30 abril, 2008

Hoje há baile

É o Baile da Mangueira.
Agora que o Verão se aproxima há que verificar o equipamento e preparar as mangueiras para os calorosos incêndios que se avizinham. Há fogos, que só mesmo à mangueirada. Homem prevenido vale por dois, e quem melhor que os bombeiros para organizar a festa da mangueira. Aliás são eles que têm as mangueiras maiores.
Hoje é dia de baile. Vamos todos mangueirar um bocadinho. - 30 Abril - 22 horas - B. V. MINDE -
.
PS: O texto não é do Quim Barreiros, mas o Zé Cabra vai fazer a música

29 abril, 2008

O comboio de Minde

Acabadinho de sair do Carsoscópio, perguntei aos meus amigos: não se importam de parar em Alcanena e ver uma exposição sobre comboios?

Claro que as crianças disseram logo que sim. Primeiro problema: encontar o local da exposição. Não há uma única tabuleta a indicar o Pavilhão Multiusos. Nem na rotunda onde começa a estrada para Minde, onde efectivamente está o Pavilhão. Comentário de alguém - isto é para as pessoas de Alcanena.

A Exposição consistia em alguns documentos relativos ao antigo ramal de Torres Novas a Alcanena, muitas fotografias de máquinas, alguns objectos antigos utilizados pelos ferroviários e a única coisa que entusiasmou os miúdos - uma linha de comboio em miniatura, com vários comboios em andamento.

No fim, uma surpresa: um espaço intitulado «o comboio de Minde». Que não era nem mais que um comboio também em miniatura da colecção do Sr. César Augusto Mengas Santos e que soubemos agora, foi doada por ele ao CAORG para exposição no futuro Museu Roque Gameiro.

Obrigado Sr. César.

28 abril, 2008

Master Class com Trevor Wye

Master Class em Flauta Transversal
O CAORG - Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro promove, de 1 a 3 de Maio de 2008, um Master Class em Flauta Transversal, com o professor Trevor Wye.
Um músico de renome internacional, com uma vasta experiência e com um enorme currículum mundial. Para uma idéia sobre a actividade deste mestre britânico, professor Trevor Wye, aqui fica a agenda deste início de ano:

OVERSEAS CONCERTS AND CLASSES - 2008
* Holland, Amsterdam. Feb 29, March 1- 2. Three-day class for teachers.

* Japan, Osaka, Master Class. Saturday 22nd March. 2-5pm
* Japan, Kyoto. Carnival Concert. 24th March. Trevor Wye, Yu Kurata and Kaeko Suzuki.
* Japan, Kyoto. 25th March - 1st April. Master Class.
* Portugal, Minde. 1- 3 May. Masterclass.
* USA, Morgantown, West Virginia. 21st - 28th June, Master Class
* France, Nice. 10th August. Carnival Concert
* Programme Director, August 21st - 24th.. BFS Convention, Manchester
* Taiwan, Taipei,. Concert 31st August.
* Taiwan, Taipei. Master class 1-7th September
* USA Concert tour. October



Hello, Minde! I’m Trevor Wye! I’ll be with you at 01 MAI
Visit my web site - www.trevor-wye.com .... & vídeos »»»

Visita ao Carsoscópio

No passado Sábado fui visitar o Carsoscópio, juntamente com alguns casais amigos e respectivos filhos. Fiquei satisfeito. Penso que todos ficaram com uma percepção geral do que é uma zona cársica. Claro que há algumas arestas a limar, sobretudo omissões ou algumas inverdades a retirar. Mas recomendo a sua visita a todas as pessoas, sobretudo às familias que tenham filhos na faixa etária até aos 14 anos.

Vamos então detalhadamente analisar o equipamento:

Primeiro aspecto: o itinerário. À saída da autoestrada, no cruzamento para Alcanena ou Torres Novas, já devia estar colocada uma placa informativa. Depois na primeira rotunda, a placa indicadora está mal colocada, deveria indicar a esquerda na primeira saída e não a direita na segunda saída. Em Alcanena, há uma rotunda não sinalizada. Um casal chegou atrasado e quando passou por Alcanena tive que dar-lhe indicações por telemóvel. Também a estrada municipal até à ponte do Alviela poderia ser melhorada e alargada.

Entramos. O funcionário que vendia bilhetes (manuais!!!) não avisou as pessoas que crianças pequenas não poderiam ir para o simulador, o que causou problemas às monitoras de serviço, nomeadamente quando um pai que não pertencia ao grupo cismou que tinha pago os bilhetes e os filhos (com uns 3-4 anos) tinham direito a ir no simulador. Não sei se foram ou não porque essa família foi colocada noutra visita guiada. Daqui depreendi que:

  • O funcionário tem de avisar os pais dessa restrição ANTES de vender os bilhetes ou um aviso deve ser colocado na recepção.
  • As monitoras têm que ser mais firmes quanto à observação das regras. No Eurodisney ninguém questiona a altura das crianças. Ou têm ou não têm.
  • Deveria haver à entrada do simulador uma régua vertical para verificar a altura das crianças.

Uma palavra especial para as duas monitoras de serviço. Foram muito simpáticas e já possuiam conhecimentos além da média sobre o assunto.

O simulador está muito bem conseguido. O filme a três dimensões ainda está melhor (gostei mais). O conteúdo (quer do que é passado no simulador quer do filme) é que, cientificamente, poderá ser melhorado:

  • Não é verdade que no Maçiço Calcário Estremenho o Alviela seja a única nascente permanente. O Almonda também o é. O rio Lena e o Lis também o são. Sobretudo a omissão do rio Almonda é gritante.
  • Os locais onde foram encontradas pegadas de dinossauros poderiam ser assinalados num mapa. Todas as pessoas que iam comigo me perguntaram onde foram encontradas e se eram visitáveis. E não me estou só a referir apenas às pegadas junto de Fátima.
  • Também na referência aos nossos antepassados do paleolítico que habitaram na região se aplica a mesma omissão. Onde foram encontrados vestígios da sua presença? Na gruta do Almonda, na gruta da Marmota em Moitas Venda, etc.
  • Ainda falando das grutas, só são referidas duas: a gruta do Alviela e o Algar da Pena. Um leigo poderá ficar com a sensação de que é necessário um capacete para visitar as grutas! Poderiam falar das grutas abertas ao público: Mira de Aire, Santo António, Alvados, Moeda.
  • Mostram-se imagens das nascentes do Alviela em momentos de grande pluviosidade, mas não se aproveita para se explicar porque são chamadas de «Olhos de Água».
  • Também o polje de Minde-Mira de Aire é pouco destacado. Não se explica a palavra «polje», não se mostra a imagem do polje completamente inundado e com ondas, não se refere que faz parte da Rede de Zonas Húmidas. A perspectiva mostrada (a partir de Mira de Aire) não é a melhor pois a poente a inundação do polje é menor, por ser mais elevado aí.
  • Ligado ao ponto anterior, no filme mostra-se num mapa a localização das nascentes temporárias do polje de Minde (até a Contenda!) mas o texto não as explica, passando despercebidas.
  • Esqueceram-se de dizer que ele é de origem tectónica, existe uma falha por onde o polje tem deslizado ao longo dos séculos. Tive que passar pelo miradouro do Caruto para explicar o que era o polje e como tinha sido criado. Os meus amigos não tinham percebido. Mais uma vez, a importância do polje é «desprezada».
A parte dos morcegos foi a menos conseguida, talvez porque dois equipamentos estavam avariados. O «labirinto» poderia ser maior e não ser visto do exterior (porque não uma verdadeira câmara escura?) falta a simulação de um sonar para ver como os sons emitidos pelos morcegos são reflectidos e dão a indicação de distância e direcção. A monitora por acaso tinha um morcego embalsamado que serviu para mostrar a REAL dimensão de um morcego.

O saldo é positivo, o restaurante (que já conhecia) é muito bom, com preços acessíveis e serviço atencioso. Se melhorarem alguns pequenos aspectos e fizerem uma nova versão, sobretudo do filme, ficaremos todos a ganhar.

P.S. Se eu estou a ser incorrecto nalgumas observações, p.f. digam. Não quero ser injusto.

Discursos da oposição no 25 de Abril

Ambos os blogs dos 2 partidos da oposição, PS Alcanena e PSD Alcanena, já publicaram os discursos nas Comemorações do 25 de Abril.

Hugo Santarém foi quem discursou pelo PS e optou por um discurso mais tradicional nesta data histórica, relembrando Abril, as forças armadas, Salgueiro Maia, etc. Falou dos 34 anos de democracia, do papel dos portugueses no mundo, do futuro que iremos enfrentar, e da acção no PS no governo central. Apelou à juventude e até relembrou John Kennedy com “não perguntes ao teu país o que ele pode fazer por ti, pergunta antes a ti o que podes fazer pelo teu país”.

Ana Cláudia Cohen Coelho é quem assina o discurso pelo PSD. Evocou o espírito de Abril, falou da crise nacional e apelou à reflexão para algumas políticas que estamos a seguir. Teceu críticas ao governo central e aproveitou o momento para colocar em cima da mesa muitos assuntos da politica local levada a cabo pelo actual executivo, como o Museu do Curtume, Carsoscópio, etc., etc., com as habituais críticas.
E digo aproveitou o momemto, porque, segundo a autora, este ano, pela primeira vez, numa atitude anti-democrata, a CMA retirou das próximas cerimónias da Comemoração do Aniversário do Concelho (dia 8 de Maio), a sessão solene onde era dada a palavra aos partidos da oposição para se pronunciarem sobre o mandato autárquico.


PS ALCANENA ........................ PSD ALCANENA

27 abril, 2008

Há meia dúzia é mais barato

Deve ser este o entendimento dos n/ autarcas quando pensam em publicar as actas das reuniões do executivo. Têm muito trabalho e falta de funcionários, de modo que tem que ser assim.
Já o ano passado assim foi , e agora decidiram presentear-nos com mais meia dúzia de actas. Desde o princípio do ano.

O que é que elas dizem? Não sei, pois ninguém se vai dar ao trabalho de passar meio-dia a ler tão interessantes documentos. Aliás, deve ser esse o objecto real da CMA. Quem é que tem interrese em saber o que é que os digníssimos decidiram em Janeiro? Assim é tudo muito mais cómodo e evitam-se críticas.
E mesmo assim, foi preciso a oposição (PSD) começar a revelar o que se passa para que publicassem esta meia-dúzia.
Quanto às actas da Assembleia Geral? Bem, essas continuam secretas. Em 2007 não publicaram ainda nada (estarão há espera de arranjar número suficiente para meia-dúzia?), e nos últimos quatro anos publicaram quatro.

Bom exemplo seria seguirem os n/ vizinhos de Torres Novas que, nos dias imediatos às reuniões publicam logo os resumos dos assuntos mais importantes. Mas, provavelmente, em Alcanena devem pensar que Torres Novas não é exemplo para nada.

E cá vamos indo, cantando, rindo e aplaudindo estes Independentes do Concelho de Alcanena que acabaram de festejar e comemorar 34 anos do 25 de Abril. É só Democracia !!!

25 abril, 2008

Continuar Abril


NÃO BASTAM AS COMEMORAÇÕES.É TEMPO DE CONTINUAR A REVOLUÇÃO

Protestos e lamentações

Sobre a última reunião do executivo (ver post Contas da Câmara de Alcanena aprovadas sem a bênção da oposição), o jornal "O Mirante" escreveu:
«Os argumentos da vereadora socialista irritaram o presidente que não poupou críticas a Fernanda Asseiceira (PS). Luís Azevedo (ICA) diz que o município que dirige “caminha solitário” no que refere a apoios por parte do governo. A indignação do presidente deve-se ao facto do autarca ter solicitado, por diversas vezes, audiências com elementos do governo de diferentes ministérios e de “nunca ter obtido sequer uma resposta».
Hoje, 25 de Abril, no referido post, foi deixado o seguinte comentário "Anónimo" :

"Bem pode o senhor presidente protestar à vereadora do PS por não ser recebido por ninguém do governo. Ele sabe muito bem porquê."

Ainda no passado dia 19 de Abril esteve em Alcanena o Ministro Vieira da Silva que, quando questionado por uma pessoa presente no encontro, se alguma vez o Sr. Presidente da Câmara o tinha contactado ou solicitado uma reunião, afirmou que nunca foi contactado por ele.
Não esquecer que o Ministro faz parte da Assembleia Municipal e quando vem às reuniões (nem sempre pode vir por razões compreensíveis) poderia ser aproveitada a sua presença como uma mais valia para eventuais contactos com o Governo, já que ele não o quer fazer à Vereadora/Deputada para não lhe dar muita importância e protagonismo.

É, portanto, mais fácil vitimizar-se. Mais fácil e proveitoso porque foi com esta do coitadinho que ele venceu as primeiras eleições quando concorreu pelos ICAS. Coitadinho, as pessoas são tão más para si não é sr. presidente? Não sabem é que você é vingativo e pune descaradamente quem não o apoiou, não é? Mas já está a pagar por isso. Deus tarda mas não falha.
Comentário Anónimo

24 abril, 2008

Nova colaboradora do Minde-Online

Este blog tem um novo colaborador. Ou seja, uma colaboradora, porque se trata de uma senhora.
É natural de Minde, assina com ACSQM, e a sua identidade fica reservada para quando ela entender revelar.
Que seja bem-vinda a esta mini-equipa de "carolas", e desde já ficamos à espera dos seus primeiros escritos. Welcome !!

PS: Como já escrevi à algum tempo:
Se alguém lhe quiser seguir o exemplo, terá de concorrer, submeter-se a exames físicos e psicotécnicos, saber falar oito línguas e integrar um curso intensivo de preparação psicológica. Terá de mostrar a ficha criminal, boletim de vacinas e cópia do IRS dos últimos 5 anos. Depois...
Estou a brincar. Basta contactar-me!!!
(eu consigo umas "cunhas")

Ainda não foram ao Carsoscópio?

O último Centro Ciência Viva situa-se na nascente subterrânea do rio Alviela em Alcanena, no Maciço Calcário Estremenho (na A1 sair em Torres Novas). Intitula-se Carsoscópio, o que significa o observatório do carso (carso é a adaptação para português da palavra karst, o nome da esburacada região eslovena que serve para designar todo o modelado calcário). Todas as palavras com sufixo «cópio» têm a ver com o acto de observar - microscópio, telescópio, etc)
O edifício moderno e acolhedor, que se ergue logo acima da praia fluvial, reúne três secções:

  • o Geódromo, um filme de realidade virtual sobre o maciço calcário e as suas nascentes, com tecnologia de cadeiras móveis como há nalguns parques de diversões.

  • o Climatódromo, um filme a três dimensões para ver com óculos especiais sobre o clima da região, em particular as precipitações que estão na origem da grande nascente (à saída está um módulo interactivo exemplifica o ciclo da água)

  • o Quiroptário, uma galeria sobre morcegos com interessantes módulos, nomeadamente um capacete para ecolocalização que permite ao visitante imitar um morcego. Apesar de toda a tecnologia visual, o Quiroptário pareceu-me a parte mais interessante. A informação sobre os quirópteros era correcta e adequada à idade dos jovens, que são os principais destinatários, e as monitoras eram bastante simpáticas.

O visitante não deve esquecer-se de dar uma volta por fora do Carsoscópio para ver o canhão ("canyon") escavado pela fúria das águas. Há excursões guiadas a esse belo recanto do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeeiros, assim como a outros. E também, já que se encontra nessa zona, o visitante pode visitar grutas turísticas como as de Mira de Aire, com curso de água subterrâneo (apesar de haver comunicação de água, não se conhece uma comunicação penetrável pelo homem até à Nascente, ou Olhos de Água, do Alviela) ou, menos turísticas, como o Algar do Peno. A região faz as delícias dos espeleólogos e dos admiradores deles!

O Geódromo dá uma ideia da exploração subaquática da nascente, uma exploração que não está acabada. No ano passado uma expedição da Sociedade Portuguesa de Espeleologia, com um mergulhador polaco, permitiu atingir um recorde de profundidade de 130 metros abaixo da superfície, sem se atingir o fundo da cavidade (ver em baixo mapa da cavidade). Este tipo de exploração é extremamente perigoso, tendo custado a vida, embora noutros locais, a alguns exploradores mais afoitos. Vale a pena lembrar que uma nascente semelhante, mas ainda maior, é a Fonte de Vaucluse, no Sul de França, onde o lendário Jacques Yves Cousteau mergulhou até -46 metros, o temerário espeleonauta alemão Jochen Hasenmayer desceu até -205 m e um engenho telecomandado atingiu o fundo do sifão a -305 m.

E talvez não seja do conhecimento geral que o recorde do mundo de mergulho subaquático em grutas pertence a um português, o extraordinário
Nuno Gomes, um engenheiro emigrante na África do Sul, que estabeleceu o recorde do mundo de -283 m na gruta de Bushmansgat na África do Sul, Em mergulho em águas livres, no Mar Vermelho, o português já atingiu outro fabuloso recorde: -318 m. Eu julgo que Nuno Gomes ainda não mergulhou na nascente do Alviela. Talvez quando o fizer, consiga ir abaixo dos actuais 130 m de profundidade...

(retirado do blog «De Rerum Natura»)

Um artigo interessante sobre este equipamento. Gostava de saber porque não é criada uma empresa municipal para o gerir. E porque não é melhor publicitado. Não são capazes de negociar com a Brisa a colocação de um painel turistico a uns 4 Km da saída de Torres Novas na A1?


ADENDA (PM):
O recorde em subsolo nacional de mergulho em profundidade alcançado o ano passado nas nascentes do Alviela (referido no texto), teve a participação da Delegação de Minde da Soc. Portuguesa de Espeleologia. Publicamos o feito e fotos AQUI

BTT MINDE - Mais de uma centena de inscritos

Quando faltam pouco mais de três semanas, o BTT MINDE 2008 já apresenta uma lista de inscrições com mais de uma centena de participantes. Vêm de todo o país, com destaque para e região de Lisboa. Destaque ainda para as quase duas dezenas de senhoras já inscritas.
De referir que a concentração para o Raid BTT, a prova de Mini BTT e o passeio pedestre será junto ao Pavilhão Gimnodesportivo, onde o Padre Albino dará a benção às 08.30h, sendo o almoço no Pavilhão Ana Sonsa.

Notícia é ainda a colaboração de Rui Man que pintará um quadro alusivo ao evento e que constituirá um dos prémios da prova.

Saiba tudo sobre este evento que se realizará a 18 de Maio em www.btt.minde.eu , onde poderá consultar a lista de inscritos.

A participação dos Mindericos está a ficar um pouco além do esperado, pelo que fazemos um apelo à sua participação. Se não é adepto das bicicletas, poderá optar pelo passeio pedestre e até inscrever-se para o mega-almoço.
MEXA-SE. A SUA SAÚDE AGRADECE !!!

BTT.MINDE.EU

PS Alcanena - Construir o Futuro

"Integrado no Fórum «Construir o Futuro…» a Comissão Política Concelhia de Alcanena realizou no sábado, dia 19 de Abril, mais um debate sobre a temática das Novas Políticas Sociais.
A sessão teve lugar no Hotel Eurosol em Alcanena e contou com a honrosa presença do Dr. Vieira da Silva, Ministro do Trabalho da Solidariedade e da Segurança Social e actual líder de bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Alcanena.
Perante uma sala cheia as mais de 50 pessoas puderam assistir a uma intervenção inicial com o objectivo de enquadrar a política social na conjuntura nacional e simultaneamente apresentar as principais medidas tomadas... " Ler mais in "PS ALCANENA"

Também, no passado dia 07 de Abril os(as) deputados(as) do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Santarém visitaram o concelho de Alcanena. Deslocação integrada no respectivo plano de actividades que visa contactar os eleitores e acompanhar a realidade dos vários concelhos que integram o distrito. (...)

22 abril, 2008

Banda Lheira - 15 anos a dar música

Já estamos em condições de confirmar que a festa do 15º Aniversário da Banda Lheira dia 24 de Abril de 2008 vai mesmo acontecer.
10 anos depois de termos feito a última festa de aniversário conseguimos reunir condições para fazer mais uma festança.
Na antiga fábrica Lourex, mais uma noite com o apoio dos nascidos em 1968, que desde já agradecemos.
A noite vai começar por volta das 22:00h com surpresas e muitos convidados a participar na nossa festa, também não fosse Minde uma terra de musicos.
Ricardini - bandalheira-minde.blogspot.com


Zona Industrial de Minde



A primeira fase da construção da Zona Industrial parece estar pronta.
As entradas existentes nos passeios permitem ter a ideia da localização dos lotes. Encostados à serra e de pequena dimensão.
Parece-me que a solução encontrada para Minde não é fácil de implementar. Dado que não dá para redesenhar a área nem a colocar num outro espaço, os investimentos privados nesta área poderão mostrar que esta zona será mais comercial que industrial. Ainda assim, com uma forte concorrência de zonas em Fátima e em Torres Novas, com vantagem para estes últimos pela localização dos eixos viários.
Teremos de recorrer a muita imaginação para fomentar esta área. Estudar muito bem as vantagens face à concorrência e escolher um modelo comercial forte para a dinamização da zona.
Veremos o que o Município de Alcanena é capaz.

Carlos Malaca in "Alcanena.net"

Dia da Terra

Comemora-se hoje o Dia da Terra.
Criado em 1970 aquando da convocação do primeiro protesto nacional contra a poluição pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson. É desde 1990 celebrado a 22 de Abril por muitos outros países.

Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.

Muitas são as comemorações por todo o mundo. O Público anuncia que o Nathional Geografic Channel irá emitir 24 horas de documentários no "Especial Dia da Terra", e quase todas as associações e insttituições ambientalistas levam a cabo iniciativas relacionadas com as preocupações do n/ planeta.
O site oficial EARTHDAY promove eventos por todo o Mundo e tem até um canal televisivo.

Contas da Câmara de Alcanena aprovadas sem a bênção da oposição

Discurso optimista do presidente Luís Azevedo não convence PS e PSD.
Não foi pacífica a apresentação do relatório de contas da Câmara de Alcanena referente a 2007 apresentado ao executivo pelo presidente do município na segunda-feira. O documento foi aprovado por maioria com os votos contra de Fernanda Asseiceira (PS), António Menezes (PS) e de Ana Cláudia Coelho (PSD.

De acordo com o relatório, as actividades levadas a cabo pelo executivo no exercício do ano de 2007 resultaram num aumento da dívida na ordem dos 320 mil euros em relação ao ano anterior, o que não causa surpresa aos vereadores da oposição embora gere acesa discussão partidária. A vereadora do PSD critica a análise “optimista” que o presidente da câmara fez em relação ao documento e acusa o autarca de se basear em “futurologias”, nomeadamente aos investimentos que o município tem vindo a realizar sem um suporte financeiro garantido.

Ana Cláudia Coelho (PSD) ao analisar o documento pede ainda explicações ao presidente sobre a derrapagem de mais de 2 milhões de euros nas despesas do município, acusando os órgãos de gestão do município de Alcanena de “falta de controlo das despesas”. Luís Azevedo (ICA), perante os argumentos da vereadora, coloca a hipótese de existir alguma má interpretação dos valores presentes no relatório, deixando no entanto a vereadora sem resposta.

Outro dos pontos debatidos foi o aumento das despesas com os recursos humanos da autarquia. No ano de 2007 houve a entrada de mais 45 funcionários para os quadros de pessoal, tendo-se registado um aumento de 2,46 por cento relativamente ao ano anterior também neste sector. A respeito da política de recursos humanos, a vereadora Fernanda Asseiceira (PS) considera que o executivo recorre “excessivamente” aos programas do PEPAL (Programa Estágios Profissionais na Administração Local) e avalia as obras de maior dimensão da câmara como fruto de verbas comunitárias como é o caso do Museu do Curtume.

Os argumentos da vereadora socialista irritaram o presidente que não poupou críticas a Fernanda Asseiceira (PS). Luís Azevedo (ICA) diz que o município que dirige “caminha solitário” no que refere a apoios por parte do governo. A indignação do presidente deve-se ao facto do autarca ter solicitado, por diversas vezes, audiências com elementos do governo de diferentes ministérios e de “nunca ter obtido sequer uma resposta”.

“Ninguém nos quer ouvir. O Ministério do Ambiente é o único que tem estado a proceder diferente connosco na questão do Alviela. De resto nem uma resposta negativa obtivemos perante os sucessivos contactos”, argumentou o autarca, acusando a vereadora socialista de não ter intercedido quando solicitou a sua ajuda.
In "O Mirante"

Blog PSD ALCANENA

No Blog PSD Alcanena, a Drª. Ana Claudia expôe uma pormenorizada análise sobre o referido Relatório de Contas, com duras críticas ao trabalho desenvolvido pelo actual executivo, afirmando:
"Efectivamente, a Câmara Municipal de Alcanena está a passar pelo seu pior período de gestão política de sempre. Esta degradação é também evidenciada por quase todos os seus principais indicadores económico-financeiros."

(....) quando se passa de 224 colaboradores em 31 de Dezembro de 2006 para 269 colaboradores em 31 de Dezembro de 2007.
Assim sendo, também não se compreende o volume gasto em horas extraordinárias, 132.192,11, perfeitamente injustificado face:
i. Ao aumento de 45 colaboradores;
ii. À quase ausência de investimento em 2007;
iii. À diminuição significativa das actividades culturais;
iv. À existência de 4 vereadores a tempo inteiro, um chefe de gabinete e uma secretária;
v. Ao aumento da rubrica, Colaboração Técnica Especializada, com 7.888,54€;
vi. À manutenção de valores exorbitantes em horas extraordinárias por parte de alguns colaboradores, 13.594,88€ / ano."


COMENTÁRIO
:

Aconselho a leitura desta análise elaborada pelo PSD, cujos números dão para entender que o caminho que a CMA está a trilhar não é nada optimista.
As despesas com Custos de Pessoal e horas extraordinárias disparam de ano para ano e as receitas e o investimento têm decaído drásticamente.
A política cultural dos equipamentos sediados em Alcanena começam a ter custos incomportáveis. O Carsoscópio leva 300 mil por ano, e o funcionamento Cine-Teatro S. Pedro será suportado em mais de 50% pela CMA. Sem contar com os futuros museus que aí vêm.
A dívida da Câmara a terceiros é dramática para o Concelho, segundo as palavras da Drª. Ana Claudia, e, imagine-se: os custos com a ZI de Alcanena, que ainda não se iniciou e cujos projectos caducaram, já tem custos muito superiores à ZI de Minde, cujas obras paralizaram por falta de investidores interessados.
Que mais nos irá acontecer ??

19 abril, 2008

Passeio Pedestre

Não tem bicicleta nem pedal para o Raid BTT MINDE 2008 ?

Isso não será desculpa para não participar. Em simultâneo com o Raid e com o Mini BTT irá realizar-se um Passeio Pedestre intitulado "Descobre as Nascentes do Polge de Minde" que, como o nome indica, se realizará na Mata, num cicuito de 10 Kms, e, com a colaboração dos Escuteiros de Minde e da CMA.
É a um Domingo (dia 18 Maio), sendo a concentração junto ao Pavilhão Gimnodesportivo, onde o Padre Albino dá a benção às 8.30h, e a partida se prevê para as 9.15h. A participação é gratuita, e ainda oferecemos reabastecimentos líquidos. Se quiser participar no mega-almoço que se realizará no Pavilhão Ana Sonsa, o custo é de 8 euros, e deverá inscrever-se antes da partida.

Mexa-se, cuide da sua saúde, e entre nesta excursão pedestre.
Todos juntos seremos muitos. Junte-se a nós !!!
BTT MINDE 2008 - Um evento para toda a família.



Mais informações em: WWW.BTT.MINDE.EU

Romarias 2008

O programa Romarias 2008 – Comemorações do 94.º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, decorre de 4 a 22 de Maio.

A primeira actividade deste programa, que contempla um vasto leque de iniciativas culturais e desportivas, é o 6.º Meeting Manuel da Piedade Costa, a decorrer no Estádio Municipal Joaquim Maria Baptista, a partir das 15:30h do dia 4 de Maio.

No dia 7 de Maio (quarta-feira), pelas 10:00h, terá lugar a já tradicional distribuição de flores no Mercado Municipal de Alcanena.

No dia 8 de Maio, data em que se assinala o aniversário da fundação do concelho, decorrerão as cerimónias oficiais, com a Homenagem aos Fundadores e Promotores do Concelho, com a presença dos Bombeiros Municipais de Alcanena e Fanfarra, à qual se seguirá a romagem ao cemitério para homenagear os Presidentes de Câmara já falecidos.

Ainda no dia 8 terá lugar a Inauguração do Cine-Teatro S. Pedro, prevista para as 20:15h. O anúncio da inauguração do renovado Cine-Teatro S. Pedro será feito ao som dos tambores da Orquestra Tocá Rufar, que fará uma animação de rua. Seguir-se-á o descerramento da placa de inauguração e a Sessão Solene para, logo depois, ser inaugurada a exposição “Em Alcanena, Minha Terra”, de Maria Lucília Moita.

O concerto inaugural desta emblemática sala de espectáculos de Alcanena, pelas 22:00h, estará a cargo da Orquestra Sinfónica Juvenil, que presenteará o público com uma magnífica Gala de Ópera. Este espectáculo contará também com a participação dos alunos do Conservatório de Música de Minde.

No dia 9 de Maio, pelas 21:30h, Mafalda Arnauth sobe ao palco do Cine-Teatro S. Pedro para apresentar o espectáculo “Flor de Fado”.

Já no dia 10, também integrado no ciclo de inauguração do CTSP, a Companhia de Teatro Israelita Orto-da apresenta, em Alcanena, a peça “Stones” (este será um dos três espectáculos que a companhia realizará em Portugal).

A tarde de domingo, dia 11 de Maio, será animada com os Jogos Sem Fronteiras e Fitness Festa, actividades lúdico-desportivas bem conhecidas dos munícipes, que, este ano, decorrem em simultâneo na Praça 8 de Maio.

Um espectáculo de Dança Contemporânea fechará o ciclo de inauguração do CTSP. Tiago Guedes, coreógrafo que passou a sua infância e juventude em Minde, apresentará o espectáculo “Materiais Diversos”, ao qual se seguirá uma conversa com o público no foyer do Cine-Teatro.

A fechar o programa Romarias 2008 estarão dois eventos desportivos: no dia 18 de Maio o BTT Minde, uma organização Natura Minde e da Casa do Povo de Minde, com o apoio da CMA; no dia 22, no Estádio Municipal Joaquim Maria Baptista, o 12.º Torneio de Escolas Sub-11em Futebol 7, uma organização da EFCA – Escola de Futebol do Concelho de Alcanena, também com o apoio do Município.

Para mais informações consulte aqui a programação detalhada do programa Romarias 2008. Fonte: Site CMA

COMENTÁRIO:
Uma intensa programação e muito diversificada, mas julgo que sem grandes exageros. A jóia das festas será a inauguração do Cine-Teatro S. Pedro, em redor do qual gira toda a principal programação cultural. Desta vez o Pavilhão Multiusos foi dispensado.
Destaque para a participação dos "Toca-a-Rufar", Mafalfa Arnaud, Orquestra Sinfónica Juvenil, a presença de alguns alunos do Conservatório de Minde, da Companhia de Teatro Israelita Orto-da, e do "nosso" Tiago Guedes.
O 6º Meeting de Atletismo e o BTT MINDE 2008, são os destaques desportivos.
São as Festas do Concelho !! O Melhor é aproveitarmos. enquanto vai dando.

PS: Quem não deve ter ficado muito satisfeito foi a malta do "Boca de Cena" que já ensaiou (a pedido) uma peça de teatro há dois anos para esta inauguração e os israelitas é que ocupam o palco. Paciência. Fica para a 2ª inauguração.

16 abril, 2008

No Blog do PSD

Após trinta e tal anos de democracia, é triste viver num concelho assim. Para sabermos alguma coisa do que se decide nas Assembleias Municipais e Reuniões do Executivo temos de recorrer aos blogs dos partidos da oposição, porque a CMA não publica as actas. Nota zero para este jogo sujo do executivo da CMA. Não é só desmazelo. Para mim, é jogo sujo e com muitas características da política da "outra senhora".

Mais uma vez, é pela voz do PSD, que no seu blog reproduz alguns excertos da acta da reunião do Executivo de 28 de Março. Optámos por transcrever apenas as respostas do Presidente do Executivo referentes aos ítens focados e com destaque para a Zona Industrial de Minde e ao tal projecto do Museu Territorial.


Na reunião do Executivo de 28 de Março foram apresentados os seguintes assuntos pela vereadora do Partido Social Democrata:
1- Projectos museológicos;
2- Zonas Industriais;
3- Cine-teatro S. Pedro;
4- Web Page do Município;
5- Actividades de Enriquecimento Curricular do 1º Ciclo.

(...)
B. Respostas
4 – Pelo Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente da Câmara, a presidir à presente reunião, foram prestados os seguintes esclarecimentos acerca dos assuntos apresentados pelas Senhoras Vereadoras:
_______ 4.1 – Relativamente ao Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, disse que, em princípio, tudo está a apontar para que o mesmo seja inaugurado no dia oito de Maio do corrente ano.
_______ 4.2 – Sobre a Zona Industrial de Minde, disse que, após o concurso se optou por efectuar a empreitada em duas fases. Numa primeira fase fizemos dezasseis lotes, estes sitos do lado da estrada que vai para a Serra de Santo António. Foram abertas inscrições de candidatura para os dezasseis lotes já feitos com vista à atribuição/venda dos mesmos, e também para aferir da sensibilidade dos interessados na respectiva aquisição.
_______ Solicitou esclarecimentos sobre as propostas recebidas, tendo a Directora do Departamento de Administração Geral e Finanças, referido que só tem conhecimento de uma proposta de candidatura para o lote sessenta e um.
______ O Vereador, Senhor João José Martins Silva, disse que existe outra intenção de candidatura de um munícipe do Covão do Coelho.
_______ A Directora do Departamento de Administração Geral e Finanças, solicitando o uso da palavra, disse que foram abertas inscrições para apresentação de candidaturas por edital datado de catorze de Janeiro último, tendo o prazo terminado no dia vinte e nove de Fevereiro findo.
_______ O Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente, disse que irá propor nova abertura de apresentação de candidaturas. Acrescentou que, por ora, como se deliberou na última reunião deste Órgão Executivo, os trabalhos foram suspensos por sessenta dias. Está em análise se a Câmara irá executar obras para mais lotes sem haver mais aderência à aquisição dos lotes já executados.

_______ 4.3 – Sobre a Zona Industrial de Alcanena, o Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente, disse que continuamos com o Estudo de Impacte Ambiental por aprovar.

_______ A empresa projectista descuidou-se na apresentação dos documentos exigidos pela CCDR – Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional. Por sua vez a Comissão de Coordenação tem prazos dar parecer e não teve tempo para tal pelo que temos de apresentar outro estudo ou o mesmo corrigido com os documentos e dados necessários, estudo esse que já foi entregue.
_______ Sobre este assunto e dadas as dificuldades financeiras que todos conhecem, subsiste a dificuldade de como se vai arranjar financiamento para esta obra.

4.4 – Sobre o Museu do Território, disse que é um projecto deste Executivo. Trata-se de um projecto complexo a nível do concelho. Não foi assumido que este projecto seja para executar já ou daqui a algum tempo. Candidatos ao Programa Operacional de Cultura foram o Museu do Curtume em Alcanena e o Museu da Aguarela Roque Gameiro em Minde. O Museu do Curtume não tem estudo financeiro. Dificilmente um projecto daquele tipo será autosustentado. Temos de actuar ao nível dos custos e das receitas por forma a rentabilizar o mais possível. Mencionou também o Centro de Ciência Viva do Alviela, o estudo económico-financeiro que ao tempo foi realizado e a sua discrepância com a realidade. Referiu que a este nível seria muito importante a existência da Contabilidade de Custos para um correcto estudo económico-financeiro e sua análise ao longo do tempo. Sabe que ao nível do País, muito poucas Autarquias terão este tipo de contabilidade implementada. Referiu a sua importância mas disse que este assunto tem de ser visto em termos de escala. Somos uma câmara pequena e a estruturação da implementação da contabilidade de custos tem de ser muito bem pensada em termos sectoriais e de definição de centros de custos, para evitar termos várias pessoas a fazer o mesmo trabalho. Foram assumidos, para já, apenas o Museu do Curtume e da Aguarela.
_______ A ADIRN – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte está em processo de contratualização com o Ministério da Agricultura e nesse processo poderão vir a ser incluídos os espaços museológicos do Malhou e da Serra de Santo António. Contudo, como disse é um projecto ainda em negociação.

Comentário (PSD):
Hoje diz-se uma coisa, amanhã diz-se outra. Relativamente aos museus, sabemos que há um núcleo – Museu das Bonecas - cujas obras vão avançar já para ser inaugurado em Junho.
Quanto à Zona Industrial de Minde, o executivo é muito optimista e fala já na hipótese de permutar essa infra estrutura. Será que o executivo se prepara permutar a Zona Industrial de Minde com o Museu de Curtume, cujas obras começou sem ter garantido primeiro o financiamento do POC, Plano Operacional de Cultura, contrariamente ao que tinha afirmado?



Ler Texto Completo em "PSD ALCANENA"

O MEU COMENTÁRIO:
Sobre a ZIM nem palavras são necessárias. 16 lotes, uma proposta de candidatura, e já no ar a hipótese de permutar a infra-estrutura com as obras do Museu do Curtume. Isto diz tudo das intenções do executivo desde a primeira hora. Uns chamar-lhe-ão incapacidade e incompetência. Eu acho que existe aqui muita premeditação.
Sobre o Museu do Curtume? Bem já estão a ver que o é que irá pagar a obra. Como a "coisa" está a andar, serão os terrenos expropriados por utilidade pública em Minde. Estão a gostar?

Bem, e aquela de um Presidente ter de chamar a Directora do Departamento de Administração Geral e Finanças para prestar esclarecimentos sobre os resultados dum concurso que terminou a 29 de Fevereiro sobre um dos projectos basilares do concelho, revela logo aí um interesse... enorme.



PS: A Propósito do Museu do Curtume, é o título do post onde alguns comentários, embora anónimos, são bastante pertinentes sobre os novos cargos que aí vêm. A rever, e cada qual que pense o que quiser.

Alcanena teve comboio

Agora que se aproxima uma exposição sobre a temática dos comboios no Pavilhão Multiusos, seria bom relembrar que Alcanena teve comboio. Duvido que este tema seja abordado na exposição, mas aqui fica este excelente artigo retirado do extinto "O Louriceirense, de Arnaldo Anacleto.
Para apreciar esta relíquia da imagem, que é uma foto duma acção da extinta companhia ferroviária, clique na mesma para ampliar.


"A 8 de Julho de 1886 em Sessão de Câmara em Torres Novas, o Barão de Matosinhos, proprietário e residente em Lisboa, requereu a concessão para o estabelecimento de uma Linha Férrea no concelho em sistema americano de via reduzia, com tracção animal ou a vapor, a qual, ligando a estação do Leste (Torres Novas) com esta vila, seguiria até Alcanena pelas estradas municipais da vila às Ribeiras, de aí até ao entroncamento da Videla, passando pela Gouxaria e Peral.

A Câmara deferiu o pedido e estabeleceu as condições que julgou convenientes.No ano de 1888 inaugurou-se a construção da linha, numa extensão de 20 Km.Foi concessionário, o citado Barão de Matosinhos e o capital 130.000$00 réis foi subscrito por meio de acções e obrigações de 50$00 réis cada.A empresa construtora e exploradora denominava-se “Companhia de Caminhos de Ferro de Torres Novas e Alcanena – S.A.R.L., autorizada por decreto de 21 de Setembro de 1887. A inauguração realizou-se no dia 2 de Fevereiro de 1893.


Com vários apeadeiros tinha como principais estações – Riachos, Torres Novas (vila), Bela Vista (para servir Lapas), Ribeira Branca, Zibreira, Gouxaria, e Alcanena.

Apesar da região, ser populosa, de grande valor agrícola, industrial e comercial, é certo que, pela sua má construção, péssima administração, excesso de fiscais e outras factores, não teve êxito e em 9 de Janeiro de 1896 foi deliberado o encerramento da mesma.

Na época era costume o Povo alcunhar tudo que surgia de novo, também este não fugiu à regra, assim foi alcunhado o “Comboio Menino e Rata Cega”. Se porventura hoje ainda existisse talvez chamar-lhe-iam, “Mini – Comboio”!...."

Extraído do "Blog Collectus"

NOTA: as datas não coincidem com as referidas no site da Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro (APAC). Aí é referido que este ramal foi inaugurado em 1 de Fevereiro de 1893 mas foi encerrado no mesmo ano, a 30 de Junho.

Como curiosidade, na Ebay foi licitada em 3 deste mês uma acção desta companhia por 55 libras esterlinas (verifique aqui )

15 abril, 2008

Base de Dados das Zonas Húmidas


Em Portugal estão arroladas 34 zonas húmidas, uma das quais é, efectivamente, o Polje de Mira-Minde. São estas:
  • Albufeira de Montargil
  • Albufeira do Azibo
  • Barrinha de Esmoriz
  • Barrinha de Mira
  • Estuário da ribeira de Aljezur/ ribeira de Aljezur
  • Estuário do Minho e Coura
  • Estuário do Mondego
  • Estuário do rio Cávado
  • Estuário do rio Douro
  • Estuário do Sado
  • Estuário do Tejo
  • Fajãs da Caldeira
  • Fajãs das Lagoas de Sto. Cristo e dos Cubres
  • Fajãs dos Cubres
  • Lagoa de Albufeira
  • Lagoa de Óbidos e Poças do Vau
  • Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos
  • Lagoas do Planalto Superior da Serra da Estrela
  • Lagoas do Tâmega
  • Paul da Madriz
  • Paul de Arzila
  • Paul de Budens/ Ribeira de Vale Barão
  • Paul de Tornada
  • Paul do Boquilobo
  • Paul do Taipal
  • Polje de Mira Minde
  • Reserva Natural das Lagoas de St.º André e Sancha
  • Reserva Natural do Sapal de Castro Marim
  • Ria de Alvor
  • Ria de Aveiro
  • Ria Formosa
  • Ribeira de S. Simão
  • Ribeira do Torgal
  • Sistema Lagunar da Carrapateira/ Ribeira da Carrapateira

Existe uma base de dados no seguinte link: Base de dados

Relativamente à informação sobre o Polje, esta está por introduzir. Apenas a sua localização GPS está inscrita: Latitude - 31º 32' " N ; Longitude - 8º 42' " W e a sua área (10 hectares). De quem é a culpa por esta omissão? Será do nosso PNSAC?

E depois vêm com discursos... mas não há percursos pedestres traçados, não há mapas, não há qualquer informação turistica (sobretudo em Fátima e nas grutas de Mira de Aire) nos postos de turismo existentes na área. Enfim, não vale a pena bater mais quando no próprio mapa do Parque:

Como chegar

o polje não é referido.

Polje Mira-Minde é argumento turístico



É o equivalente natural aos mosteiros de Alcobaça ou da Batalha. O Polje de Mira-Minde, situado na fronteira das duas freguesias que lhe dão o nome, pode ser a “galinha dos ovos de ouro” daquela região.

É o próprio director do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), onde se situa o polje, que sublinha a sua importância para o desenvolvimento turístico local, desde que sustentado. “O facto de se ter uma marca reconhecida internacionalmente é meio caminho andado”, refere José Alho.

À margem das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, no passado dia 2, em Mira de Aire, o responsável estabeleceu o paralelo entre os dois mosteiros Património da Humanidade existentes no distrito com o reconhecimento internacional do Polje de Mira-Minde.

Recorde-se que em Maio do ano passado, aquela lagoa temporária, com uma área inundável de 396 hectares, foi incluída no grupo de aproximadamente um milhar de sítios em todo mundo abrangidos pela Convenção sobre Zonas Húmidas. Um facto que coloca o polje no grupo das mais importantes zonas húmidas do planeta.

José Alho afirma o “orgulho” com a classificação daquela zona, concordando que a notoriedade obtida pode ser aproveitada para fins turísticos através de projectos específicos, direccionados para o turismo da natureza. João Alves, vice-presidente do Instituto de Conservação da Natureza, enfatizou igualmente que aquele património “deve ser aberto à visitação e ao estudo sustentado”, enquanto João Salgueiro, presidente da Câmara de Porto de Mós, salientou o esforço financeiro que a autarquia prepara, visando dotar Mira de Aire de uma rede de saneamento – até aqui inexistente –, o que evitará que os efluentes cheguem ao polje.
CSA ed. 3647, 09 de Fevereiro de 2007

COMENTÁRIO:
São palavras bonitas que ficam muito bem nos discursos. Mas, na prática, Sr. José Alho, o que é que o PNSAC já fez pelo Polje de Minde? - Zero. Nem uma placa existe a referenciar o Polje de Minde como uma RAMSAR.
E qual será a opinião do Sr. Presidente da CMA sobre este assunto? Não esteve lá?

Ver site: www.polje.minde.eu

Deputados do Partido Socialista na CMA

Parlamentares foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, que lhes apresentou os princicpais problemas do concelho.

No âmbito de uma visita de trabalho ao concelho de Alcanena, a Câmara Municipal recebeu, a 7 de Abril, um grupo de deputados do Partido Socialista, eleitos pelo distrito de Santarém.
Os deputados Fernanda Asseiceira, António Ribeiro Gameiro, Nelson Baltazar e Nuno Mário Antão foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Luís Azevedo, pelo seu Vice-Presidente, Eduardo Marcelino Camacho, e pelo Vereador João José Silva.
A reunião decorreu no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, tendo também contado com a presença do Vereador António Laurentino Menezes (PS).

Pelo Presidente do Município de Alcanena foi feita uma breve apresentação/caracterização do concelho e foram expostos os principais problemas da área do Município, nomeadamente os problemas ambientais relacionados com o Sistema de Alcanena (ETAR, sistema de condutores, sistema de tratamento de efluentes, colectores, célula A, protecção contra cheias, etc…). Este foi, aliás, considerado pelo grupo de parlamentares presente como o grande problema de fundo, em termos ambientais, do distrito de Santarém.
Ainda em termos ambientais, o Presidente Luís Azevedo informou os deputados presentes acerca da poluição/contaminação das águas da Nascente do Rio Alviela, provocada pelas descargas poluentes efectuadas pela ETAR de Amiais de Baixo.

Foram ainda expostos pelo Presidente da Câmara os problemas relativos à falta de espaço e às condições degradantes do Quartel da GNR e do Tribunal da Comarca de Alcanena, cuja construção de um novo edifício foi prometida em 2003 pelo então Governador Civil de Santarém, tendo sido formalmente anunciado para 2005 o arranque da obra, o que, até à data, ainda não se verificou.
Outras temáticas abordadas foram, a nível da saúde, a falta de médicos no concelho (actualmente existe um rácio de 1700 doentes para cada médico) e os problemas relacionados com o socorro de doentes/sinistrados (INEM).
Foi ainda solicitada uma solução de financiamento para o Pavilhão Gimnodesportivo de Minde. Recorde-se, a este respeito, que a DREL ficou de financiar a construção deste equipamento, inaugurado em Abril de 2005, não tendo a autarquia, até à data, recebido qualquer verba por parte do Estado).

Também focada nesta reunião foi a necessidade de se proceder a obras de ampliação/beneficiação do Quartel dos Bombeiros Municipais de Alcanena e do Mercado Municipal de Alcanena.
Na sequência desta visita de trabalho dos deputados do PS ao concelho de Alcanena (que incluiu também reuniões no Centro de Saúde de Alcanena e com a administração da AUSTRA) o Executivo Municipal espera que este grupo parlamentar possa fazer eco dos problemas do Município no Parlamento e, por conseguinte, obter respostas positivas e medidas concretas no sentido da resolução dos mesmos.
Fonte CMA-e-Viver

14 abril, 2008

Apresentação da orquestra Xaral´s Band


12 de Abril de 2008 será mais uma data a acrescentar á história cultural de Minde e do concelho de Alcanena. A Sociedade Musical Mindense apresentou oficialmente a sua nova orquestra ligeira XARAL'S BAND constituída por 16 excelentes músicos.



UMA FESTA BONITA
Mais de meio milhar de admiradores, vestidos a rigor com os fatos domingueiros, correspomderam ao apelo da SMM e esgotaram o salão da Quinta do Moinho em Alvados para o jantar com baile de gala. E foi uma noite "muuuiiito" agradável.
Exibição de bailarinos profissionais, muita dança e animação, e acima de tudo, um espectáculo musical de grande nível. Daqueles que deixam as pessoas bem dispostas.

A XARAL'S BAND
Anunciada, e com início dos ensaios em Out/2007, penso que, com o grupo de pessoas envolvidas, ninguém tinha a menor dúvida de que esta orquestra iria ser um êxito. E se dúvidas houvessem, no Sábado deixaram de existir. Temos orquestra, e das boas!!
E se também dúvidas ainda existam de que Minde é uma Terra de Músicos, nem precisamos de muitas mais credenciais: basta olhar para esta nova "pérola" que a SMM acaba de produzir.

Parabéns á Soc. Musical Mindense e ao admirável trabalho que todo o grupo, direcção e músicos, tem vindo a desenvolver.
Parabéns a Minde, que ficou muito mais rico a partir do passado 12 de Abril.

NOTA: Ver Slide Show ampliado e mensagem de agradecimento em www.smmindense.minde.eu

Exposição "O Mundo do Comboio"

O Mundo do Comboio estará em esposição no Pavilhão Multiusos de Alcanena durante nove dias.

O Pavilhão Multiusos de Alcanena recebe, entre os dias 18 e 26 de Abril, a exposição "O Mundo do Comboio", uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcanena, em colaboração com a Associação Amigos do Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento, a Associação de Modelismo Ferrovário Português e a Fundação do Museu Nacional Ferroviário, e com o apoio/parceria da Câmara Municipal do Entroncamento.
A inauguração da exposição está marcada para as 18:00h do dia 18 de Abril, estando patente ao público nos dias 18, 19, 20, 25 e 26, entre as 14:00h e as 22:00h. Os dias 21, 22, 23 e 24 de Abril são reservados às escolas, mediante marcação prévia, nos seguintes horários: 9:30h - 12:00h e 13:30h - 16:30h.

NOTA: como sou um apaixonado dos comboios, espero ir ver esta exposição e, pela primeira vez, entrar no Pavilhão Muitiusos de Alcanena.

12 abril, 2008

Polje de Minde



Este ano a Mata não encheu, mas colocamos on-line um micro-site sobre o Polje de Minde. Fotos, vídeos e muita informação reunida é o que poderá encontrar nesta secção do futuro site do Natura Minde (em construção). Se quiser dar uma vista CLICK AQUI, e se tiver algo mais que possa enriqucer estas páginas, não hesite e contacte-nos.

Museu da Boneca com início este mês

Vão arrancar no decorrer do mês de Abril as obras no antigo jardim-de-infância de Alcanena. O local escolhido pela câmara para instalar o Museu da Boneca está desactivado há 3 anos, depois de ter sido construído um novo edifício para o efeito. O edifício irá ser alvo de algumas obras de reparação ao nível de adaptação do espaço para receber os visitantes.

O valor estimado pela câmara para colocar operacional o novo museu, que fará parte do projecto Museu do Território de Alcanena já em implantação com a construção do Museu do Curtume, é de cerca de 100 mil euros. No total são mais de 4.000 bonecas, de diversos tamanhos e materiais, que vão estar expostas no local. O desejo da coleccionadora em expor as bonecas já vem de trás, tendo Rosa Vieira aceite o convite da autarquia para abrir um museu com o espólio que tem em sua casa. Uma paixão que alimenta desde pequena.

O espaço irá ter três salas, uma destinada à exposição permanente aberta ao público, uma outra sala que servirá de reserva de material e por fim uma sala concebida como atelier. “A ideia é fazer com que a coleccionadora possa fazer o restauro das bonecas no local. Tornar dinâmico este espaço com visitas ao local das crianças das várias escolas do concelho e interagir com outras actividades”, explica o chefe de gabinete do presidente da Câmara de Alcanena. Daniel Café desvenda ainda que o Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, seria a data ideal para a inauguração do museu, cujo público principal são as crianças.
In "O Mirante"

A propósito do Museu do Curtume

Uma das vantagens dos comentários serem controlados, é por vezes darmos conta de comentários deixados em posts antigos, que, de outro modo, dificilmente dectectaríamos.
E um deles, foi este, deixado por um Anónimo, no post "Oposição de Alcanena classifica Museu do Território como projecto utópico" de 24 Março:

«Talvez um pouco atrasada no comentário, mas não posso deixar de dizer que estou estupefactada com tal noticia. Absulotamente estarrecida.

Para já devo dizer, que a atribuição do lugar de conservador de um museu respeita regras e decretos de lei (que se necessario posso indicar), bem como toda a orgânica de funcionamento de um museu respeita e obedece a regras,que por incrivel que pareça, são desrespeitadas.
Depois, já que falamos de museus....alguém faz ideia se este projecto vai estar incluido na rede nacional de museus???? É que, se não estiver, não vai existir um cêntimo do estado (Ministério da Cultura e do novo IPCM).

Eu quero acreditar que isto é algum engano daqueles muito graves e que isto não vai acontecer.
É que eu até ando envolvida nisto dos museus e pergunto-me se quem elaborou este projecto alguma vez entrou nos grandes museus deste país, sejam eles estatais ou privados.

Pelo menos por o que li, quem fez este projecto sabe tanto de museus como os ICAS de governo, ou seja NADA!!!!! »

COMENTÁRIO ANÓNIMO - 10 Abril, 2008

2ª Maratona Fotográfica Digital

A Junta de Freguesia de Mira de Aire está a promover a 2ª Maratona Fotográfica Digital, que decorrerá no próximo dia 25 de Abril, sob o tema "Um Olhar sobre Mira de Aire".
Existem prémios, e se és um aficcionado no "click" poderás inscrever-te através dos mails:
miratonafotografica@gmail.com e
juntademiradeaire@mail.telepac.pt

Uma excelente iniciativa que no ano passado foi um êxito e reuniu uma excelente colecção fotográfica. Na era em que o "click é de borla" , seriam agradáveis umas iniciativas do género por estas bandas. Mas...

10 abril, 2008

Tornado em Alcanena - Vídeos

O tornado que vitimou a aldeia do Canal, no concelho de Alcanena, tem sido notícia em todas as TVs nacionais. No blog ALCANET divulgamos alguns deses vídeos.

Tornado em Alcanena

Mau tempo provoca destruição em Santarém
Pequeno tornado varreu 15 quilómetros, acompanhado de chuva, granizo e trovoada
O mau tempo atingiu hoje de manhã várias zonas do país. A região de Santarém foi uma das mais afectadas, com um mini-tornado que provocou prejuízos avultados e sete feridos ligeiros.




Ao que tudo indica, o pequeno tornado terá começado pelas 9h00 em Amiais de Baixo e varreu em linha recta uma área de 10 a 15 quilómetros até quase Torres Novas.
Os meteorologistas consideram que as actuais condições atmosféricas, que vão manter-se até quinta-feira de manhã, são as que mais facilitam a ocorrência de mini-tornados, como o de hoje.
Os ventos fortes vieram acompanhados de muita chuva, queda de granizo e trovoada. Em poucos minutos o cenário era de destruição.

Em Amiais de Baixo o vento arrancou literalmente telhados e coberturas de três fábricas. Os danos são muito avultados nos próprios edifícios e nas zonas envolventes.
Outra fábrica, em Olhos de Água, no concelho de Alcanena ficou completamente destruída. A serração estava situada junto à nascente do Alviela.

Também muitas casas e árvores não resistiram à força das rajadas e várias estradas ficaram cortadas ou parcialmente afectadas, sendo difícil transitar entre algumas localidades.

A aldeia de Canal, concelho de Santarém, demorou mais de uma hora a ser assistida pelos bombeiros depois do mau tempo. A cobertura de uma sucateira voou centenas de metros e passeou-se sobre as casas, destruindo telhados. O trabalho principal dos bombeiros foi cortar com maçarico os destroços que, em alguns casos, ficaram espetados nas paredes das casas.

Dos sete feridos ligeiros, três foram transportados para o hospital de Santarém e os restantes foram assistidos no local pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelos bombeiros voluntários. As vítimas receberam tratamento a ferimentos que não inspiram cuidados.



Santarém, 09 Abr (Lusa) - Uma serração praticamente destruída, um cenário "desolador" nos Olhos d`Água, junto à nascente do Alviela, empresas e casas afectadas, com prejuízos difíceis de calcular, são os efeitos da intempérie de hoje no concelho de Alcanena.

Luís Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Alcanena, disse à agência Lusa que a empresa de madeira que se situa junto a Amiais de Baixo, a freguesia do concelho de Santarém onde se iniciou o que chama de "alteração climática inexplicável", ficou praticamente destruída.
Segundo disse, o telhado da empresa foi literalmente arrancado e projectado "a grande distância" e as paredes "estão em vias de ruir".
Ler Mais in "Alcanet"

09 abril, 2008

Mini BTT em Minde



E vai tu, também !!!
Este é o cartaz do Mini BTT. Um evento para menores de 15 anos, que se desenrolará no Polge de Minde, num percurso com 11 Kms e etapas com informações didáticas nas Nascentes d0 Polge de Minde. Será realizado em cooperação com os Escuteiros de Minde e em simultâneo com o Raid BTT 2008, e, ainda com uma Caminhada Pedestre. Ou seja, um evento para toda a família.
É esse o conceito que está a orientar todo o movimento organizativo.
Existe até a particulariedade de a Caminhada Pedestre ter pontos comuns com o Mini BTT para os pais poderem acompanhar e interagir com os filhos.

Esta iniciativa vai ser divulgada nas escolas, e outros locais da região, com muita informação na net a nível nacional, e... com inscrições limitadas a 100 participantes.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e a organização ainda oferece: seguro de acidentes, certificado de participação, almoço, abastecimentos no percurso, assistência técnica e lúdica, e alguns brindes. É de aproveitar !!
É obrigatório o uso de capacete e para te inscreveres só tens de ir a http://www.btt.minde.eu/ , ou a partir da próxima semana, nos estabecimentos comerciais: A TÍLIA, SILTÂNIA, COMPASSO, em MINDE.

Inscreve-te já, antes que outros o façam no teu lugar !!!
(já há estrangeiros inscritos) www.minibtt.minde.eu

08 abril, 2008

TV MINDE



Click em INICIAR. Não aconteceu nada ? Talvez em breve possa acontecer.
Não será amanhã, nem daqui a um mês, nem em qualquer data marcada. Mas a idéia começa a ganhar forma de projecto.
Não estamos a falar em nada doutro mundo, nem em nada inspirado aqui na Miami TV do lado. Estamos a falar de uma pequena "brincadeira", não só orientada no sentido de prestar um serviço a Minde e promover a sua divulgação, como estimular jovens a desenvolver projectos nesta àrea de novas tecnologias.

Existe muita juventude em Minde já a dominar muito os meandros da informática, mas falta algo em Minde que fomente essa àrea no desenvolvimento de projectos comuns interessantes e proveitosos.
TV MINDE poderia ser esse o projecto, e quem sabe, mais um dos núcleos da tal Associação Cultural de Minde de que se tem vindo a falar.
Para já estamos a recrutar idéias e gente interessada em entrar nesta onda.

PS: Se eu acabasse de ler este texto escrito por outro, mandava uma gargalhada, dizia que isto era uma notícia boa para o 1 de Abril, e rosnava: «este gajo é maluco: o problema dele deve ser ter pouco para fazer e entretem-se a inventar»
- Bem, o pouco para fazer, não é bem assim, mas que me entretenho a inventar, é bem verdade.

Campeões !!!



Quando ainda falta uma jornada para o fim do campeonato, a equipa de Futsal do Vitória Futebol Clube Mindense, já assegurou o título de Campeão da série A da 2ª Divisão Distrital de Santarém, assegurando a subida à divisão superior, onde jogou a época passada.
No Sábado derrotou o Benfica da Golegã, por 5-3, com uma recupração espectacular (estivemos a perder por 0-2) que levou o imenso público ao delírio.

Parabéns ao Vitória, parabéns a este grupo autónomo do futsal, e parabéns plus a todos os jogadores e equipa técnica, que acreditaram e deram o "litro" para que este título fosse possível.
Saiba tudo e veja as fotos no "Vitoria M"

06 abril, 2008

Oposição responsável

Num dos posts mais recentes, sobre o Cine-Teatro de Alcanena, surgiram comentários sobre os quais penso ser necessário dar uma opinião, invocando a democracia:
  • Toda e qualquer pessoa é livre de dar aqui uma opinião, desde que não ultrapasse os limites mínimos do bom-senso;
  • A opinião de uma pessoa não pode ser avaliada pelo facto de essa pessoa ter ou não obra feita. Em democracia, todos os votos valem 1 e todas as opiniões são legitimas;
  • Estou farto de ver anónimos «bater» em pessoas que se identificam com o argumento de que «nunca fez nada pela sua terra», «só sabe criticar», etc. Ou será que, para dar opinião, é necessário organizar um rally paper qualquer? Ou só tem legitimidade de comentar quem faça parte de uma colectividade qualquer?
  • Gostava de ver quem eram esses anónimos comentadores que invocam ao visado esta situação? Em que são diferentes?
  • É que se deixamos passar este tipo de comentários, estamos a cair num dos grandes argumentos do Caorg: quem não vem às nossas assembleias gerais não tem direito de conhecer as nossas iniciativas ou de criticar os nossos projectos!
  • E convém não esquecer que uma geração inteira (em 2009 vai fazer 25 anos) contribuíu para a nossa terra, ao organizar e responsabilizar-se por uma das suas tradições: as nossas festas religiosas. Todos participamos, uns mais outros menos, e todos assinamos o nosso nome numa acta. Certo?

Finalmente, aceito comungar da opinião do Sr Vitor Manuel Cioelho da Silva: Este executivo camarário está em funções e executa certas obras porque a oposição assim o deixa. Quem se absteu na votação do ultimo orçamento para 2008? Os presidentes das juntas de freguesia eleitos pelo Partido Socialista.

E se existe falta de informação a nivel da assembleia municipal, a responsabilidade é também da oposição que nela tem a maioria. Reparem que, mais uma vez, a pouca fonte de informação online que temos sobre o que se passa na Câmara é prestada pelo blog do Partido Social Democrata (faz-me lembrar o blog do Sr. Carlos Malaca de há uns anos atrás). Que informação presta aos munícipes o maior partido da oposição? E os outros?

E, já agora, nenhum dos partidos utilizou um instrumento que na Assembleia Municipal está ao seu alcance: uma moção de censura. Aqui em Aveiro o executivo também tem maioria na Assembleia, o que não obstou a que o Partido Comunista tivesse apresentado recentemente uma moção de censura. Claro, sem sucesso. Mas marcou posição.

Escrevo estas linhas por uma questão de príncipio, mesmo que na maior parte das vezes não comungue das opiniões do Sr. Vítor, muito menos com os seus métodos e formas de pressionar quem também lhe faz «frente». Mas aqui ele tem razão.

05 abril, 2008

A um passo do título

A equipa de Futsal do VFCM está a um passo do título de Campeão da 2ª Divisão Distrital de Santarém.
Faltam duas jornadas, ocupámos a 1ª posição e basta ganharmos o próximo jogo no Pavilhão Gimnodesportivo de Minde frente à equipa 3ª classificada, Casa Benfica da Golegã.
Todos esperamos que a vitória já cá cante, mas nada de euforias.
No próximo Sábado, às 18h, em Minde, podemos ser campeões.
VAMOS TODOS APOIAR O VITÓRIA !!!

Teatro em Minde





BOA NOITE, SR. BORGES - Lembram-se? www.teatro.minde.eu
E vem um novo trabalho do grupo Boca de Cena com uma nova peça : A Relíquia. Um projecto muito interessante que está a ser encenado por Rogério Venâncio.

04 abril, 2008

O nosso Parque



Bem tentamos passar a imagem de que esta região está inserida num parque natural. E está.
Pena é que ainda existam pessoas que são capazes de fazer kms para despejar o lixo no parque, em vez de simplesmente o deixar em locais apropriados.
Com mentalidades assim não há mente ecologista que resista.
A foto é na freguesia de Minde, e bem perto da n/ terra.

02 abril, 2008

Cine-Teatro de Alcanena com inauguração marcada

O Cine-Teatro de Alcanena vai ser inaugurado no dia 8 de Maio. A nova data de reabertura do edifício em obras foi avançada pelo vice-presidente da câmara, Eduardo Marcelino (ICA), durante a última reunião do executivo.

Há cerca de 3 anos que as obras do espaço cultural parecem estar “enguiçadas” e foram já várias as datas apontadas para a reabertura da sala de espectáculos. Recorde-se que O MIRANTE, na edição de 14 de Março de 2007 anunciou a inauguração do Cine-Teatro depois do anúncio feito por Luís Patrício, vice-presidente da Artemrede - Teatros Associados.

A reconstrução do edifício começou no início de 2004, mas foi interrompida em Abril de 2005 devido à necessidade de se alterar o projecto, tendo apenas sido retomada no ano seguinte, em Fevereiro de 2006.

“Pouco preciso” foi como a oposição classificou o documento apresentado pelo executivo quanto ao projecto de dinamização do cine-teatro, solicitando à câmara que esclareça o tipo de actividades a desenvolver no novo espaço, a sua periodicidade e recursos humanos a contratar. Da parte do executivo houve a confirmação de que esses dados iriam ser facultados ainda antes da inauguração do edifício.
- In "O Mirante"



COMENTÁRIO:
Esta é mais uma daquelas obras que representa bem o tipo de administração que tem sido implementado no concelho. Quatro anos, alterações de projectos, datas diversas marcadas para a abertura, sem projectos de futuro funcionamento. E parece que esta inauguração agora anunciada, ainda é provisória porque as obras estão atrasadas e o edifício vais posteriormente continuar em acabamentos.

Perguntem ao executivo quantos milhões já foram aqui dispendidos, e imaginem a brutalidade de dinheiro desnecessário que já aqui deve ter sido gasto. Só quem não anda nas obras ou nunca fez nenhuma, é que não imagina os custos astronómicos que qualquer obra tem quando se arrasta no tempo, cheia de alterações e com complexidades técnicas. Se houver coragem, e se estas contas alguma vez aparecerem (correctamente) em público, vamos todos bradar aos céus e verificar o quão insignificante são os 220 mil euros que a CMA está a "fazer o favor" de investir na recuperação da Casa Açores. Só em juros, já dá para ter uma idéia.
Nem quero pensar no Museu do Curtume (sem financiamento) e no utópico projecto Museu Territorial.
Numa das reuniões, a respeito desta última obra, o Sr. Vice-Presidente afirmou "caso não haja financiamento, pára-se a obra" (in blog PSD).
Já estão a ver a "coisa"?


Ainda sobre o Cine-Teatro S. Pedro, decidiu-se que era agora e que a casa tinha de ser aberta nas Comemorações do Concelho. Tudo bem, concordo. Fica bonito! Mas estas aberturas provisórias também têm custos suplementares desnecessários.
Seria muito mais bonito se as obras estivessem totalmente concluídas e com um plano e projecto de funcionamento correcto e custos avaliados. Quatro anos que demoraram as obras e outros tantos de projectos e ainda não têm um plano de acção para o funcionamento de um edifício que custou uma fortuna? É muita incompetência, para quem ganha tão bons ordenados !!!

Li algures que no orçamento da CMA 2008 estava consignada a importância de 1000 euros para "dimamização do Cine-Teatro em 2008". Ou é uma importância "fachada" ou deve ser a verba para os custos da senhora da limpeza.


E este assunto não fica por aqui. Ainda muita tinta irá correr sobre esta matéria ! Perguntem à malta do teatro de Minde: - Há quantos anos já ensaiaram uma peça para ser apresentada na abertura deste Cine-Teatro ?

Política de Recursos Humanos do Município

Segundo o que lemos no blog do PSD, está a decorrer um "concurso público que a câmara está a promover para a contratação de 5 técnicos superiores, um técnico especialista e um auxiliar administrativo, em nome da continuidade dos Projectos do Programa PEPAL".
Segundo o mesmo blog, são funcionários destinados integrar a futura gestão do museu do curtume.

Mas bem podemos consultar a rubrica concursos públicos no site da CMA. Está virgem como quando foi iniciada, e aí não se pode anunciar nada. Concursos anunciados pela CMA só os leitura na Biblioteca Municipal para crianças, os jogos florais e a inscrição para o passeio da 3ª idade. É o que se pode saber naquele site instituicinal.

Agora concursos e outras coisas chatas, como as actas, Deus nos livre!
Quem quizer que consulte os editais, e estes nem devem ficar muito visíveis, nem afixados com muitos dias de antecedência. Muita gente a saber é que não convém. Depois nem dava para fazer uns favorzinhos.
Se houver dúvidas, está tudo de acordo com o Diário da República.