28 agosto, 2009

Posto de saúde de Minde reabriu esta 6ª feira


Retirado da Página online do jornal »O Mirante»:

O posto de saúde de Minde, Alcanena, reabriu na manhã desta sexta-feira, 28 de Agosto, mantendo o seu funcionamento regular. A valência esteve encerrada quatro dias com vista a execução de obras para a construção de um Serviço de Apoio à Gripe (SAG). Recorde-se que a população foi apanhada de surpresa, na última segunda-feira, 24, com o encerramento do posto de saúde, que abrange cerca de quatro mil utentes.

No dia seguinte, os populares concentraram-se junto local, em protesto contra a possibilidade deste serviço passar a albergar, exclusivamente, um SAG. O presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Luís Azevedo (ICA), disse, na ocasião, que o Agrupamento de Centros de Saúde da Serra d'Aire decidiu “unilateralmente” encerrar o centro de saúde, sem disso ter dado conhecimento à autarquia, proprietária do espaço."Estávamos a fazer obras para disponibilizar uma parte do edifício para acolher o SAG quando fomos surpreendidos com a notícia do encerramento do centro de saúde", afirmou Luís Azevedo.

Contactado o director do ACES da Serra d'Aire, Pedro Marques, que reuniu com a vereação, houve uma mudança na decisão, tendo sido decidido que o centro de saúde retoma a sua função normal até que seja necessária a abertura do SAG, uma situação que será provisória e que será remediada com respostas alternativas.

O autarca adiantou que a entrada em funcionamento do SAG em Minde, logo que se justifique, obriga a que os habitantes daquela freguesia tenham de recorrer ao centro de saúde de Alcanena, a cerca de oito quilómetros de distância, estando a Câmara Municipal disponível para facilitar o transporte dos doentes.

O executivo está a equacionar outras soluções, como o recurso aos bombeiros, para a prestação de cuidados de saúde às populações que tenham mais dificuldade em se deslocar e assegurar cuidados de enfermagem e apoio domiciliário.

1 comentário:

vmcs disse...

Ora bem, parece-me que é preciso é calma. Também me parece que se o País precisa de requisitar o Centro de Saúde de Minde para o combate à pandemia de gripe que aí vem, aos Mindericos compete demonstrarem a maior compreensão e apoio à decisão, e arcar com algum sacrifício, caso tenham necessidade de se deslocar a Alcanena para as normais consultas médicas de que necessitem. Com certeza que os serviços públicos, nomeadamente a Câmara Municipal, saberão minorar esses incómodos.
(vmcs)