16 abril, 2008

Alcanena teve comboio

Agora que se aproxima uma exposição sobre a temática dos comboios no Pavilhão Multiusos, seria bom relembrar que Alcanena teve comboio. Duvido que este tema seja abordado na exposição, mas aqui fica este excelente artigo retirado do extinto "O Louriceirense, de Arnaldo Anacleto.
Para apreciar esta relíquia da imagem, que é uma foto duma acção da extinta companhia ferroviária, clique na mesma para ampliar.


"A 8 de Julho de 1886 em Sessão de Câmara em Torres Novas, o Barão de Matosinhos, proprietário e residente em Lisboa, requereu a concessão para o estabelecimento de uma Linha Férrea no concelho em sistema americano de via reduzia, com tracção animal ou a vapor, a qual, ligando a estação do Leste (Torres Novas) com esta vila, seguiria até Alcanena pelas estradas municipais da vila às Ribeiras, de aí até ao entroncamento da Videla, passando pela Gouxaria e Peral.

A Câmara deferiu o pedido e estabeleceu as condições que julgou convenientes.No ano de 1888 inaugurou-se a construção da linha, numa extensão de 20 Km.Foi concessionário, o citado Barão de Matosinhos e o capital 130.000$00 réis foi subscrito por meio de acções e obrigações de 50$00 réis cada.A empresa construtora e exploradora denominava-se “Companhia de Caminhos de Ferro de Torres Novas e Alcanena – S.A.R.L., autorizada por decreto de 21 de Setembro de 1887. A inauguração realizou-se no dia 2 de Fevereiro de 1893.


Com vários apeadeiros tinha como principais estações – Riachos, Torres Novas (vila), Bela Vista (para servir Lapas), Ribeira Branca, Zibreira, Gouxaria, e Alcanena.

Apesar da região, ser populosa, de grande valor agrícola, industrial e comercial, é certo que, pela sua má construção, péssima administração, excesso de fiscais e outras factores, não teve êxito e em 9 de Janeiro de 1896 foi deliberado o encerramento da mesma.

Na época era costume o Povo alcunhar tudo que surgia de novo, também este não fugiu à regra, assim foi alcunhado o “Comboio Menino e Rata Cega”. Se porventura hoje ainda existisse talvez chamar-lhe-iam, “Mini – Comboio”!...."

Extraído do "Blog Collectus"

NOTA: as datas não coincidem com as referidas no site da Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro (APAC). Aí é referido que este ramal foi inaugurado em 1 de Fevereiro de 1893 mas foi encerrado no mesmo ano, a 30 de Junho.

Como curiosidade, na Ebay foi licitada em 3 deste mês uma acção desta companhia por 55 libras esterlinas (verifique aqui )

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