08 janeiro, 2009

Minde no site Terras de Portugal




Minde é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcanena, com 21,20 km² de área e 3.311 habitantes (2001). Densidade: 156,2 hab/km².

História
Em 1165, um quarto de século após a independência de Portugal, D. Afonso Henriques concedia isenção de impostos a D. David e mais catorze casais que aqui habitavam, a fim de manterem uma albergaria que desse abrigo aos viandantes. Este privilégio, confirmado ao longo dos séculos por nada menos que vinte e três cartas reais, durou até cerca de 1820, e constitui o elemento mais duradoiro na história local.

Desde o século XVII que pode documentar-se a actividade têxtil, que assumiu volume notável particularmente a partir de meados do século XVIII, para tal tendo influído, entre outros factores, a presença de um hospício de frades arrábidos, que terminou pela Lei da Extinção das Ordens Religiosas, em 1834, e do qual restam ainda algumas paredes e a divisão da cerca.

A Igreja, de origem muito antiga foi, até meados do século XVII, dedicada a Nossa Senhora do Cerejal, depois passou a ter como orago Nossa Senhora da Assunção. A sua forma actual vem do final do século XVII, encontrando-se muito bem conservada, com uma riqueza de talha que alguém classificou como “ a melhor a sul de Coimbra “ e painéis de azulejos da época, sendo os da Capela-mor pintados de propósito para o local. As capelas de Santo António e S. Sebastião, uma a sul outra a norte da povoação, datam do século XV ou XVI, podendo a de Santo António ter origem na tradição sacra do lugar, por aqui ter existido, até ao século XVII, o túmulo de D. David, que o Rei Fundador citou no decreto sobre a albergaria.

As ruas sinuosas e apertadas, o aproveitamento das rochas para sobre elas levantar paredes, a pequenez das casas e o traçado consoante os relevos do terreno são os sinais da antiguidade ainda hoje bem visíveis.

Uma das expressões mais curiosas da cultura tradicional do povo de Minde encontra-se no Calão Minderico, que foi linguagem cifrada de feirantes, provavelmente desde o século XVIII até quase meados do século XX. O visitante curioso pode encontrar à venda na localidade um dicionário desta preciosidade linguística.



Colectividades
Sociedade Musical Mindense, a colectividade mais antiga, fundada em 1915, mas com raízes que podem documentar-se ainda no século XIX
Vitória Futebol Clube Mindense
Associação dos Bombeiros Voluntários de Minde
Centro de Bem-estar de Minde, Secção Infantil e Lar de Idosos
CAORG – Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, com escola de música oficialmente reconhecida
Casa do Povo de Minde, proprietária do Cine-Teatro Rogério Venâncio
Associação Cultural e Recreativa do Vale Alto
Centro Sócio-Cultural de Covão de Coelho
Rancho Folclórico de Covão de Coelho
, uma das mais importantes colectividades da freguesia
Sociedade Portuguesa de Espeleologia – Delegação de Minde
Agrupamento de Escuteiros de Minde



Texto publicado no site "Terras de Portugal"

Sem comentários: