17 julho, 2008

Ecce Homo

Ecce Homo” é a frase bíblica com a qual Pilatos apresentou Cristo à multidão, depois de O ter mandado flagelar. Significa simplesmente:
Eis o Homem”.
Em muitos lugares realiza-se na Sexta-feira Santa a procissão do Ecce Homo, e chamam-se Ecce Homo as figurações, em pintura ou escultura, em que Cristo aparece assim maltratado.

Não me atrevo a afirmar que esta tela, património da nossa igreja, possa tecnicamente chamar-se um Ecce Homo. Mas, se não é, aproxima-se bastante! A expressão de grande sofrimento, a quase nudez da figura, a forma desajeitada do manto, a corda ao pescoço, a coroa de espinhos, tudo me leva a pensar assim.
Não lhe conheço outras referências – autor, data, proveniência, há quanto tempo e por que forma entrou no património da nossa igreja.
Foi apresentada ao público no Domingo, dia 29, depois de ter sido restaurada, em virtude do mau estado em que se encontrava.
O custo da recuperação foi assumido pelo Sr. António Alves Raposo, a quem a nossa igreja deve já muitos outros actos de generosidade.
Parabéns à Comissão Fabriqueira por assim cuidar do nosso património religioso e cultural.
E, se alguém conhecer outros dados sobre a tela, agradecíamos que nos informasse, a fim de os podermos publicar e ficarem registados.
Publicado no "Jornal de Minde" - Junho 2008

Sem comentários: