24 dezembro, 2008

Proteja o Seu Pinhal Contra o Nemátodo


É um prodígio da informação o site da CM Alcanena. Para além da programação detalhada sobre o Cine-Teatro S. Pedro, agora, através do activo Gabinete Técnico Florestal do Município de Alcanena, também nos ensina o proteger os nossos pinheiros contra o Nemátodo. Está a melhorar! Ora leiam, e aprendam:

O Nemátodo da madeira do pinheiro foi detectado pela primeira vez em Portugal em Maio de 1999, na península de Setúbal, tendo, provavelmente, entrado através do porto de Setúbal em navios provenientes da China ou Japão, locais onde já se reconhecia a sua presença e efeito patogénico.
(...)
Nemátodo
O Nemátodo da madeira do pinheiro é um verme microscópico do grupo das lombrigas que ataca preferencialmente pinheiros e outras árvores resinosas.

Longicórnio do pinheiro (Insecto-vector)
O Nemátodo é transmitido às árvores por um insecto-vector, o Longicórnio do pinheiro. A dispersão do Nemátodo está limitada ao período de voo do insecto, de Abril a Outubro.

Saber mais no site "CM ALCANENA"

COMENTÁRIO:
Este site oficial da CM Alcanena é um espelho fiel do "cá vamos indo" que tem sido a gorvenação deste municipio. O site só existe porque todas as câmaras têm que ter um site, e não como um instrumento de trabalho, de extrema utilidade, na promoção, informação e dinamização do concelho. Deveria até prestar alguns serviço on-line.
Mas não.

É um espaço que está ali, para inglês ver, que para além da programação artística do S. Pedro, pouco mais se passa. Tirando uma ou outra actividade da terceira idade, e os acontecimentos sasonais de Alcanena, nada mais se publica no site.

Concursos públicos, nem vê-los. As actas do Executivo saiem de seis em seis meses, e as da Asssembleia nem se publicam. Boletins municipais, nem falar.
Há um ano que a 1ª página é preenchida com uma sondagem sobre o património natural do concelho onde votaram 12 pessoas, e com um cartaz do "Sentir Alcanena", um projecto fantasma e de fachada onde era suposto uma análise do concelho através de inquéritos.
Tal como comecei este comentário, vou acabar:
Este site é um verdadeiro espelho da gestão camarária - Muita fachada e pouco sumo !!!


Sem comentários: