestas coisas que a Dra. Vera precisa de ajuda.

1 comentário:

Anónimo disse...

Peço aos meus carranchanos para no planeta 4 do quadrazal das briçaleiras jordarem a clase do touquim e não deixarem cair no gualdino a nossa piação ,vila franca que já tivessem abobrado a chaveca e que rejordem um podê de filhos do fernando ás da classe do costa ferreira,fusca cópia e até planeta 4 do quqdrazal das briçaleiras