30 janeiro, 2009

Pinhal Interior e Médio Tejo repartem 103 milhões


Quinze concelhos das comunidades intermunicipais do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul uniram-se para investir até 2013 mais de 103 milhões de euros, em projectos regionais nas áreas da economia, educação, turismo ou património, entre outras. A união foi formalizada na passada semana na Sertã, sede da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul.

Os municípios que assinaram o acordo comprometem-se a colaborar na apresentação de candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), sabendo desde já que dos 103 milhões previstos contam com um apoio da União Europeia na ordem dos 62 milhões de euros. No entanto o bolo pode não ser suficiente, por culpa dos centros escolares que as autarquias têm de construir nos respectivos concelhos para concentrar os alunos das escolas do primeiro ciclo que vão encerrando. António Oliveira Rodrigues, o presidente da Unidade Directiva do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, adivinha contas difíceis ou até mesmo impossíveis de fazer dentro dos limites impostos. “Não estou a ver como muitos de nós conseguem, dentro da lei, arranjar meios para não ultrapassarem o endividamento só para construírem os centros escolares”, vaticina aquele responsável.
(...)
Os dados estão lançados para o futuro dos 15 municípios envolvidos. No Pinhal Interior Sul estão à espera da sorte grande os concelhos da Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila de Rei e Mação. Do Médio Tejo vão a jogo Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Ler mais em "JORNAL RECONQUISTA"

COMENTÁRIO:
Talvez seja desta que os concelhos de Ourém e Alcanena se unam para arranjar a estrada Minde / Fátima.

Sem comentários: