Parlamentares foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, que lhes apresentou os princicpais problemas do concelho.
No âmbito de uma visita de trabalho ao concelho de Alcanena, a Câmara Municipal recebeu, a 7 de Abril, um grupo de deputados do Partido Socialista, eleitos pelo distrito de Santarém.
Os deputados Fernanda Asseiceira, António Ribeiro Gameiro, Nelson Baltazar e Nuno Mário Antão foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Luís Azevedo, pelo seu Vice-Presidente, Eduardo Marcelino Camacho, e pelo Vereador João José Silva.
A reunião decorreu no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, tendo também contado com a presença do Vereador António Laurentino Menezes (PS).
Pelo Presidente do Município de Alcanena foi feita uma breve apresentação/caracterização do concelho e foram expostos os principais problemas da área do Município, nomeadamente os problemas ambientais relacionados com o Sistema de Alcanena (ETAR, sistema de condutores, sistema de tratamento de efluentes, colectores, célula A, protecção contra cheias, etc…). Este foi, aliás, considerado pelo grupo de parlamentares presente como o grande problema de fundo, em termos ambientais, do distrito de Santarém.
Ainda em termos ambientais, o Presidente Luís Azevedo informou os deputados presentes acerca da poluição/contaminação das águas da Nascente do Rio Alviela, provocada pelas descargas poluentes efectuadas pela ETAR de Amiais de Baixo.
Foram ainda expostos pelo Presidente da Câmara os problemas relativos à falta de espaço e às condições degradantes do Quartel da GNR e do Tribunal da Comarca de Alcanena, cuja construção de um novo edifício foi prometida em 2003 pelo então Governador Civil de Santarém, tendo sido formalmente anunciado para 2005 o arranque da obra, o que, até à data, ainda não se verificou.
Outras temáticas abordadas foram, a nível da saúde, a falta de médicos no concelho (actualmente existe um rácio de 1700 doentes para cada médico) e os problemas relacionados com o socorro de doentes/sinistrados (INEM).
Foi ainda solicitada uma solução de financiamento para o Pavilhão Gimnodesportivo de Minde. Recorde-se, a este respeito, que a DREL ficou de financiar a construção deste equipamento, inaugurado em Abril de 2005, não tendo a autarquia, até à data, recebido qualquer verba por parte do Estado).
Também focada nesta reunião foi a necessidade de se proceder a obras de ampliação/beneficiação do Quartel dos Bombeiros Municipais de Alcanena e do Mercado Municipal de Alcanena.
Na sequência desta visita de trabalho dos deputados do PS ao concelho de Alcanena (que incluiu também reuniões no Centro de Saúde de Alcanena e com a administração da AUSTRA) o Executivo Municipal espera que este grupo parlamentar possa fazer eco dos problemas do Município no Parlamento e, por conseguinte, obter respostas positivas e medidas concretas no sentido da resolução dos mesmos.
Fonte CMA-e-Viver
Sem comentários:
Enviar um comentário