02 agosto, 2009

Declarações de Luis Azevedo ao site TintaFresca


Pela sua pertinência transcrevo as declarações do actual Presidente da Câmara ao site http://www.tintafresca.net/ aquando da inauguração do Museu Roque Gameiro.
Os destaques são da minha responsabilidade. É mais um contributo para o tema «Largo das Eiras»
Poderá ver a totalidade do artigo AQUI

«Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Alcanena revelou que, no momento da aquisição, a casa apresentava alguns problemas de infiltrações e, por isso, teve de se proceder desde logo à recuperação do telhado. O projecto foi depois candidatado ao III Quadro Comunitário de Apoio e conseguiu ser aprovado. A parte de adequação ao projecto museológico teve a colaboração da associação CAORG, entidade com quem a autarquia protocolou a cedência do espaço e que irá dinamizar este espaço, nomeadamente, com exposições temporárias. Luís Azevedo adiantou que a Câmara Municipal de Alcanena executou a obra, a Junta de Freguesia de Minde ficará responsável pela manutenção do jardim e o CAORG ficará responsável pelo museu, que terá como directora Alzira Roque Gameiro, bisneta do pintor, e conta com a colaboração de uma equipa por si constituída.

No espaço de dois anos, Luís Azevedo inaugurou dois grandes infra-estruturas culturais no concelho: o Carsoscópio – Centro de Interpretação da Serra de Aire e Candeeiros e agora o Museu Roque Gameiro. O edil lembra, contudo, que também já foi inaugurado um projecto de menor dimensão, o Museu Rural e Etnográfico do Espinheiro, no ano 2000 e o Museu da Boneca, em 2009, esperando-se também a abertura do Museu do Curtume em 2010. Embora este último edifício já esteja pronto, o acervo deste património do concelho ainda não está totalmente recuperado, daí o compasso de espera.

Luís Azevedo explicou ao Tinta Fresca que o projecto do Museu do Território visa criar um conjunto de espaços visitáveis em cada freguesia com as actividades primeiras e principais daqueles lugares, para os transformar em museus vivos, uma vez que algumas das actividades já estão extintas, em termos industriais e sociais.

Na calha está também o projecto de um novo edifício em Minde, situado paredes-meias com o novo Museu da Aguarela Roque Gameiro, que visa colmatar as necessidades de instalações de duas associações que se dedicam ao ensino da música. O ante-projecto já foi aceite pelas direcções do CAORG e da Banda de Minde e Luís Azevedo garante que o edifício terá “um enquadramento fantástico e ficará muito bem junto ao museu”, proporcionando condições condignas para a música instrumental, coral e dança.

Luís Azevedo, que já anunciou a sua não recandidatura à Câmara Municipal, após mais de 20 anos como autarca, os últimos 13 como presidente do Executivo, considera que termina o ciclo político e o mandato “de consciência tranquila.” Embora admita ter dúvidas quanto à capacidade dos seus sucessores para continuarem a sua obra, o edil considera que, “com esta obra, as pessoas que comigo trabalharam terminam o mandato em beleza.”
JMQ

7 comentários:

PM disse...

Bem..., nem digo nada. Está aqui um concentrado de declarações que é de bradar aos céus. Mas é assim, e por esta gente que temos sido governados nos últimos anos.

Aconselho a que confirmem o transcrito e cliquem no AQUI.

Anónimo disse...

Esta não cabe na cabeça de ninguem.
Já dizia Mario Soares que a oposição não precdsava de se preocupar em ganhar eleições que o PS se encarregava de as perder.
Bela frase que se aplica muito bem a estes Socilistas disfarçados de Ica.

JMQ disse...

A totalidade do artigo está muito interessante, já que é acompanhado de fotografias muito boas e de outras declarações de intervenientes no processo.

Quanto às declarações em si, é também de realçar a desconfiança com que o actual presidente vê quem lhe sucede. Concerteza que os actuais candidatos ICA não irão gostar muito destas suas declarações.

Sherlock, the only one disse...

O grave não são as declarações. O grave é o Azevedo estar convencido de que ele é o único com competência. Já Salazar e Cunhal pensavam o mesmo de si próprios.

Anónimo disse...

ele lá sabe o que diz, pois, por um lado, sabe bem o estado das contas da câmara, por outro também conhece a competência dos seus sucessores....

Anónimo disse...

By, by Sr Azevedo. Leve também os seus sucessores, colaboradores e toda a equipa de beija-rabos.

Foi o grande presidente da decadênia económica e política do concelho e um dos mais peneirentos que por cá se governou.

Não deixa saudades.

Anónimo disse...

"Embora admita ter dúvidas quanto à capacidade dos seus sucessores para continuarem a sua obra"...
Mais uma mecha para a fogueira na tentativa de entregar a câmara de mão-beijada a uma pessoa como a sua amiga de partido Fernanda Asseiceira.
Só parece que esta manutenção da cadeira até ao final é uma dificuldade que o Sr. tem de entregar o poder ao sucessor dos ICAs (se calhar acha que ainda está para nascer um melhor Presidente de Câmara que ele - ao nível económico, pelo menos)
Diz-se que o poder corrompe mas sabemos, pelo que vemos cá em Minde, que essa senhora já está corrompida antes de chegar ao poder.
Fortalece-te PSD que vamos precisar de ti, mais do que nunca, no governo da autarquia!