02 dezembro, 2009

Município de Alcanena no Jornal Torrejano


Alcanena: chefe de gabinete veio de Sintra
Fernanda Asseiceira, presidente da Câmara Municipal de Alcanena, nomeou Ana Maria Gomes, técnica superior de Sintra, como chefe do seu gabinete de apoio pessoal. Óscar Pires, que aparecia na lista do PS como quinto na corrida à Câmara Municipal, não eleito, foi agora nomeado adjunto do mesmo gabinete.

A notificação das nomeações, na reunião de Câmara de segunda-feira, mereceu a ironia de Eduardo Marcelino, vereador eleito pelo Independentes por Alcanena, vice-presidente na Câmara no anterior mandat ”Com mais estas, o actual executivo já vai com 7 nomeações. No nosso executivo pôs em causa termos 6 nomeações políticas. Eu também acho que já é muito”, disse.

Fernanda Asseiceira não gostou do comentário, lembrou que é uma mera notificação e não um pedido de opinião e disse ainda: ”O anterior presidente, que já tinha sido vereador e já era presidente há muito tempo, tinha um secretário e um chefe de gabinete. Eu estou aqui pela primeira vez e há 20 dias e ainda vem pôr em causa que eu precise de quem me apoie”, terminou.

Asseiceira quer auditoria externa às contas da Câmara
Fernanda Asseiceira decidiu definitivamente pela contratação de uma auditoria externa, financeira e legal, sobre a Câmara Municipal. A ideia já havia sido lançada, mas foi confirmada na reunião de segunda-feira. Os vereadores eleitos pelo ICA (Independentes por Alcanena) concordaram com a decisão, que foi votada por unanimidade. Iniciado o processo, resta agora escolher a empresa que investigará a real situação da Câmara de Alcanena.

Câmara aprovou IMI e IRS
A Câmara Municipal de Alcanena aprovou por unanimidade, na reunião de segunda-feira, 23 de Novembro, as taxas de IMI e IRS. O Imposto Municipal sobre Imóveis terá uma taxa de 0,8 para prédios rústicos, 0,7 para os urbanos e 0,3 para os avaliados pelo Código do IMI. Como forma de reduzir a habitação degradada, o executivo deliberou uma diminuição de 5 por cento na taxa de IMI para prédios recuperados há 8 anos e de 10, 15, 20, 25 e 30 por cento para prédios recuperados há 7, 6, 5, 4 e 3 ou menos anos, respectivamente. Para os prédios com estados de degradação elevada, reconhecidos como tal pela comissão criada para o efeito, haverá um acréscimo de 30 por cento à taxa de IMI.

Uma medida que, como disse Fernanda Asseiceira, presidente da Câmara Municipal, pretende ir ao encontro de muitos munícipes, bem como valorizar e incentivar quem investe na recuperação dos prédios.

O IRS manter-se-á, à semelhança do ano transacto, nos 4 por cento, beneficiando os munícipes em 1 por cento deste imposto.
Publicado no "JORNAL TORREJANO"

9 comentários:

Anónimo disse...

Parece que ainda agora começou e já começa a desiludir todos os que nela confiaram.Vamos sra. Asseceira,não À pessoas no concelho capazes de desempenhar essa função.é preciso vir uma tal de SINTRA????????

Anónimo disse...

Estou a gostar de ver.
Medidas concretas a avançar. Medidas corajosas. Transparência e publicidade em tudo o que é feito. Poxa! Parece que o obscurantismo e secretismo ICA foi há 20 anos.

Parece que estamos a evoluir de uma Idade Média para o Renascimento!

Anónimo disse...

Diga lá um nome de alguém...
Mas não se esqueça! Esse alguém tem de reunir as seguintes condições:

- ser da confiança pessoal e política da Presidente;
- ser compentente e experimentada nestas lides;
- aceitar receber o pouco que se recebe nestas lides (irá receber cerca de € 2.500 brutos), com as responsabilidades e o grande tempo de trabalho que certamente essa pessoa irá ter.

É mesmo o cúmulo do populismo e do dizer mal...
Agora até por vir de Sintra é mau...!

Anónimo disse...

Afinal quem está contra a que uma Presidente de Camara, que nunca geriu uma autarquia se faça rodear de pessoas competentes ? Certamente que se houvesse experiencia das funções, tal não sucedia.
Todavia segundo a minha informação, a BAGUNÇA na Camara é de tal maneira calamitosa que mesmo com Chefes de Gabinete e outros não vai ser fácil colocar a Camara nos eixos.
Portanto para acabar com funcionários que foram admitidos por - cunhas - Para acabar com outros que se aproveitavam do lugar para SUGAR a Camara. Para acabar com o rótulo de CALOTEIROS. Para acabar com as mordomias existentes - Carros, telefones e outras despesas. Para acabar com investimentos RUINOSOS. Para acabar com funcionários que raramente iam á Camara e com funções que ninguem intende, a Sra. Presidente tem muito que fazer. Ou então vamos deixar que a Camara continue na mesma, ou seja O SACO ONDE CADA UM METE A MÃO, sem ninguem que se responsável.

Anónimo disse...

é incrivel que os socialistas não querem entender uma verdade simples e crua.
esta senhora está a fazer o mesmo ou pior que os icas. Nada vai mudar e o concelho é que vai continuar a pagar a factura.
Nao tentem virar a retorica, condenaram o Azevedo por demasiados assessores e esta senhora até já está a nomear mais.......
Se não sabia governar uma camara, fizesse como eu...nao se candidatava.

Anónimo disse...

mas tu até te candidataste...
levaste foi uma grande tareia...
mas se calhar a culpa não foi tua...
foi de outros...
é sempre assim...
o pior cego é aquele que não quer ver...

convençam-se, boa gente: quem ganhou as eleições ganhou-as com maioria absoluta e sem truques de aprendizes de feiticeiro.para 2013 e 2017 podem voltar a tentar...

Anónimo disse...

e tu tambem te candidataste a junta de freguesia e nem por isso ganhaste para quem queria golear........
em 2013 cá terás a tau hipotese.....

PM disse...

Já anda tudo a pensar em 2013?
Até lá ainda vão aparecer outros protagonistas.

Para já, um bom 2010 para todos vós!! Depois ainda virá 2011 e 2012.

Anónimo disse...

Parece que, para quem apregoa a necessidade contenção e rigor quanto às despesas da Autarquia, a dra. Fernanda Asseiceira está a meter os pés pelas mãos, ou as mãos pelos pés, ou está inadvertidamente a dar a entender que afinal a sua competência assenta apenas no trabalho das pessoas da sua confiança política. Se é que as pessoas da sua confiança política têm agilidade para tal... Ou então ficamos todos a supor que afinal a Autarquia não está assim tão mal e tudo não passa de mais uma jogada política...
Não havia necessidade...