29 dezembro, 2009

Região de Santarém corre risco de inundações


A protecção civil do distrito de Santarém elevou para amarelo o nível de alerta no âmbito do Plano Especial de Emergência para Cheias no Tejo.

Durante a tarde de hoje estão previstas inundações na zona baixa da vila de Constância, no cais de Tancos e na Estrada Nacional 365, na zona da Ponte do Alviela, no concelho de Santarém.
A estrada municipal 1338, junto à Ponte de S. Vicente do Paul, em Santarém, está já inundada e prevê-se que possa ocorrer o isolamento da povoação de Reguengos do Alviela, também no concelho de Santarém.

Segundo o comandante distrital da Protecção Civil, Joaquim Chambel, os bombeiros e serviços municipais de Protecção Civil estão já no terreno para assegurar a protecção das pessoas e dos seus bens.

É recomendado que os cidadãos comecem a retirar os seus bens das zonas próximas dos rio Tejo e dos seus afluentes e que evitem conduzir em zonas submersas ou que possam vir a ficar inundadas, alertou.
Esta situação ocorre devido às chuvas dos últimos dias, que levou à descarga das barragens da bacia hidrográfica do rio, quer em Portugal, quer em Espanha, e ao consequente aumento dos caudais do Tejo e dos seus afluentes.

Reguengo do Alviela deverá ficar isolada esta noite
A povoação de Reguengo de Alviela, em Santarém, deverá ficar isolada a partir das 23h00 de hoje devido à subida do caudal do Tejo, uma medida que a Autoridade Nacional de Protecção Civil disse ser provisória.

"Foi activado o Plano Especial de Emergência para a bacia do Tejo, devido à subida do caudal em Santarém e há a possibilidade de isolamento em Reguengo de Alviela que poderá ocorrer às 23h00", afirmou hoje o adjunto de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), João Verde.
(...) Ler Mais em "SIC NOTÍCIAS"


Sem comentários: