15 dezembro, 2008

O cansaço mental e psicológico dos Mindericos

Contam-se por uma mão os comentários assinados que o Minde-Online recebeu nos últimos meses. No post sobre o campo de ténis, o nosso conhecido VMCS escreveu um comentário que entendi publicar aqui. Não pela referência elogiosa ao meu nome e do Minde-Online, mas pelo facto de retratar uma leitura da realidade minderica, colocando a mão nalgumas feridas, com as quais compartilho a base do raciocínio.

Este estado de espírito cinzentão, de profunda decadência (e falta de esperança) que se respira em Minde, tem fortes tendências a agravar-se e a tornar-se num estado muito mais "escuro".
Minde está a "desaparecer do mapa" e cabe aos mindericos arranjar soluções para inverter a situação. Ou, pelo menos, estancar! Todos teremos a ganhar com isso.
Minde tem oitocentos anos, e não foi este Minde que a geração anterior nos deixou
. São horas de deixar de assistir de bancada e de descruzar braços. Todos juntos, ainda seremos poucos. (PM)

12.12.08 - VMCS - Comentário:
"Continua pá, alguém tem de falar nestas coisas. Embora no fundo se esteja a falar para o boneco.

Os mais jovens tratam de arranjar empregos fora de Minde. A posição deles, salvo os esporádicos entusiasmos com alguma festarola que haja, é de encolher os ombros.
Os de média idade andam a tentar aguentar as suas empresas, a maior parte delas herdadas, no caso dos industriais e comerciantes. Ingloriamente, penso eu, e no grupo me incluo.
O supra-sumo da cultura em Minde só pensa nos seus espectáculos e no museu que está para abrir.
Os mais idosos, que no fundo criaram Minde tal como foi até há pouco tempo (o resto são tretas), fizeram o seu extraordinário papel de criar riqueza para Minde - industriais, comerciantes e seus antigos empregados, muitos deles gostando mais de Minde que muitos dos próprios Mindericos.
Os políticos trataram das suas carreiras políticas e dos seus egos pessoais, pouco se importando com a economia do Concelho. Mesmo os políticos não profissionais cá do burgo.
Obras e mais obrecas de fachada, muitas delas só para encher o olho ao povão.
Os Padres de Minde vão consolando as almas tristes dos seus paroquianos, servindo as mais das vezes de psicólogos.
Enfim, o cansaço mental e psicológico dos Mindericos é notório. Dou o meu próprio exemplo, que no Minderico me limito apenas a fazer links para coisas que acho interessantes e em mandar (raramente) uma "boca" ou outra. O tempo também não sobra da atrapalhação em que ando para ver se aguento a crise.

Enfim, tal como diz José Saramago, o estado do Mundo é aterrador.
Estamos feitos. Haja alguém como o Pedro Micaelo que vá tentando "mexer" nos nossos neurónios. É que até o Jornal de Minde está uma pasmaceira. Resta o Minde-Online.
Bom Natal para todos e que Deus, se é que de facto existe, olhe por nós.
Cumprimentos a todos e muitas filhós neste Natal, porque as prendas vão rarear.
vmcs "

Sem comentários: