12 julho, 2008

Portugueses com dificuldades económicas

Os portugueses continuam a ser dos mais pessimistas da UE e, segundo as conclusões do Eurobarómetro sobre Portugal, que a Comissão Europeia (CE) divulgou ontem, são dos que mais ginástica fazem para ter dinheiro até ao próximo vencimento.



O relatório – elaborado entre os dias 25 de Março e 4 de Maio – revela que 71 por cento dos portugueses admitem sentir dificuldades em pagar as contas no final do mês. Este é o segundo valor mais elevado entre os 27 estados-membros da UE – apenas a Bulgária apresenta percentagem superior –, estando a média europeia situada nos 47%.
Bruxelas conclui que esta percepção das famílias, que admitem ter dificuldades, não abrange “apenas os sectores habitualmente mais vulneráveis da população, mas também a classe média dos trabalhadores urbanos do sector dos serviços”.

2009 ainda vai ser pior.
O documento acrescenta ainda que “a maioria dos portugueses considera que perdeu poder de compra nos últimos cinco anos” e as expectativas para o futuro não são as mais optimistas. Sobre a situação financeira pessoal, 41% dos portugueses estão convencidos de que irá piorar no próximo ano. Mais: 38% dizem-se “não muito satisfeitos” e 10% “nada satisfeitos” com a vida que levam. In "Record"

Desemprego sobe para 7,5%
Desde Janeiro que a taxa de desmprego não era tão elevada em Portugal. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE), a taxa subiu para 7,5% em Maio (é a quarta mais elevada entre os 30 países da OCDE), registando o primeiro aumento em 4 meses, o que faz com que o nosso país se mantenha acima da média da UE.
Na Zona Euro este indicador mantém-se nos 7,2%, menos 0,3 pontos precentuais do que em Portugal e mais 1,5% do que no conjunto dos países da OCDE.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que foi colocad aqui esta not´cia. Como mindrico só posso agradecer. E eu que não sabia que havia esta crise! De facto, se eu não vier aqui todos os dias, nunca saberei o que se passa no mundo!

PM disse...

Não tem nada que agradecer. Fico satisfeito por contribuir para que V. Exª saiba o que se passa no mundo.
Mas se tiver idéias melhores para os conteúdos, e nos quiser dizer o que devemos ou não publicar, não se acanhe. Sou todo ouvidos.

Anónimo disse...

Isto está mau, realmente está mau....mas não é para todos!!!!!!

Anónimo disse...

Oh Pedro deixa o borra botas a falar sozinho. Ele é que sabe tudo!

Anónimo disse...

Será o vulgarius borra botas?