02 abril, 2008

Cine-Teatro de Alcanena com inauguração marcada

O Cine-Teatro de Alcanena vai ser inaugurado no dia 8 de Maio. A nova data de reabertura do edifício em obras foi avançada pelo vice-presidente da câmara, Eduardo Marcelino (ICA), durante a última reunião do executivo.

Há cerca de 3 anos que as obras do espaço cultural parecem estar “enguiçadas” e foram já várias as datas apontadas para a reabertura da sala de espectáculos. Recorde-se que O MIRANTE, na edição de 14 de Março de 2007 anunciou a inauguração do Cine-Teatro depois do anúncio feito por Luís Patrício, vice-presidente da Artemrede - Teatros Associados.

A reconstrução do edifício começou no início de 2004, mas foi interrompida em Abril de 2005 devido à necessidade de se alterar o projecto, tendo apenas sido retomada no ano seguinte, em Fevereiro de 2006.

“Pouco preciso” foi como a oposição classificou o documento apresentado pelo executivo quanto ao projecto de dinamização do cine-teatro, solicitando à câmara que esclareça o tipo de actividades a desenvolver no novo espaço, a sua periodicidade e recursos humanos a contratar. Da parte do executivo houve a confirmação de que esses dados iriam ser facultados ainda antes da inauguração do edifício.
- In "O Mirante"



COMENTÁRIO:
Esta é mais uma daquelas obras que representa bem o tipo de administração que tem sido implementado no concelho. Quatro anos, alterações de projectos, datas diversas marcadas para a abertura, sem projectos de futuro funcionamento. E parece que esta inauguração agora anunciada, ainda é provisória porque as obras estão atrasadas e o edifício vais posteriormente continuar em acabamentos.

Perguntem ao executivo quantos milhões já foram aqui dispendidos, e imaginem a brutalidade de dinheiro desnecessário que já aqui deve ter sido gasto. Só quem não anda nas obras ou nunca fez nenhuma, é que não imagina os custos astronómicos que qualquer obra tem quando se arrasta no tempo, cheia de alterações e com complexidades técnicas. Se houver coragem, e se estas contas alguma vez aparecerem (correctamente) em público, vamos todos bradar aos céus e verificar o quão insignificante são os 220 mil euros que a CMA está a "fazer o favor" de investir na recuperação da Casa Açores. Só em juros, já dá para ter uma idéia.
Nem quero pensar no Museu do Curtume (sem financiamento) e no utópico projecto Museu Territorial.
Numa das reuniões, a respeito desta última obra, o Sr. Vice-Presidente afirmou "caso não haja financiamento, pára-se a obra" (in blog PSD).
Já estão a ver a "coisa"?


Ainda sobre o Cine-Teatro S. Pedro, decidiu-se que era agora e que a casa tinha de ser aberta nas Comemorações do Concelho. Tudo bem, concordo. Fica bonito! Mas estas aberturas provisórias também têm custos suplementares desnecessários.
Seria muito mais bonito se as obras estivessem totalmente concluídas e com um plano e projecto de funcionamento correcto e custos avaliados. Quatro anos que demoraram as obras e outros tantos de projectos e ainda não têm um plano de acção para o funcionamento de um edifício que custou uma fortuna? É muita incompetência, para quem ganha tão bons ordenados !!!

Li algures que no orçamento da CMA 2008 estava consignada a importância de 1000 euros para "dimamização do Cine-Teatro em 2008". Ou é uma importância "fachada" ou deve ser a verba para os custos da senhora da limpeza.


E este assunto não fica por aqui. Ainda muita tinta irá correr sobre esta matéria ! Perguntem à malta do teatro de Minde: - Há quantos anos já ensaiaram uma peça para ser apresentada na abertura deste Cine-Teatro ?

6 comentários:

Mindericus Vulgaris disse...

A culpa é de TODO o Executivo. Lembro mais uma vez que as Oposições têm a maioria absoluta na Assembleia Municipal.

Interessa às Oposições que este Executivo ICA dê barraca quanto baste.

Quanto PIOR, MELHOR - é a estratégia das Oposições - PCP, PS, PSD e CDS.

Depois querem que acreditemos neles.

Provem primeiro que merecem a nossa confiança!

Como? Bloqueando as asneiras dos ICAS.

É simples para quem tem a maioria absoluta.

Vítor Manuel Coelho da Silva

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Isto é o exemplo da (des)governação ICA.

E depois de pronto???
A sede do concelho tem assim tanta actividade que justifique aquela obra???

Minde tem:
Escola de musica (caorg)
Orquesta (caorg)
Dança (caorg)
banda + orquesta (smm)
Teatro (Boca de cena)

Pergunto, onde deveria ter sido feito esse investimento???

Anónimo disse...

"Você não imagina o que eu me divirto às vezes, sozinho, quando estou a teclar. Acredite que isto é mesmo um hobby para mim."

Isto foi um comentário que este senhor mindericus invulgaris escreveu num post do Blog Debater Minde dirigindo-se para o Senhor 850Votos.

De facto eu não tenho nada a ver com os hobbys dos outros, mas quem tem como hobby teclar para andar a falar mal deste e daquele e só dizer o que ele pensa que está mal.... Hobby muito didesa. Devia antes ir aprender a fazer ponto cruz, também é um trabalho que requer muita mão de obra na ponta dos dedos.

Senhor vitor:
Tenha outra atitude para com os mindericos: quem quiser ser respeitado tem que se dar ao respeito, não é a mandar sms para certas e determinadas pessoas, pessoas essas que de facto fazem alguma coisa por Minde. Deixe-se de andar sempre constantemente a mandar bitaites.

(Nota importante: SMS tambem requer muito trabalhinho na ponta dos dedos)

Ps:Arranje um hobby mais engraçado, agradável e sobretudo um hobby que faça bem á saude. Agora com esta envolvência do BTT podia muito bem dar umas voltinhas de bicicleta por exemplo, pois o senhor VMCS está a engordar a cada dia que passa. Cuidado com os triguelicerídios e com o "castrol"

Já alguma vez o senhor vitor organizou algum evento desta natureza para Minde ou para onde quer que seja??? Não???? Então cale-se. Sim Cale-se.

A unica coisa que eu vi o senhor vitor a organizar, ou a tentar organizar, foram aqueles fúteis debates no cine-teatro de Minde que em nada deram.

Pense nisto

Não assino

Anónimo disse...

Que evolução espectacular continuam alguns mindericos (felizmente cada vez menos) a mostrar...

Anónimo disse...

simplesmente lamentavel... fazer esta porcaria de obra apenas para... para nada

se é asssim k alcanena pensa evoluir.. bem podem esperar sentados.. ja estou a imaginar a gnr a controlar o excesso de transito na rotunda cheia de pessoal pa ir ver o teatrok se passa la por aquelas bandas..

axo k a zonha norte do concelha deveria ser mais aproveitada, esta numa zona previlegiada .. mas em 15 anos as mudanças foram mt poucas... assim n vamos lá

vejam torres novas á 15 anos atras e vejam agora.. temos bons exemplos perto d casa...

e ja agora pa terminar kem é k vai pagar as alteraçoes ao projecto do teatro... pois é..

o pilim ja é pouco e axo k n ha grandas espaços pa estes erros basicos