21 agosto, 2009

Que se lixe a Saúde em Minde


Em Minde já quase toda a gente sabia que iria ser instalado no Centro de Saúde um posto para atendimento e encaminhamento de doentes com a gripe A.
Nos sites da CMA ou JFM nunca nada foi referido, mas na comunicação social, e até neste blog, foi escrito: "O Agrupamento do Centro de Saúde (ACES) da Serra d’Aire pretende utilizar uma parte das instalações da extensão de saúde de Minde para tratar e encaminhar pessoas contaminadas pela gripe A. A intenção foi comunicada ao executivo municipal por Pedro Marques, director do ACES de Serra d’Aire, numa reunião realizada na semana passada." (Jornal Torrejano)
Também as obras que se têm vindo a executar no Centro de Saúde davam indicadores disso.



O que ninguém sabia, ou sabe, é que todo o Centro de Saúde de Minde foi transformado num posto de atendimento de doentes da gripe A, e que todos os serviços do Centro, secretaria, enfermagem e atendimento médico, foram transferidos para Alcanena.
Quer isto dizer, que os quase 4 mil habitantes da Freguesia de Minde + Casais Robustos passarão a ter que se deslocar a Alcanena para tratar de uma simples credencial, renovar uma receita, marcar uma consulta, levar uma injecção, ou qualquer outro serviço de atendimento médico.

Inacreditável, absurdo e sem qualquer justificação, é o desprezo e o papel que a Câmara Municipal de Alcanena e Junta de Freguesia de Minde demonstram com a falta de preocupação ou interesse nesta grave situação.

Na Freguesia de Minde não existe um único edital, ou qualquer tipo de informação sobre este assunto, e mais grave, não foi activadado qualquer mecanismo que minorize os graves transtornos que isto irá causar à população.
No mínimo deveria ser disponibilizado um meio de transporte diário para os utilizadores se deslocarem a Alcanena, e até um posto de secretariado provisório em Minde que facilitasse e coordenasse muitos dos serviços elementares.


Os nossos autarcas que tanto se têm empenhado com as sardinhadas e passeios da 3ª idade, esquecem-se do básico e que existem camadas etárias que quase diárimente necessitam de se deslocar ao Centro de Saúde.
Será que um idoso com uma reforma de 200 euros mensais tem condições para alugar um taxi para se deslocar a Alcanena? Será que um cidadão normal que passa a vida a descontar para os serviços sociais, tem disponibilidade para perder meio dia apenas para renovar uma receita ou tentar marcar uma consulta? Será que os Serviços de Alcanena, que vão integrar os funcionários e médicos de Minde, têm capacidade para responder a este aumento e fluxo de utentes? Será que os autarcas sabem quais os serviços de Centro Médico e quem os utiliza?

Pelps vistos isto são pormenores transversais e que pouco interessam aos nossos autarcas que se recandidatam para mais um mandato. Importante é mesmo estar em todas as festas e festarolas para ganhar o "campeonato dos frangos". Importante é comprar torneios e eventos para aparecer em todos os jogos e acontecimentos a entregar prémios abraçados a jogadores para as fotos da praxe.
Importante é mesmo o folclore eleitoral para enganar papalvos e garantir mais 4 anos de poleiro.
A saúde, a população e o governo do concelho e da freguesia, são pormenores que pouco interessam, e nem é bom falar disso porque pode parecer mal. A malta logo se desenrrasca!!




NOTA:
Ao longo dos anos tenho sido um crítico assumido do Engº Azevedo, que já se "demitiu" há mais de seis meses para dar visibilidade eleitoral ao seu possível sucessor partidário, mas tenho de concordar com ele, quando há dias em Minde declarou ao site TINTA FRESCA que "admitia ter dúvidas quanto à capacidade dos seus sucessores para continuarem a sua obra".
Pelo que vi durante os últimos anos, eu já não tinha qualquer dúvidas ou esperanças de que algo de positivo estes executivos fizessem pelo Concelho de Alcanena e Freguesia de Minde. Também não tenho qualquer receio de que corramos o risco de voltarem a ser eleitos, pois o povo não é cego, mas o meu problema maior é ainda termos que gramar este desastre e suícidio governativo durante mais dois meses.

8 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem.
Vai ao cerne da questão.

Anónimo disse...

Mas quem é que encomendou e defendeu a instalação do centro de atendimento da Gripe A em Minde?
Atenção. Se calhar até a Câmara foi apanhada de surpresa. E porquê Minde? Estará assim tão central para os concelhos de Torres Novas, Entroncamento e Ourém, que também se vão servir de Minde para além de alcanena? E os prejuizos que vai trazer á população? Não seria muito melhor utilizarem uma ala do Hospital de Torres Novas ou de Tomar já que metade está às moscas? Mas quem e como é que decidiu isto? Quais os critérios?

Anónimo disse...

De facto é de lamentar...mas já pensaram também nos profissionais que "pelo que dizem" também foram apanhados de surpresa...!!!
Ainda mais o facto de todo o agrupamento englobar: Alcanena,Entroncamento,Fátima , Torres Novas e Ourém. E que todos os utentes desses concelhos com suspeitas de gripe também terão de se deslocar MInde!!! Já para não falar de todos os profissionais , que secalhar até esta data estão tão esclarecidos assim como toda a população!!!( Sim pelo que parece não houve até á data , nenhuma secção de esclarecimentos). Nesta sexta-feira nem eles mesmo sabiam o k irá suceder nos próximos tempos!!

JMQ disse...

Algo que poderá ser um motivo de orgulho, pelos vistos é um problema. Não sabem que já há 15 centros de saude a funcionar. O que fazem as pessoas dessas localidades? fogem todas?

Uma das localidades que eu estive a ver é sao pedro do sul, por exemplo. Porquê? porque tem condições de internamento. e boas instalações, o que também deve suceder em Minde.

Este plano de contingência foi decidido pelo governo, pelo ministério da saúde e foram seleccionados os melhores centros de saúde.

Não metam os autarcas nisto. Passou-lhes ao lado e ainda bem.

Esta vai ser apenas mais uma gripe, até pouco mortifera. Já viram que temos 2000 casos e ainda nenhuma morte? a Alemanha já vai nos 13000 casos também sem nenhuma morte. Mas em Espanha, com apenas 1500 casos têm 15 mortos (taxa de 1%)

Vejam este link:
http://www.ecdc.europa.eu/en/healthtopics/Pages/Influenza_A(H1N1)_Outbreak_Table.aspx

A informação agora é actualizada todas as Quarta-feiras.

Anónimo disse...

Meu caro JMQ, sim o plano de contigência foi decidido pelo governo...mas as escolhas de localização dos SAG-SIGRIPE..Não!!!
Talvez a alguns profissionais de Saúde no ramo da Saúde Pública!!!
Não vejo para K tanto alarmismo..
Apesar de todos os profissionais , se encontrarem um pouco receosos.
Sim para toda População , vai ser um pouco constrangedor lá isso vai.
Também para quem vai sobrar é para os coitados dos Bombeiros...sim porque as pessoas têm o hábito de utilizar os serviços de transportes deles como se fossem Táxis!!! Mais uma sugestão para a Junta de Freguesia resolver o problema de transporte em conjunto com a Cãmara!!!!!!

JMQ disse...

a minha médica de familia é que está preocupada, pois todos esses profissionais vão receber os doentes, engripados com H1N1 ou não e são eles que vão ter que verificar, pelos sintomas, já sem análises, se é gripe A ou não.

E sem vacina no periodo de ponta, que vai ser o regresso às aulas das crianças e jovens. Aí será a primeira onda. Que depois infectarão os pais.

Bem pode o governo rogar para que liguem para o numero da saude24 mas, se não responderem, o que fará? Ir ao centro de saude mais próximo.

O de Minde estará aberto 24h ou será apenas das 8h-20h?

PM disse...

Segundo o que julgo saber a população não está contra que Minde acolha este serviço de atendimento a doentes da Gripe A.

A população está indignada por não ter tido qualquer tipo de informação sobre o encerramento (transferência para Alcanena)do Centro Médico, e por não existir qualquer preocupação com um plano de transportes (pelo menos para idosos) e a possível criação de um posto provisório em Minde para serviços básicos.

Anónimo disse...

Inicialmente estará aberto das 8-20H. Mas a intenção dos serviços será 24 sob 24h!! Os próprios profissionais só irão ainda receber informações no início desta semana!!