01 dezembro, 2009

Concursos de Natal em Minde


A Junta de Freguesia de Minde está a organizar dois concursos natalícios, cujos panfletos estão divulgados nos diversos estabelecimentos comerciais.

«O Concurso "Natal Brilhante" é uma iniciativa da JFM que tem como objectivo animar o espírito natalício da Freguesia de Minde.
Para que a luz de Natal brilhe tão intensamente nas nossas casas como dentro do nosso coração.
A todos um Santo e Feliz Natal!»
O Presidente - António Augusto Fresco

O Concurso de Presépios é direccionado basicamente a alunos das escolas (mas tb existe categoria de adultos). Solicita-se a entrega dos trabalhos até 17.12.09, tem várias categorias etárias e pode obter mais informações na sede da JFM.



COMENTÁRIO / SUGESTÃO
Pessoalmente concordo com este género de iniciativas que apelam á involvência comunitária, mas, mais facilmente daria maior apoio a algo mais imaginativo e com dimensão mais abrangente e de maior visibilidade.

Porque não aproveitar toda esta onda e clima artístico que tem invadido Minde nos últimos tempos, e estimular Minde a criar vários presépios de rua onde a arte estivesse presente e a imaginação pudesse voar.
Minde tem artistas para isso, e um processo de involvência das colectividades, das escolas e da Junta de Freguesia bem poderia originar um passo no despertar da área das artes plásticas.

Minde, vila de Artes e Cultura
, é um título que nos assenta bem e acho que temos (e podemos mostrar) outras artes e outras vertentes, sendo este tema dos presépios o ideal para isso.
Somos um povo de convicções religiosos, e construir anualmente meia-dúzia de presépios de inspiração artística, bem iluminados, etc. etc... muito viria a valorizar Minde, não só em termos artísticos, como até em desenvolvimento turístico. Seria algo como uma exposição anual de arte alusiva ao Natal.
É claro que só será possível se houver um forte empenho, apoio e estímulo por parte da JFM.
Seja como fôr, é apenas uma ideia, mas preferia ver o dinheiro dos meus impostos investidos em algo parecido com isto, do que gasto em aluguer de arcos e luzinhas coloridas.


Sem comentários: