19 abril, 2008

Romarias 2008

O programa Romarias 2008 – Comemorações do 94.º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, decorre de 4 a 22 de Maio.

A primeira actividade deste programa, que contempla um vasto leque de iniciativas culturais e desportivas, é o 6.º Meeting Manuel da Piedade Costa, a decorrer no Estádio Municipal Joaquim Maria Baptista, a partir das 15:30h do dia 4 de Maio.

No dia 7 de Maio (quarta-feira), pelas 10:00h, terá lugar a já tradicional distribuição de flores no Mercado Municipal de Alcanena.

No dia 8 de Maio, data em que se assinala o aniversário da fundação do concelho, decorrerão as cerimónias oficiais, com a Homenagem aos Fundadores e Promotores do Concelho, com a presença dos Bombeiros Municipais de Alcanena e Fanfarra, à qual se seguirá a romagem ao cemitério para homenagear os Presidentes de Câmara já falecidos.

Ainda no dia 8 terá lugar a Inauguração do Cine-Teatro S. Pedro, prevista para as 20:15h. O anúncio da inauguração do renovado Cine-Teatro S. Pedro será feito ao som dos tambores da Orquestra Tocá Rufar, que fará uma animação de rua. Seguir-se-á o descerramento da placa de inauguração e a Sessão Solene para, logo depois, ser inaugurada a exposição “Em Alcanena, Minha Terra”, de Maria Lucília Moita.

O concerto inaugural desta emblemática sala de espectáculos de Alcanena, pelas 22:00h, estará a cargo da Orquestra Sinfónica Juvenil, que presenteará o público com uma magnífica Gala de Ópera. Este espectáculo contará também com a participação dos alunos do Conservatório de Música de Minde.

No dia 9 de Maio, pelas 21:30h, Mafalda Arnauth sobe ao palco do Cine-Teatro S. Pedro para apresentar o espectáculo “Flor de Fado”.

Já no dia 10, também integrado no ciclo de inauguração do CTSP, a Companhia de Teatro Israelita Orto-da apresenta, em Alcanena, a peça “Stones” (este será um dos três espectáculos que a companhia realizará em Portugal).

A tarde de domingo, dia 11 de Maio, será animada com os Jogos Sem Fronteiras e Fitness Festa, actividades lúdico-desportivas bem conhecidas dos munícipes, que, este ano, decorrem em simultâneo na Praça 8 de Maio.

Um espectáculo de Dança Contemporânea fechará o ciclo de inauguração do CTSP. Tiago Guedes, coreógrafo que passou a sua infância e juventude em Minde, apresentará o espectáculo “Materiais Diversos”, ao qual se seguirá uma conversa com o público no foyer do Cine-Teatro.

A fechar o programa Romarias 2008 estarão dois eventos desportivos: no dia 18 de Maio o BTT Minde, uma organização Natura Minde e da Casa do Povo de Minde, com o apoio da CMA; no dia 22, no Estádio Municipal Joaquim Maria Baptista, o 12.º Torneio de Escolas Sub-11em Futebol 7, uma organização da EFCA – Escola de Futebol do Concelho de Alcanena, também com o apoio do Município.

Para mais informações consulte aqui a programação detalhada do programa Romarias 2008. Fonte: Site CMA

COMENTÁRIO:
Uma intensa programação e muito diversificada, mas julgo que sem grandes exageros. A jóia das festas será a inauguração do Cine-Teatro S. Pedro, em redor do qual gira toda a principal programação cultural. Desta vez o Pavilhão Multiusos foi dispensado.
Destaque para a participação dos "Toca-a-Rufar", Mafalfa Arnaud, Orquestra Sinfónica Juvenil, a presença de alguns alunos do Conservatório de Minde, da Companhia de Teatro Israelita Orto-da, e do "nosso" Tiago Guedes.
O 6º Meeting de Atletismo e o BTT MINDE 2008, são os destaques desportivos.
São as Festas do Concelho !! O Melhor é aproveitarmos. enquanto vai dando.

PS: Quem não deve ter ficado muito satisfeito foi a malta do "Boca de Cena" que já ensaiou (a pedido) uma peça de teatro há dois anos para esta inauguração e os israelitas é que ocupam o palco. Paciência. Fica para a 2ª inauguração.

1 comentário:

wolfinho disse...

Uma rectificação:

A peça foi pedida ao grupo à cerca de 4 anos para inaugurar o cine-teatro S. Pedro em 2005, como a obra não estava pronta e a peça sim, foi estreada em Maio de 2005 em Minde, ficando a aguardar por nova data.
Posteriormente foi pedido por mais 2 vezes recomeçar os ensaios para a inauguração sendo sempre adidada a data da mesma.
Até agora não houve mais contacto nenhum, nem sequer uma palavra acerca do assunto.
Provávelmente devido às condições da nova casa os cenários não devem ser dignos de estrear o dito espaço.