29 agosto, 2009

Comunicado da Coligação PSD / CDS


Comunicado enviado via e-mail para o Minde-Online no dia 25, mas por indisponibilade só hoje foi possível a sua publicação. As m/ desculpas aos autores.



COMUNICADO à POPULAÇÃO
No dia 27 de Julho foi discutida na reunião de Câmara a adaptação do Centro de Saúde de Minde a uma Unidade de Apoio à Gripe A (H1N1).
Apesar dos vereadores dos ICA terem refutado totalmente esta situação, a vereadora do PSD argumentou que este Centro poderia ser positivo, na medida em que garantiria um serviço especializado de diagnóstico e encaminhamento da pandemia da Gripe A, junto das populações do concelho, aberto 24 horas, desde que fossem garantidas medidas de segurança para os utentes normais dessa extensão e para a população em geral.

No dia 23 de Agosto, a vereadora do PSD teve conhecimento da extinção dos serviços do Centro de Saúde de Minde a partir do dia seguinte. Neste sentido, na manhã do dia 24 entrou em contacto com as entidades competentes no sentido de:
• Saber o ponto de situação;
• Garantir que esta situação fosse temporária e que, finalizada a situação de alerta de pandemia, o Centro de Saúde reabriria normalmente;
• Assegurar a abertura de uma sala que garantisse os serviços mínimos (receitas, enfermagem, ou outros) para todos os utentes que não tivessem possibilidades de se deslocar autonomamente.
Nesse mesmo dia, na reunião de Câmara, perante as afirmações do Sr. Presidente, afirmou que:
• O Executivo Camarário (ICA’s) não tinha tido a capacidade de fazer uma análise correcta da situação, e como não concordavam com a abertura de uma Unidade de Apoio, tinham optado por se alhear da questão. Poderiam e deveriam ter questionado as entidades de saúde competentes acerca da forma como esta unidade iria funcionar, nomeadamente o que aconteceria aos utentes habituais. Mas não o fizeram!
• O desconhecimento do encerramento dos serviços, alegado pelo Sr. Presidente de Câmara e Executivo e pelo Presidente de Junta de Freguesia não poderia ser desculpa, uma vez que assim que os ICA tomaram conhecimento desta situação (no final da semana passada) nada fizeram para diminuir os prejuízos causados aos utentes. Poderiam ter disponibilizado imediatamente um autocarro para fazer o transporte para o Centro de Saúde de Alcanena. Mas nada fizeram!
Esta discussão tão acesa, e, a insistência por parte da vereadora do PSD, nos argumentos que apresentou, corroborados pela população de Minde presente na Reunião de Executivo, levaram a que o Sr. Presidente marcasse de imediato uma reunião com o responsável do Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo I - Serra d'Aire para o dia seguinte.

No dia 25 de Agosto, realizou-se essa reunião, tendo o Director do Agrupamento afirmado que, no dia anterior, ao final da tarde, tinha tomado a decisão de manter os serviços de Saúde de Minde em funcionamento, ficando o Centro de Saúde de Minde como reserva para o rastreio e encaminhamento de doentes portadores da Gripe A (H1N1).
Segundo o Director do Agrupamento, esta decisão teve a ver com critérios técnicos e não políticos, sem qualquer intervenção da Secretaria de Estado ou do Gabinete da Ministra da Saúde, ou seja, não teve a ver com eventuais intervenções por parte da Vereadora Fernanda Asseisseira, que abusivamente tentou tirar partido desta situação.

Nesta reunião, a vereadora do PSD propôs a abertura de uma sala na Junta de Freguesia ou nos Bombeiros, que servisse os cuidados mínimos, no caso da utilização do centro de saúde para centro de apoio à gripe, tendo o Sr. Presidente de Câmara ficado de coordenar todas as diligências no sentido de informar a população e providenciar as contingências necessárias até à abertura dos serviços.

Da verdade dos factos temos que esclarecer o seguinte:
• Todo o processo foi conduzido, tendo como base a arrogância do Governo do Partido Socialista, que infelizmente já nos habituou a tomar decisões sem ouvir as populações.
• Pena é que os ICA apenas se tenham indignado legitimamente com a situação que foi criada, não tendo tido, mais uma vez, a capacidade de responder e resolver os problemas das populações.
• O Partido Socialista local, na pessoa da Vereadora Fernanda Asseiceira, no dia 24, na reunião de Câmara, apenas disse que queria fazer parte da solução, não tendo proposto qualquer medida, repetindo essa atitude na reunião do dia 25, onde apenas fez uma intervenção para divulgar os telefonemas que tinha feito, e que, a avaliar pelas palavras dos responsáveis de saúde presentes, de nada serviram.

A coligação Unidos pelo Futuro estará sempre ao lado das populações, a procurar soluções.
É contra a arrogância, a falta de rigor e as tentativas de aproveitamento político de situações em que o bem-estar das populações é posto em causa.
Esta é a nossa orientação, o nosso dever e o que a população merece!
Podem sempre contar connosco!
João Paulo Afonso, Gilberto Carvalho e António Castanheira



Entretanto, a coligação UNIDOS PELO FUTURO informa que se encontra disponível um espaço de comunicação para a Candidatura do PSD-PP no seguinte endereço:
http://unidos-pelo-futuro.blogspot.com

7 comentários:

vmcs disse...

Só agora reparei neste comunicado. Achei bueda engraçado. Especialmente o final. Do qual não duvido nem um pouco, claro. Bastou ver a quantidade de projectos e propostas apresentados nestes últimos 4 anos, quer na Assembleia de Freguesia, quer na Assembleia Municipal. Por este Partido e pelos outros que fizeram parte daquelas 2 Instituições.

haha

Esta é a nossa orientação, o nosso dever e o que a população merece!
Podem sempre contar connosco!
João Paulo Afonso, Gilberto Carvalho e António Castanheira

Anónimo disse...

Então, mas esta coligação não está também coligada em Minde com o PS? E agora ataca também o PS? Já dispara para todo o lado?

Sofia disse...

Não se percebe a insistência de alguns em pertencerem a listas quando o seu passado de autarcas revela uma completa falta de intervenção política. Quem faz parte de uma assembleia de freguesia ou municipal e nunca fala e apresenta propostas, está lá a fazer o quê? O comentário do acima VMCS é muito pertinente. Alguém conhece as ideias sobre os vários assuntos destes cavalheiros?

Desiludida com os Homens de Minde disse...

Não conhecemos nem vamos conhecer. A vaidade, sempre a vaidade.

contabilista disse...

Que venham as mulheres. Mas onde é que elas andam? Quantas são?

Anónimo disse...

Aproveito esta oportunidade para fazer passar uma mensagem à Renata que espero que ela leia. Usa o blog para colocar as tuas/vossas ideias, por favor. O PSD em um blog da responsabilidade da vereadora Cohen que está desactivado ou não é actualizado desde 21 de Setembro de 2008. Ela que utilize esse espaço para dar largas à sua histeria. Utilizar o blog do Unidos pelo Futuro para se promover, que é como quem diz, a outra lidera a lista mas eu é que sou o crâneo, po favor...
Anda tudo a dormir nesta coligação ou quê?!!!!

Anónimo disse...

não vale a pena.

quem dirige a campanha e os candidatos é a ana cláudia.

ela é que escreve as coisas; ela é que escreve o programa; ela é que define a estratégia; ela é que contacta as colectividades e as "forças vivas" do concelho.

ela é que é a verdadeira candidata; podem negar o que quiserem, mas isto é verdade verdadinha...