03 julho, 2008

Agenda 21

E após termos opinado sobre a adesão da CM Alcanena ao projecto Agenda 21, e até de lamentar a habitual falta de informação, eis que no site oficial da CM Alcanena foi hoje publicado o seguinte artigo:

Projecto Agenda 21 Local Aprovado por Unanimidade em Alcanena
Crescimento sustentável e gestão equilibrada dos recursos são os principais objectivos que o Município de Alcanena pretende atingir com este projecto. A proposta de implementação da Agenda 21 Local em Alcanena foi aprovada por unanimidade em Reunião de Câmara no passado dia 23 de Junho, estando agora reunidas as condições para a elaboração de um Plano de Acção Estratégico que contribua para o crescimento sustentável do concelho ao nível económico, social, cultural, ambiental e urbanístico.

O crescimento acelerado das últimas décadas levou a uma exploração excessiva dos recursos naturais e do espaço urbano, o que causou inúmeros danos ambientais e colocou em questão a qualidade de vida de gerações presentes e futuras, bem como o equilíbrio ecológico do Planeta. Remontam a 1972 as conversações a nível mundial para a resolução desta problemática, com a conferência da ONU em Estocolmo sobre Desenvolvimento e Ambiente, de onde resultou o conceito de Desenvolvimento Sustentável.

Definida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Eduardo Marcelino, como um “processo participativo multi-sectorial” em que é necessária a “colaboração activa” de várias entidades, a implementação da Agenda 21 Local visará sobretudo a promoção da educação, nomeadamente a educação ambiental, a sensibilização, consciencialização e responsabilidade cívica.

Pretende-se também actuar ao nível do fortalecimento do papel dos grupos para a recolha de informações e tomada de decisões (indústria, comércio, comunidade científica e tecnológica, agricultores, entre outros), da protecção da saúde e promoção da qualidade de vida, da conservação e gestão de recursos, visando o desenvolvimento, do combate ao desflorestamento, à desertificação e à seca, do incentivo à protecção dos recursos de água doce e à utilização racional de produtos químicos e de resíduos perigosos, da implementação de tecnologias ambientais saudáveis ou da criação de dinâmicas demográficas.

Segundo o documento que apresenta a proposta deste projecto, “o objectivo final da Agenda 21 Local do município de Alcanena é envolver, participar e responsabilizar todos e cada um dos munícipes no futuro da comunidade, permitindo encontrar um padrão de desenvolvimento que concilie métodos de protecção ambiental, justiça social e eficiência económica, que sirvam gerações do presente, sem comprometer gerações futuras”.
CM Alcanena

COMENTÁRIO:
Engolirei em seco sobre a m/ opinião depreciativa anteriormente formulada, mas garanto que farei uma enorme vénia a este executivo no dia em que vir qualquer resultado prático deste lindo discurso de boas intenções.
Um bem-haja pela adesão ao projecto e um melhor-haja, ainda, para quando deixar de ser só projecto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Comentario sacado de outro blog;

Foi vendida em leilão da segurança social mais uma antiga fabrica de Minde. Os compradores foram 2 que agora vão dividir a fabrica ao meio. Vão fazer um loteamento e tentar colocar aquele amontoado de construções em propriedade horizontal

O problema é que de acordo com o PDM isso não pode ser feito. Viola a lei e o PDM.

Vamos acompanhar de perto junto da camara este processo.

Anónimo disse...

Aquela fábrica é impossivel de legalizar. Não obedece aos novos regulamentos. Vamos ver se o Azevedo vai fazer mais este favor. Só que o projeto tem de ir a muito mais instituições e aí é que a porca vai torcer o rabo.
Um caso a seguir com muita vigilancia democratica.