30 maio, 2008

PEPAL 2008 - Ofertas de Estágios

No âmbito da 2.ª edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), a Câmara Municipal de Alcanena promove cinco (5) estágios destinados a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, possuidores de licenciatura ou bacharelato (Níveis V e IV) ou habilitados com curso de qualificação profissional (Nível III), que se encontrem nas seguintes condições:

- recém saídos dos sistemas de educação e formação à procura do 1.º emprego;
- desempregados à procura de novo emprego.

O prazo de formalização de candidaturas tem a duração de cinco (5) dias úteis, a contar da data de publicação do Aviso (29 de Maio de 2008) na Bolsa de Emprego Público (BEP), num jornal de expansão nacional e num jornal de expansão regional.

Para conhecer em pormenor as áreas funcionais de oferta e respectivas habilitações literárias, as condições de acesso, duração dos estágios, métodos de selecção e/ou outras informações, consulte o Aviso de Oferta de Estágios e o Despacho exarado pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcanena.

29 maio, 2008

CAORG / Conservatório de Música / Matrículas

O Conservatório de Música Jaime Chavinha vai abrir as matrículas a partir do dia 01 de Junho para o próximo ano lectivo de 2008/2009. Encerrarão a 31 de Julho.

Cursos legalizados pelo Ministério de Educação:
Flauta Transversal, Guitarra Clássica, Trombone de Vara, Piano, Acordeão, Violino, Violoncelo, Trompete, Saxofone, Percussão, Trompa.
Dispõe ainda da Escola de Dança (ballet).

Inscrições: Rua Monsenhor Michel
249 840 022 - caorg@mail.telepac.pt

28 maio, 2008

Força Especial de Combate a Incêndios Florestais

Teve início a 15 de Maio a Fase Bravo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais e prolonga-se até 30 de Junho, integrando até 1.601 Equipas/Grupos/Brigadas, até 6.625 elementos, até 1.592 veículos e até 30 meios aéreos, por todo o país. Existem também 2 Helicópteros Bombardeiros Ligeiros da AFOCELCA e as Equipas/Brigadas de outros Agentes presentes no terreno.

Os Bombeiros Voluntários de Minde integram esta força com um veículo florestal de combate a incêndios (VFCI) e uma equipa de intervenção (EI) de 5 elementos.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil apela assim aos cidadãos para, nos espaços florestais e durante este período de alerta:
-Evitarem comportamentos de risco.
-Não fazerem qualquer tipo de fogo.
-Não deitarem fósforos ou pontas de cigarros para a floresta.
-Não utilizarem foguetes nem fogo-de-artifício.

Não esquecer, que os incêndios florestais constituem uma séria ameaça à floresta portuguesa, que compromete a sustentabilidade económica e social do País.
Se avistar o início de um incêndio florestal, ligue de imediato para o 112. PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS.
Bruno Enes in "BV MINDE"



PS: No blog BV Minde, poderá ainda ver algumas fotos dos bombeiros no BTT MINDE

A rapidez das coisas

Na CM Alcanena os serviços são de uma celeridade que faz bradar aos céus. Em 2007 admitiram cerca de 50 funcionários, mas parece que este ano terão de admitir muito mais.



O caso é simples e passou-se com um munícipe de Minde.
Em 2 de Janeiro de 2008, um cidadão submeteu um requerimento à CMA solicitando resposta sobre a obrigatoriedade, ou não, de ser requerida licença para efectuar pequenas obras de reconstrução e consolidação dos interiores dum imóvel antigo que tinham sido objecto parcial de uma derrocada. Nestes casos não é preciso licença, mas o munícipe quis certificar-se.
O tempo foi passando, o cidadão foi à CMA três vezes pressionar e solicitar a devida resposta, até que no dia 6 de Maio lhe chegou uma carta com pouco mais destas palavras: não é necessário proceder a qualquer tipo de licenciamento.

Dois dias depois recebeu outra carta. Esta sobre um assunto diferente mas que lhe informava que, sob pena de coima, dispunha do prazo de 15 dias para proceder à limpeza de um terreno onde cresceram uns arbustos (a medida insere-se na legislação de Protecção contra Incêndios).

Resumindo:
Para receber uma resposta de duas linhas teve de esperar mais de 4 meses, mas para limpar um terreno, dispõe de quinze dias, mesmo chovendo ou não tendo disponibilidade actual.
Enfim, eles é que mandam. A celeridade e os prazos só funcionam num sentido.

PS: É pena que no caso do lixo no Carro Velho, essa legislação já não se aplique. O lixo, segundo os moradores, já lá existe há mais de 20 anos.

Este Verão não há banhos em Alcanena

A CM de Alcanena já tinha anunciado que a Praia Fluvial dos Olhos de Água iria estar encerrada este Verão pelo facto do mini tornado ter causado alguns estragos. Mas não sabíamos que as Piscinas Municipais de Alcanena também iriam estar encerradas este Verão, devido a uma grave rutura nos canos.
Isto é o que poderemos ler no blog do PSD Alcanena.


Noutro post, e sob o título "Desigualdades e Indiferença no país e no concelho", podemos ler alguns apontamentos de um diálogo entre a Vereadora do PSD e o Vereador da Acção Social da CMA, e passo a citar:

"Na reunião de 12 de Maio do corrente, a vereadora do PSD, entre outros assuntos, questionou o vereador da Acção Social acerca de um lamento e/ou denúncia de um munícipe da Freguesia de Minde, que, numa reunião, que ocorreu em Torres Novas, com a presença da Dra. Manuela Ferreira Leite efectuou. O munícipe em questão, a propósito da injustiça da Lei do Trabalho que não permite a um empresário falido receber subsídio de desemprego, afirmou que Minde estará a passar pela maior crise económica de sempre, havendo muita miséria e fome." (...)
Ler Mais in "PSD Alcanena"


NOTÍCIA COMPLEMENTAR :
Piscinas municipais de Alcanena encerradas
As piscinas municipais de Alcanena estão encerradas ao público devido a obras de beneficiação. A Câmara Municipal de Alcanena viu-se obrigada a suspender todas as actividades da piscina coberta para substituir as condutas de água. Segundo o vice-presidente do município, Eduardo Marcelino, as referidas obras naquele equipamento já estavam agendadas para o final do ano lectivo escolar mas devido a problemas de vazamento de água tiveram de encerrar mais cedo do que o previsto. As obras não demorarão mais de um mês, prevendo-se a reabertura ao público já no mês de Julho.
In " O Mirante"

O homem que descobriu as grutas de Sto António

Chama-se Prudêncio Carreira, nasceu na Serra de St. António, e foi este o homem que há 50 anos atrás deu origem ao próspero desenvenvolvimento turístico regional que as diversas grutas vieram a gerar. Foi ele que decobriu as Grutas de St. António.

"Aconteceu por casualidade, mas foi preciso alguma coragem, espírito de aventura e ainda uma certa falta de noção do perigo.
Em Junho de 1955, Prudêncio Carreira, então com 28 anos, descobria as Grutas de Santo António, e tudo por «culpa» de uma criança que lhe pediu para apanhar uns filhotes de gralhas que estavam num ninho à entrada "de um buraco" com cerca de 18 metros. Afinal, a tal abertura era o caminho para uma série de salas com paisagens naturais deslumbrantes que compõem uma das mais belas grutas de Portugal. Passados 53 anos da descoberta, este emigrante no Canadá continua ligado ao local, que adquiriu com alguns amigos, e do qual fala com a mesma paixão de há cinco décadas... "


Saiba toda a história deste descobrimento em "Mundo Português"

27 maio, 2008

A página da Câmara Municipal de Alcanena



Estou registado no site do Municipio de Alcanena faz algum tempo e, como tal, recebo no meu email qualquer alteração que se faça neste site. Hoje foram umas 10, talvez. Mas o que constato? Que o site não está ao serviço do concelho como um conjunto de freguesias mas apenas ao serviço da freguesia de Alcanena ou de algumas iniciativas da Câmara.

Ainda não recebi nenhum email respeitante a eventos realizados em Minde ou qualquer outra freguesia do concelho. É só, só Alcanena. Não que isso me surpreenda mas há momentos em esta dicotomia é gritante: não foi noticiado o BTT nem o passeio pedestre associado (quando este é da iniciativa da Câmara tem um grande destaque) e agora temos publicidade aos eventos do Cine-Teatro São Pedro mas a estreia da peça «a Relíquia» em Minde no próximo fim de semana não merece qualquer referência!

Quando é que esta situação muda? Porque é que o lançamento de um livro na Serra de Santo António não é noticiado no site ou um concerto do CAORG em conjunto com mais três escolas de música não merece um anûncio? Não pertencemos todos ao mesmo concelho?

Mas se o Sr. Presidente da Câmara vier a Minde, aí já temos direito a ampla reportagem, com fotos e tudo. Em Aveiro, no site da Câmara, há um link para as freguesias. No site de Alcanena nem isso. Meus senhores, MUDEM!

P.S. Oh Pedro, a partir de agora cuidado com as fotos que reproduzes. Vê lá se a Manuela Ferreira Leite não te move um processo por «utilização abusiva da sua imagem»!!!! E eu, ao reproduzir aqui a página inicial do Municipio de Alcanena, também não sei.

26 maio, 2008

Teatro em Minde. Vem aí A Relíquia

No Cine-Teatro Rogério Venâncio a azáfama é muita. No próximo fim-de-semana sobe ao palco uma nova peça de teatro do Grupo Boca de Cena. Chama-se "A Relíquia", e é uma adaptação e encenação produzida por Rogério Venâncio do célebre romance de Eça de Queiroz.

Segundo o Grupo Boca de Cena, esta peça será provavelmente a mais complicada que alguma vez levaram a cena. É uma peça com um esquema complexo de encenação, que envolve meios multimédia, e para se conseguirem os efeitos desejados, foi necessário adquirir algum equipamento electrónico, como um projector multimédia e software de controle de luzes, bem como alugar o guarda roupa. O esforço tem sido grande, e até os projectores se recorreu ao empréstimo. É o preço da arte (e da falta de apoios condignos).

A peça vai estar em exibição no Cine-Teatro Rogério Venâncio em Minde nos próximos dias 30, 31 de Maio às 21.30h, e dia 1 de Junho às 15.00h. Os Bilhetes já estão à venda no estabelecimento comercial A Relíquia, em Minde.



VAMOS TODOS LOTAR O TEATRO,
e mostrar aos senhores de Alcanena que não é necessário importar teatro de Israel para acontecer Cultura e encher uma sala (3 vezes) de público satisfeito.
Por cá, a prata da casa, mesmo com projectores emprestados e sem honras de inaugurar o S. Pedro, ainda dá cartas.
( é meia-piada, mas um pouco de picardia e bairrismo também é salutar ).

O Grupo Boca de Cena tem trabalhado no duro e espera por si.
Não os decepcione !! www.teatro.minde.eu

PSD - Ana Cohen apoia Ferreira Leite

A candidatura de Manuela Ferreira Leite à presidência do PSD tem já definida a sua estrutura de apoio no distrito de Santarém.
Além do mandatário distrital António Campos, a candidatura tem como directora de campanha Carina João Oliveira, sendo mandatário de juventude João Heitor.
A estrutura tem como mandatários concelhios Ana Cohen em Alcanena, João Lopes em Almeirim, João Brito em Alpiarça, Sónia Ferreira em Benavente, Luísa Pato no Cartaxo,...
Ler Mais in "O Ribatejo"

25 maio, 2008

O lixo no Bairro do Carro Velho

Moradores de bairro de Minde vivem há anos rodeados de lixo.
Os moradores do Bairro do Carro Velho, em Minde, estão fartos de ter à porta uma enorme lixeira particular. Há 20 anos que lutam para resolver a situação, até hoje sem êxito. Fartos da inércia das entidades competentes os habitantes prometem mostrar ao país “a vergonha da vila”. No quintal de Carlos Flor não há lugar para flores, plantas ou relva. O espaço existente está completamente preenchido com sacos e sacos de toda a espécie de lixo, que se vai acumulando há anos.



Já não têm conta as vezes que os moradores do bairro se queixaram, quer ao próprio quer à junta de freguesia de Minde e à Câmara de Alcanena. “O que está aqui em causa é uma questão de saúde pública”, diz Isabel Moreira, que vive paredes-meias com a “porcaria”. Na sexta-feira vários vizinhos de Carlos Flor revoltaram-se e confrontaram-no novamente. Querem que ele deixe de trazer lixo para a porta deles e que limpe o espaço, de uma vez por todas.

“As pessoas têm razão mas eu não tenho outro sítio onde pôr as coisas”, admite o reformado do sector têxtil, sob o olhar conformado da mulher. A O MIRANTE, Carlos Flor disse que iria acabar com a lixeira dentro em breve mas os vizinhos não acreditam. “Há 20 anos que ouvimos isso. Se ninguém o obrigar, a situação vai manter-se por outros tantos anos”, referem os moradores.

Há cerca de cinco anos, depois de um abaixo-assinado contra a situação, a Câmara de Alcanena e a Junta de Freguesia de Minde, com a ajuda dos bombeiros locais, limparam o espaço. “Foram precisos dois dias e muitos camiões do lixo para tudo ficar limpo”, afirmam os moradores, lembrando que Carlos Flor prometeu então manter o espaço asseado. Mas foi sol de pouca dura. “Logo no dia a seguir começou a trazer mais sacos. Percorre todos os caixotes do lixo da vila e acarreta dezenas de sacos para aqui, onde os abre e escolhe o que lhe convém, deixando o resto por aí espalhado”, diz Isabel Moreira, que foi obrigada a subir o muro do seu quintal, contíguo ao de Carlos Flor, para o lixo não lhe entrar em casa.
In "O Mirante"

António José Branco – CGD - Santarém

Nasceu em Minde a 18 de Março de 1965 e reside em Minde. António José Ferreira Branco é o actual director comercial de particulares e pequenos negócios da Caixa Geral de Depósitos, em Santarém, sendo responsável por 32 agências da região. Na rubrica “Três Dimensões” publicada no MIRANTE Económico de 21 de Maio, revela como construiu uma carreira a pulso e qual foi o momento mais marcante da mesma.



"Fiz a licenciatura de Gestão de Empresas sempre a trabalhar. Os meus pais não tinham possibilidades económicas para que eu progredisse nos estudos. Aproveitei a oportunidade que tive quando fui, através da tropa, para Lisboa. Tinha 20 anos, era contratado no Exército, trabalhava até às quatro e meia da tarde e à noite estudava. Fui o segundo melhor da turma. Ninguém tira um curso obrigado. Deve haver uma grande dedicação e uma vontade natural da pessoa em estudar. " (...)

Ler entrevista completa in "O Mirante"

O Novo Texas

Cuidado com os grandes passeios domingueiros.
Não se distancie muito nem se alongue nas voltas. Os processos e métodos como evoluiram os assaltos nas estradas nacionais têm sofrido grandes mudanças. Cuidado!!

24 maio, 2008

Cinema no S. Pedro

Se já não vai ao cinema à muito tempo, considere a hipótese de visitar o Cine-Teatro S. Pedro em Alcanena, pois já se iniciaram os ciclos de cinema.
Hoje poderá ver, pelas 21h30m o filme Sedução / Conspiração, que foi Leão de Ouro no Festival de Veneza 2007.

Um filme de Ang LEE, cuja acção se se desenrola em Shanghai, no ano de 1942, durante a 2ª Guerra Mundial e sob a ocupação japonesa.
É Hoje. O filme é para maiores de 18 anos, e o bilhete custa 3 euros.

Rescaldo do BTT MINDE 2008

Os comentários dos participantes não podiam ser melhores. Muitos têm sidos os fóruns e blogs da especialidade que têm referido o n/ raid e a expressão mais usada é - Cinco estrelas.
De Castelo Branco vieram uns simpáticos participantes que realizaram este pequeno vídeo e escreveram estas palavras:



O Raid BTT teve início numa encantadora zona repleta de single track's e muito verde, o Polge de Minde. Seguimos depois para a Serra em direcção a Vale Alto. Ao Km 10, fomos brindados com chuva o que tornou os trilhos muito escorregadios, tendo em consideração que o piso era repleto de pedra calcária.
O percurso teve zonas de grande beleza natural, vale a pena experimentar
Quanto à organização, os meus parabéns. Só com muito trabalho e muita dedicação se consegue, numa primeira vez, um resultado tão positivo. Tenham atenção porque os 400 deste ano serão apenas metade dos do ano que vem ;-)

Muitos meios de assistência, muita gente nos cruzamentos mais sinuosos, um bom abastecimento e pontos de água estrategicamente colocados, foram factores que marcaram pela positiva este Raid BTT de Minde.

A parte final foi também muito agradável, depois de uma descida em estrada, eu e mais dois camaradas aventuramo-nos a quase 65 Km/h, onde no final havia um ponto de controlo, e conseguir parar ... abençoados Juicy Seven ;-)
Depois foi uma descida num single track cheio de pedras e pedrinhas, até entrar na zona antiga de Minde, com um descer de escadas a lembrar o Down Town.
Melhor que isto só a imperial na zona da meta, ahhh ... missão cumprida.

RAM in : http://castelo-branco-by-bike.blogspot.com/
Nota: No menu do Youtube, o 2º vídeo é sobre o Passeio Pedestre.

Muitos mais comentários dos participantes em: http://www.btt.minde.eu/

No Blog do PS Alcanena



As Festas e BTTs têm-nos mantido entretidos, mas a política não pára.
Publicado no blog do PS Alcanena desde 7 de Maio, podemos ler a Análise ao Relatório e Contas 2007 do Município de Alcanena.

Uma exaustiva análise com muitos dados e percentagens, e que, perante um leigo, como eu, peca por ter números a mais. É certo que é uma análise sobre contas, mas excessivos dados tornam a leitura difícil de intrepretar. É a minha opinião.
O PS Alcanena conclui: "São estas as principais considerações que o Partido Socialista tem a fazer ao Relatório e Contas 2007, indiciando pelas críticas e observações assumidas, uma posição desfavorável relativamente ao mesmo."

Zona Logística de Alcanena
Já em 14 de Maio, o assunto publicado é outro. É um esclarecimento sobre a situação em que se encontra o processo da Zona Logística de Alcanena, e de certo modo, uma explicação pela tomada de posição desfavorável no caso do recente projecto da Volvo.



O processo referente á ZONA LOGÍSTICA DE ALCANENA – PORTA NORTE DA REGIÃO DE METROPOLIZAÇÃO DE LISBOA já se arrasta desde 2005, mas ninguém se mexeu para tratar do seu enquadramento legal e consequente revisão do PDM.
O esclarecimento do PS é bem objectivo, apoia a Zona Logística, mas acusa: "O município não opta pela orientação estratégica nem pelos instrumentos e procedimentos definidos na lei, contra tudo e contra todos, mesmo contra a informação e pareceres dos serviços técnicos da própria autarquia..."

Mais uma "bota" para este executivo descalçar. Mas isso só depois dos museus.
Ver http://psalcanena.blogspot.com/

23 maio, 2008

A Fábrica Luís Nascimento Silva



Estão a ser demolidas as instalações de uma antiga fábrica que nos tempos áureos deu trabalho a muita gente em Minde. Estou a falar da ex-fábrica de máquinas têxteis Luís Nascimento Silva.
O imóvel nunca teve grande valor estético (ficou sempre inacabado), e os actuais proprietários resolveram demoli-lo.
O que irá nascer naquele local? Não sei. Fala-se num condomínio fechado, e o terreno é excelente para isso, mas não sei.

O que sei é que na obra deveria existir, obrigatoriamente, afixada em local visível, uma placa identificadora da mesma, com o nº da licença, validade e nome do técnico responsável. Assim como deveria ter existido anterirmente outra placa com o pedido de licenciamento. Isso é que diz a lei.
Mas parece que neste concelho a lei não é a mesma para todos. Há sempre quem nem precise de cumprir tudo tintim por tintim. São os que estão acima da lei.

PS: Sei qu fui um pouco "mauzinho" nesta última observação, mas os exemplos devem vir de cima e as verdades são para serem ditas.
Quanto ao empreendimento? Acho excelente idéia. E como já alguém escreveu:
Parabéns aos promotores, e votos do maior sucesso!!

22 maio, 2008

CAORG: Intercâmbio musical e concerto final



O tempo não estava famoso, e o concerto agendado para a Praça 14 de Agosto, no passado Domingo, (dia 18), promovido pelo CAORG, acabou por realizar-se no Auditório Jaime Chavinha.
Recorde-se que este concerto foi o resultado de um dia de trabalho realizado através de um intercâmbio cultutal de jovens músicos de quatro escolas distintas (Soc. Filarmónica Gualdim Pais - Tomar, Banda de Música ADR - Vale Paraiso, Clube Recreativo de Cruz de Pau -Cruz de Pau, Conservatório Jaime Chavinha - Minde), e que resultou numa extraordinária actuação conjunta, com direcção de orquestra de Francisco Pinto e Helder Gonçalves.

A azáfama do BTT não me permitiu presenciar este espectáculo, que, de acordo com as palavras do meu pai: "- Fizeste mal. Foi de se lhe tirar o chapéu". "Nem parecia que estavam a tocar juntos pela primeira vez". "Houve um miúdo que foi desmontando o clarinete em 5 partes e acabou a tocar só com a palheta. Foi muito bonito".
Mesmo com a simultaniedade da transmissão da final da Taça de Portugal, a sala estava composta de público, que não regateou palmas aos artistas.

Paciência. Não estive presente, mas aqui fica o registo. Parabéns aos intérpretes e ao CAORG.

Direitos de Autor (alterado)

Como autor inicial do post em causa, tenho a esclarecer o seguinte:
  1. O problema não estava na transcrição em si, mas sim no facto de eu (JMQ) ter feito a transcrição. Se tivesse sido o Pedro Micaelo não teria havido problema.
  2. Logo não está aqui em causa um questão de direitos de autor mas apenas uma questão pessoal, que pensava ter sido ultrapassada. Lamento ter-me enganado.

O proprietário do site em questão (PNETmulher) usa e abusa da transcrição dos textos originais publicados neste blogue por mim ou pelo Pedro Micaelo, sem nossa autorização. Espero que, por uma questão de coerência, o Sr. Vítor Manuel Coelho da Silva APAGUE do Portal Minderico todos os meus textos que transcreveu deste blogue,

SEM MINHA AUTORIZAÇÂO.

Espero não mais ser obrigado a intervir nesta questão. A vida continua...

João Manuel Querido

O tíulo deste post, assim como o seu conteúdo, foi alterado pela 2ªvez, pelo que entendi fazer um pequeno esclarecimento público.

Inicialmente, o JMQ, publicou neste espaço um texto e foto retirado doutro site (PNETmulher) com referência á autora, Paula Capaz, e link para o mesmo site.
Tanto a autora, como um dos proprietários do referido site não apreciaram a idéia e, legítimamente, protestaram contra a transcrição do texto, tendo até exigido que o mesmo fosse retirado deste blog. Algo que o autor do post, JMQ, de imediato fez, tendo-o substituído pelo texto que se pode ler no fim deste meu esclarecimento.

Como já tenho referido, o Minde-Online é um blog iniciado por mim, mas não o quero para mim. Como tal, os apelos para colaboradores têm sido públicos, tendo até já sido concedidos direitos de administração do blog (iguaisinhos aos meus) a outros autores, como é o caso do JMQ, que pode até intervir na polémica questão de aprovação dos comentários.

Não quero, nem pretendo, que o Minde-Online esteja inteiramente dependente da m/ pessoa, até porque eu também tenho vida privada e profissional e as consequentes faltas de tempo e disponibilidade regular para "manter o blog em dia", como muitos já exigem. Recordo que todo o esforço é feito voluntariamente, e os voluntários não são muitos.


O que os autores dos artigos aqui publicados escrevem, ou transcrevem, é de completa responsabilidade dos mesmos, não tendo como premissa quaisquer necessidade de concordância com as m/ opiniões.

Pessoalmente, achei um pouco exageradas, mas legítimas, as reacções ao post inicialmente publicado, podendo apenas garantir que, pela m/ parte, tentarei evitar quaisquer futuras referências ao site citado.
Quanto a futuros textos da autora, já não garantirei o mesmo. Ela até é minha prima, e esse assunto ainda sou bem capaz de o resolver em família. Cumprimentos e beijinhos,
Pedro Micaelo




Paula Capaz escreve no site PNET mulher
Para todos os mindericos interessados, após o mês de Janeiro deste ano a nossa conterrânea Paula Capaz passou a escrever no site PNETmulher.
Se quiser, poderá clicar directamente aqui.

21 maio, 2008

Um sucesso (Minde ficou mais no mapa)



Excedeu todas as expectativas.
O S. Pedro ainda ameaçou com uma chuva a meio da manhã, mas não complicou muito. Felizmente foi curta e o tempo acabou por ficar espectacular para este tipo de actividades.

Vieram de todo o país e eram mais de 300 os participantes do Raid BTT MINDE (257 concluíram a prova e foram classificados). Partiram do Pavilhão Gimnodesportivo, percorreram 45 kms pelas serras, e o primeiro a cortar a meta situada na Praça 14 Agosto foi o jovem João Tiago Cancela Leal, com 16 anos, que fez todo o percurso em menos de duas horas. Até parecia fácil.

No passeio de BTT infantil foram 50 os pedalistas que deram a volta à mata, e pela vontade de alguns ainda hoje lá andavam. A caminhada pedestre reuniu cerca de 130 pessoas. Molharam-se, mas vieram satisfeitos. A organização contou com 60 colaboradores que levaram a coisa a sério, e cerca de 40 bombeiros. No almoço serviram-se mais de 500 pessoas. Queriam mais?

Alguém duvida de que este evento colocou Minde no mapa?
Então façam uma busca no Google e digitem BTT MINDE.



Por agora não me vou alongar muito mais. De positivo foi quase tudo.
Mas o que mais apreciei foi verificar e confirmar que a juventude de Minde está viva e bem viva. Quase toda a rapaziada da terra se uniu para colaborar, e foram mais de meia centena que se envolveram com grande empenho e deram o seu melhor, mostrando que sabem fazer bem feito, mesmo sem grandes recursos. Uma lição para muita gente.
Tenho orgulho em ter participado e colaborado com este grupo.

Também não posso deixar de falar nos bombeiros. Um serviço espectacular, bem planeado e com um profissionalimo que eu desconhecia em tão elevado nível. Nota máxima.

Enfim, melhor não podia correr. Ou por outra: poderia correr muito melhor caso houvesse mais empenho e vontade política, mas...
Mas hoje não vou para esse lado. Fica para quando eu estiver mais rabujento.

Parabéns a todos os que contribuíram, (e continuarão a contribuir), para este projecto. Parabéns a Minde, e... VIVA O NATURA MINDE !


16 maio, 2008

Brochura BTT MINDE 2008



Todos as participantes no BTT MINDE 2008 irão receber uma brochura com título de participação, várias indicações sobre a prova, assim como uma descrição sumária do PNSAC e claro, alguns apontamentos sobre Minde.
O BTT MINDE não é só bicicletas. Também a organização se preocupou em divulgar a n/ terra. Colabore você também. Vamos fazer deste evento uma festa e receber os 350 participantes já inscritos com muita hospitalidade. Eles merecem e Minde também.

ACIS promove esclarecimentos sobre o QREN

A Associação Comercial de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã (ACIS) vai realizar na próxima sexta-feira, dia 16, duas sessões de esclarecimento sobre os incentivos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
A primeira sessão da iniciativa, feita em colaboração com a empresa de consultadoria Scalconsult, realiza-se às 15 horas, no auditório da Caixa Agrícola de Torres Novas. A segunda sessão está marcada para as 17h30 e decorrerá no auditório municipal de Alcanena.
In "O Mirante"

Alguém o viu ?

Procura-se!
Em terras lusas chamam-lhe Sol, mas, noutras paragens, há quem o apelide de Sun, Soleil, etc. Não se tem visto nestes últimos dias e encontra-se desaparecido. È urgente a sua captura até ao próximo fim-de-semana. Se alguém souber do seu paradeiro e o colocar no devido lugar, dão-se alvíssaras. Vamos todos ser positivos, e gritar bem alto:
SOL... aparece, please!!

15 maio, 2008

Passeio Pedestre

Se S. Pedro colaborar, o evento BTT MINDE 2008 será provavelmente o maior evento velocípede jamais realizado em Minde e quiçá no concelho. O nº. de inscrições já efecuadas (+ de 300) leva-nos a pensar assim.

Mas a organização quer mais. Pretende que este passeio pela nossa mata, o Polge de Minde, se torne histórico e seja uma vesdadeira festa em contacto com a natureza.

Não necessita de inscrição e basta aparecer até às 9h15m junto do Pavilhão Gimnodesportivo de Minde. A sua saúde agradece-lhe.

O Passeio terá aprox. 7-8 kms através das nascentes do Polje de Minde e será conduzido por especialistas que explicarão todo o processo natural que origina o chamado "Mar de Minde". A organização oferece apoio logístico, abastecimentos líquidos, e assistência de prevenção socorrista.
Todos os que pretenderem integrar o mega-almoço, em conjunto com o bttistas, terão de se inscrever antes da partida, mediante o pagamento de 8 euros.

Em Alcanena estará um autocarro disponibilizado pela CMA (8h30m), junto aos Paços do Concelho, para quem desejar deslocar-se a Minde.

A organização informa que existem intenções de muitos acompanhantes dos BTTistas integrarem este passeio, pelo que solicita a toda a população de Minde que PARTICIPE, COLABORE E RECEBA EM CLIMA DE FESTA todos os que nos visitarão.




MEXA-SE. A SUA SAÚDE AGRADECE

14 maio, 2008

Festa Natura Minde e BTT

No próximo Sábado (17 Maio) pelas 16h, irá realizar-se na Praça 14 de Agosto a Festa de Apresentação do grupo Natura Minde.

Um Porco Assado no Espeto será o manjar dos convivas que poderão recordar outros tempos com Jogos Tradicionais.
Chinquilho, Cavilha, Pinhada, Lenço, Jogo das Cadeiras e da Corda são alguns dos jogos onde poderá mostrar a sua destreza.
Desde já, fica convocado!

JUNTE-SE a NÓS e DIVIRTA-SE...!!!




Aumentado o Limite de Inscrições
Já está ultrapassado o limite inicial de inscrições que se cifrava em 300.
Devido ao grande pedido de inscrições nos últimos dias, a organização decidiu conceder mais 100 inscrições, aumentando o nº limite para o máximo de 400 inscrições.
Ver lista de INSCRITOS

Para o BTT Infantil ainda existem umas vagas, mas não muitas...
O Passeio Pedestre não necessita de inscrição, mas, se pretender almoçar terá que se inscrever no início do mesmo. Ver toda a informação em http://www.btt.minde.eu/

SEGURANÇA
A organização simultânea destes três eventos, origina uma complexa estrutura e com um cuidado plano de segurança que vai trazer a Minde várias cooperações de bombeiros especializados e equipados para este tipo de eventos.
Em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Minde, a organização elaborou um pormenorizado plano de segurança e assistência em caso de acidente, que envolve um helicóptero, várias ambulâncias e Motos Quad.


A chegada do Raid BTT 45 km e do Mini BTT está programada a partir das 11h na Praça 14 de Agosto, pelo que a organização convida toda a população a estar presente e a receber os campeões do pedal em clima de festa. Temos de mostrar que Minde sabe receber.
Em comunicado, a organização está a solicitar que os automobilistas não estacionem viaturas na zonas por onde circula a chegada da prova (Igreja - Escadinhas - Rua Dr. Totta e Praças Alberto Guedes e 14 de Agosto).
Informa ainda que nestas zonas existirão alguns condicionamentos de trânsito no Domingo de manhã, pelo que pede desculpa pelos incómodos e solicita a devida compreensão.

13 maio, 2008

CAORG - Concerto na Praça 14 Agosto

Se o fim-de-semana passado já foi agitado em termos de festas e eventos, o próximo não vai ficar atrás. Para além da churrascada na Praça de Agosto no Sábado, e da chegada do BTT no Domingo, a Praça 14 de Agosto vai ainda ser palco no Domingo de um interessante concerto musical às 18.30h, organizado pelo CAORG.

18 Maio (Domingo)
O CAORG vai promover um Intercâmbio de jovens músicos de quatro escolas e colectividades:

Soc. Filarmónica Gualdim Pais
Tomar
Banda de Música ADR "paraíso"
Vale Paraiso
Clube Recreativo de Cruz de Pau -
Cruz de Pau
Conservatório Jaime Chavinha
Minde

Os trabalhos começam às 10 horas e culminam com um concerto na Praça 14 de Agosto pelas 18,30 horas.
O concerto será feito pelos alunos das quatro escolas participantes, com direcção de orquestra de Francisco Pinto e Helder Gonçalves.

Peregrinar com segurança



Não tem sido a loucura de gente do ano passado, mas por Minde tem passado grande parte dos peregrinos que se deslocam do sul do país. Por cá passa o o designado Caminho do Tejo, que integra os Caminhos de Fátima, cujo projecto visa tirar os peregrinos da estrada.

E Minde é um importante centro de acolhimento. Muitos já conhecem a hospitalidade que Minde tem demonstrado, ao longo dos anos, no acolhimento das pessoas que se deslocam a pé, e o Pavilhão Ana Sonsa, os Bombeiros e o Pavilhão Gimnodesportivo têm sido autênticos centros de acolhimento.
É uma boa imagem que Minde tem dado, mas que poderia ser melhor explorada, em termos de divulgação da terra, à semelhança do que se passa em Espanha junto a Santiago de Compostela.

(Já o ano passado escrevi o mesmo, mas nunca é de mais relembrar)



Centro Nacional de Cultura marca caminhos alternativos à Estrada Nacional 1, para quem ruma a Fátima vindo de Norte ou de Sul.
Muitos são os peregrinos que rumam ao Santuário de Fátima para a peregrinação de Maio. Uma prática com muitos anos que ocasionalmente é denunciado pela falta de segurança que se encontra no caminho.

Percebendo que os peregrinos circulam por Estrada Nacional com “barulho, perigos, a inquietação e os gases de escape”, o Centro Nacional de Cultura desenvolve um plano nacional – Projectos Caminhos de Fátima, para encontrar caminhos mais tranquilos, “dentro do possível de terra batida, no meio da natureza, ou em estradas com menor circulação possível”, explica à Agência ECCLESIA, Lourenço de Almeida, Vice-presidente da direcção do Centro Nacional de Cultura.
Este projecto prevê o caminho do Caminho do Tejo - 126 quilómetros que ligam Lisboa a Fátima, “já em funcionamento há cerca de cinco anos”, o caminho do Norte, “disponível dentro de um mês” e os caminhos do Oeste e de Leste.
Apesar de o primeiro caminho disponível dentro deste projecto ter sido o do Tejo, o caminho do Norte ganha grande destaque. “Cerca de 60 a 70% dos peregrinos a caminho do Santuário de Fátima são oriundos do Norte”, afirma Loureço de Almeida.

Apesar da resposta alternativa, muitas são as pessoas que optam ainda pela Estrada Nacional que liga Lisboa a Fátima. Lourenço de Almeida explica que o ser humano é um animal de hábitos, mas acredita que a pouco e pouco a segurança será uma mais valia, sem esquecer as possibilidades que um “caminho natural desperta num peregrino”.

Todo sinalizado, o Caminho do Tejo sai do Parque das Nações, segue paralelo ao rio e inflecte para “dentro, rumo a Fátima”. Encontra-se marcado com marcos, azulejos e setas azuis.
Este projecto contou com a ajuda das nove autarquias no trajecto e também com os Bispos das dioceses do itinerário.

Lourenço de Almeida explica que na delimitação do caminho, são considerados percursos que prevejam a passagem por localidades que disponibilizem locais de descanso e apoio para os peregrinos.
A parceria com as Câmara Municipais é essencial não só para a preservação do caminho, mas também para a promoção da segurança.
Algumas são mais sensíveis à promoção, explica Lourenço de Almeida, mas “noto que cada vez mais há sensibilidade e reconhecimento da necessidade de promoção de alternativas seguras”.

Para a delimitação do caminho do Norte, numa extensão de quase 200 quilómetros “concluído em 95%”, o CNC conta com o apoio de 14 autarquias.

Peregrinos contam com apoio da AMI
Mais uma vez este ano, o Gabinete de socorrismo da AMI volta a apoiar os peregrinos que rumam ao Santuário de Fátima durante o mês de Maio.

Uma equipa com cerca de 26 voluntários está disponível para zelar pela integridade física e emocional dos peregrinos que, até 13 de Maio, se dirigem à pequena localidade do centro do país.
Constituídas por médicos, enfermeiros e massagistas, as equipas de socorristas da AMI disponibilizarão aos peregrinos, um pequeno Hospital de campanha (em Alcanena) e uma viatura de apoio, para além de todos os equipamentos médicos necessários.

Os socorristas da AMI contam, nesta iniciativa, com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena, dos Bombeiros Voluntários desta localidade e da GNR.
In "Agência Eclésia"

12 maio, 2008

Festa do Divino Espírito Santo 2008



Missão cumprida. A rapaziada do ano 68 já está despachada. Para o ano vêm outros.
Sábado foi o prato forte com o Pavilhão Ana Sonsa completamente cheio.
O Grupo Sideways abriu a noite, e a banda da Soc. Musical Mindense preencheu a hora de Jantar. Seguiu-se a excelente actuação da orquestra Xaral's Band que abrilhantou um baile como há muito não se via cá pela terra. Um serão agradável que, para alguns, durou até de madrugada, e todo "fabricado pela prata da casa". Parabéns !!!



Este ano, a comissão de festas alterou ligeiramente o percurso tradicional da procissão. No Sábado não incluíu a tradicional subida ao Alto Pina. A população local não apreciou muito a idéia. Ouvi um respeitável cidadão da zona comentar:
"Há mais de 70 anos que vejo a procissão passar por aqui. Agora que não vivem aqui os ricos, isto já não interessa. Só mudam o que dá interesse a alguns. Enquanto não voltarem a pôr aqui a procissão não vou mais a festa nenhuma."

Julgamento do caso do aluno agressor

Tribunal de Alcanena dá medida tutelar educativa a menor que bateu em idosos.

O Ministério Público propôs que fosse aplicado ao jovem um programa formativo com acompanhamento por parte do Instituto de Reinserção Social.
Manuela Gameiro Marques levou duas bofetadas que a deixaram a sangrar. António Exposto recebeu um pontapé no estômago dentro das instalações da escola onde trabalhava, em Minde. Os factos aconteceram em 2005 e em ambos os casos o agressor foi o mesmo – um menor problemático que na terça-feira foi presente ao Tribunal de Alcanena e que por ser inimputável saiu em liberdade, apenas com uma medida tutelar educativa.

O rapaz alto e magro que compareceu na terça-feira perante a juíza respirou de alívio quando ouviu o veredicto. E o sorriso que esboçou levou à revolta das vítimas das suas agressões. “Este país não tem justiça, tem é cada vez mais ladrões”, desabafou uma das testemunhas dos queixosos, chamadas ao tribunal “para perder apenas o dia”.

Após uma hora de espera, a juíza Raquel Pinheiro mandou chamar o jovem e os pais à sala de audiências e explicou-lhes que os actos cometidos pelo jovem seriam susceptíveis de serem considerados como crimes caso ele não fosse menor - à altura dos acontecimentos, em 2005, tinha apenas 14 anos. “Por isso este não é um processo-crime mas um processo tutelar educativo”, referiu a juíza.

Nesse âmbito, o Ministério Público (MP) propôs que fosse aplicado ao jovem, como medida tutelar educativa, um programa formativo com acompanhamento por parte do Instituto de Reinserção Social, organismo que durante um ano passará a ser a “sombra” do menor. “Mais gravoso que esta medida só o internamento e neste caso ele não se justificará”, salientou Raquel Pinheiro, perguntando aos pais e ao jovem se aceitavam o proposto pelo MP.

Após a anuência dos pais, a juíza dirigiu-se ao menor e explicou-lhe que aquela medida é a derradeira tentativa que o jovem tem. “O caminho que trilhou até aqui não o leva a lado nenhum e olhe que depois das medidas cautelares vêm os processos-crime. Por isso veja lá o que faz a partir de agora, que esta sorte não lhe bate mais nenhuma vez à porta”.

Sorte a mais, consideram as vítimas das agressões de Márcio. Em Março de 2005 o jovem então aluno da escola C/S de Minde começou por provocar verbalmente António Exposto, funcionário do estabelecimento então com 68 anos. E como não retribuiu as provocações, o jovem acabou por lhe dar um pontapé no estômago e só parou depois de ter sido agarrado por dois outros funcionários. O conselho executivo da escola aplicou alguns dias de suspensão e o jovem acabou por ser transferido para a escola de Alcanena.

No mesmo ano, numa rua da vila, Manuela Gameiro Marques, também com 68 anos, passeava na rua quando começou a ser seguida pelo jovem. “Só me chamava bruxa velha”, diz a idosa, adiantando que quando parou na berma da estrada, esperando pelo marido, levou duas bofetadas tão violentas que acabou a sangrar. Depois de terem apresentado queixa na GNR, os idosos foram ao hospital de Torres Novas e posteriormente encaminhados para o gabinete de medicina de Tomar para realizar exames.

“Não vale a pena apresentarmos queixa. Perdemos o nosso tempo e os criminosos é que vão soltos, prontos para fazer mais coisas destas”, critica António Exposto, enquanto representantes de duas empresas da zona, que apresentaram também queixas contra o jovem por assaltos às suas casas, abanavam a cabeça em sinal de aprovação.
Margarida Cabeleira in "O Mirante"



OBS: (Novelas da Vida Minderica)
Na edição nº 599 (Março 2008) o Jornal de Minde noticiou:

"Violência nas escolas ... também em Minde
Tivemos conhecimento de que vão ser julgados no Tribunal de Alcanena no próximo dia 6 de Maio casos de violência na nossa Escola – agressão de um aluno a funcionários."


O Conselho Executido do Agrupamento das Escolas de Minde não apreciou a notícia e exerceu o direito de resposta, condenando a atitude do Jornal de Minde e do seu redactor chefe.
O JM respondeu que o citado redactor (Prof. Abílio) não teve nada a ver com a notícia e acrescentou "achamos é que talvez não valesse a pena gastar tanta cera com tão ruim defunto!"
Ver notícia no "Minderico"

10 maio, 2008

Festas do Divino Espírito Santo

Do programa pouco sei, e cartaz ainda não vi nenhum. Também ainda não descobri nada escrito sobre a maior festa religiosa que se realiza em Minde, mas sei que é este fim-de-semana.
O programa é "caseiro", mas não deixa de ser muito interessante. Destaque para a estreia da Orquestra Xaral´s Band na primeira actuação em espectáculos públicos, e para o habitual concerto da banda da Soc. Musical Mindense.

Entretanto a Comissão de Festas editou um livro. É o Livro das Orações.
Do Jornal de Minde copiei este pequeno texto:
"A tradicional festa do Divino Espírito Santo vai celebrar-se a 10 e 11 de Maio. A Comissão acaba de pôr à venda um livro – colectânea de Orações, algumas de cariz antigo e popular.
Sirva ele de manual, onde a família encontre um estímulo para a oração em comum!"

In "Jornal de Minde"

BTT - Voluntários precisam-se

Já no início da semana aqui o referi, mas nesta fase do campenotato, vamos mesmo precisar da colaboração, principalmente, da malta nova de Minde.

As inscrições no BTT já chegaram às 250 e a organização está convicta que atingiremos o limite máximo previsto: 300 inscritos.
Estou certo que vai ser um êxito estrondoso em termos de participação, mas para que o êxito se confirme em termos organizativos, precisamos de muitos VOLUNTÁRIOS no dia da prova.

Se quiseres colaborar, junta-te a nós e comparece na reunião de hoje, Sábado, às 17 horas na sede do VFCM.

Visite o site www.btt.minde.eu onde poderá consultar a lista de inscritos e localidades de origem. Inscreva-se também!!!

Adeus, Primo Abilio

Súbitamente, e quase sem ter tempo de se despedir, o Sr. Abilio Almeida Martins, deixou-nos. O funeral foi ontem.
Ainda na passada edição de Janeiro, O Jornal de Minde publicou uma interessante entrevista ao Sr. Abílio, aquando da comemoração dos seus 70 anos de casamento. Como homenagem a uma pessoa de quem gostava, aqui fica um excerto do artigo, com as m/ condulências à familia.



"Não é vulgar um casal ter oportunidade de celebrar os seus 70 anos de casamento.
Mas aconteceu entre nós no passado dia 18 de Dezembro.
Os noivos de há 70 anos foram o Sr. Abílio Almeida Martins e sua esposa D. Maria Olímpia Almeida Ferreira, que casaram a 18/12/1937.

Abílio Almeida Martins nasceu a 9 de Fevereiro de 1914, frequentou a escola primária até à 3ª classe, ajudou a mãe que ficou viúva muito cedo e depressa se lançou na vida dos negócios. Vendeu mantas, comprou camisolas em Lisboa a 12 escudos que vendeu no Cadaval por 50, fabricou açoreanas, deu início à empresa Abalmar, investiu no ramo têxtil em Angola, depois esteve ligado a uma empresa de construção, e, em 2003, ainda sonhava com uma pousada na pena do Raio, segundo se informa em Passeios Mindericos - nosso número 548, de Agosto 2003.
E, no meio de tudo isto, ainda sofreu um grave acidente nas Moitas, em 1940, do qual veio a ficar com 65% de deficiência.

Mas talvez o mais singular da sua vida é que escreveu a carta a pedir namoro a D. Maria Olímpia quando tinha apenas 9 anos – digamos que dois meses antes de fazer os dez.
A Maria Olímpia, nascida a 4 de Novembro de 1915, só lhe deu a resposta treze anos mais tarde, mas provou-lhe que guardara a carta durante todos esses anos, mesmo tendo deitado fora outras que lhe foram dirigidas a fazer a mesma proposta."
(...)

A. Nogueira na edição de Janeiro 2008 do "Jornal de Minde"