04 agosto, 2009

Vale tudo (menos trabalhar) no apego ao poder


Há dias, numa conversa com um conhecido autarca, lamentava-se as desvantagens dos grupos Independentes nas eleições, pois os partidos têm grandes verbas para campanhas, e os independentes têm que juntar uns trocos. Apontava ele como exemplo os elevados custos dos outdoors da candidata Fernanda Asseiceira. Concordei. Nos independentes não há dinheiro para essas coisas, e ao contrário dos partidos, ainda terão de pagar IVA sobre tudo o que mandarem fazer. Não é muito justo.

Mas só é injusto para alguns, pois o tais Independentes que estão no poder, nem precisam gastar um cêntimo em material de campanha. Vão fazendo campanha à custa do cargos que ocupam e à custa do município.

Nos ICAs já nada me surpreende, mas é uma vergonha a maneira como se estão a despedir deste mandato.
Ao aproximar das eleições aparecem com projectos secretos e polémicos que ninguém lhes pediu, e promessas de sedes em troca de votos comprados. Se duas sedes não chegarem, fazem-se três. É hora de aparicar as Colectividaes e vai de oferecer fardamentos, mas os contratos com fornecedores esclarecem que 25% é para pagar agora e os outros 75% depois das eleições.

Dentro de semanas vêm os banhos de alcatrão nalgumas ruas do concelho, entre as quais Covão do Coelho e Vale Alto. Se for necessário pedir alguma coisa o ideal será agora. O apego à cadeira do poder é tão grande que eles prometem tudo.

Prometem, querem fazer em 3 meses o que deviam ter feito em 4 anos, e quem acaba por pagar estas loucuras todas é o concelho e somos nós. Por isso é que a dívida duplicou em três anos, e as obras que se vejam e com alguma utilidade, são poucas.

Estar presente em tudo o que seja acontecimento e tenha visibilidade é a ocupação prioritária destes cavalheiros, mas serão necessários três autarcas, entre os quais o Vice-Presidente da CMA e os Presidentes de Juntas (todos futuros candidatos) andarem a acompanhar todos os passeios de 3ª idade? Será que os autarcas não têm mais que fazer do que estas tarefas que nunca desempenharam em anos anteriores?
É vergonhoso este ataque ao voto junto desta classe etária mais desprotegida e geralmente com menos acesso à informação.
Chega ao ponto de um cidadão octogenário me confessar que houve funcionários da Câmara que bem lhe explicaram em quem deviam votar para não perderem direitos.



Vale tudo. O que interessa são votos e os votos podem valer mais 4 anos de poleiro, nem que para isso se tenha que mandar pintar o concelho de amarelo. O mestre dessa táctica está de saída, mas foi assim que o Azevedismo saboreou algumas vitórias.
Está gasta, desactualizada pois as pessoas já não querem só folclore. Querem obra, transparência e um concelho em progresso, e isso não vejo que os ICAs tenham para oferecer.
Quatro anos já tinha dado para ver. Oito, até já tresanda a mofo. Doze, nem pensar.

9 comentários:

Cabé disse...

Ao que parece a política está a afectar a qualidade de informação desta blog...
O Vice-Presidente da CMA e candidato a Presidente da Autarquia, todos os anos está presente no passeio da 3ª idade! Esta crítica em jeito de crónica está completamente desajustada...o que não lhe retira, obviamente, a razão de fundo...

PM disse...

Desajustada?
Desajustado devo andar eu.
Até admito alguma imprecisão pois não andei a acompanhar os passeios da 3ª idade, nem o Sr. Eduardo Marcelino, mas sei que não participou em todos, e já foram muitos.

Mas será que é preciso uma comitiva que inclui o vice-presidente da CMA para servir de guias turísticos? Devem ser os guias mais bem pagos que conheço.

E para que serve o vereador da àrea social? Para presidir à apresentação do orçamento como aconteceu recentemente?

Já nem sei quem é que anda dasajustado, mas perante estas formas de gestão, admito que seja eu.

Sei é que essa tal comitiva, nem como guias turísticos fizeram um bom trabalho. De dois autocarros que sairam de Minde, nem sequer tiveram a delicadeza de irem cumprimentar ou despedirem-se dos cidadãos que viajaram no autocarro nº 2. Nem lá entraram.

Anónimo disse...

Se tivessem esta atenção toda com os autocarros como (não) tiveram com o autocarro que deveria ter trazido as pessoas de Alcanena e arredores para a caminhada da mata do BTT se calhar era melhor...

Uns são primos, outros são enteados...

Anónimo disse...

E existem funcionários que são motoristas, guias turísticos e orientadores da intenção de voto (nos Icas, claro!)

Anónimo disse...

este pm é um espertalhão que faz falta em Lisboa porque em Minde não faz falta nenhuma. Os verdadeiros mindricos dispensam a sua presença.

PM disse...

Eu sei que alguns dispensam a minha presença e de muitos outros que se tornam incómodos, mas esses alguns não são os verdadeiros MINDERICOS.

Os VERDADEIROS MINDERICOS somos todos nós e aqueles que nada têm a esconder, que não dispensam ninguém, e que não utilizam o anonimato para dizer mal dos outros

Carlos Santos disse...

Além de ser verdade o desgaste dos ICA, não podemos esquecer orçamentos municipais gastos e até excedidos, veja-se contas de 2007, em que excederam claramente os limites impostos pela tutela, sem que isso se tenha verificado em obra prioritária. Depois a questão de termos mais do mesmo. Caras novas? Nada, só em lugares não elegiveis. Obra feita? Só mesmo onde podem caçar uns votos!
È tempo de o povo exigir uma lufada de ar fresco. Admiro a coragem do PSD / CDS em colocar gente nova e de visão nas listas. A começar na nº1 Dr. Renata Henriques, no º 2 Eng. João Paulo Mengas, nº 3 Engº António Castanheira, etc , etc, tudo quadros novos e de referência nas actividades que desenvolvem e acima de tudo filhos do concelho de Alcanena. Houve coragem para desaparecer com os filhos, primos e enteados do aparelho partidário e temos uma lista baseada em competências Multidiscipinares, que no minimo pode fazer melhor com menos dinheiro, bem como saberá priorizar os dinheiros públicos para aquilo que realmente é necessário.
Dia 11 veremos se o Concelho pode ter uma surpresa, para o bem do mesmo e dos seus municipes!

Anónimo disse...

há aqui muita gente com dor de cotovelo dos icas... e com muita falsidade pelo espelho.. Sr PM já qe é tão esperto de a cara e vá voçe governar (isto se algum vote em si). Vá para lá voçe e veja se consegue fazer melhor, o que duvido....Só quem está lá dentro é que sabe como as coisas funcionam....Força Candidate-se

PM disse...

Não tenho essas intenções.
Mas posso ter opinião, assim como V. Exª pode ter a sua.
Chama-se a isso democracia e pluralidade de ideias.