
A freguesia de Lapas viu no passado sábado, dia 12 de Dezembro, ser inaugurado o seu “Livro de Visitas”. O Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, na ocasião acompanhado por Jorge Santos, vice-presidente do parlamento cabo-verdiano, foi o primeiro a assinar o “Livro de Visitas das Grutas das Lapas”, tendo dirigido algumas palavras a Manuel Ramos, presidente da Junta de Freguesia. «Há gestos simbólicos que valem muito. Deve orgulhar-se de estar a valorizar este património, que faz parte da nossa memória colectiva», afirmou António Rodrigues.
Para Manuel Ramos, este livro contribui para dar mais dignidade a um espaço que recebe muitos visitantes.

O desconhecimento da sua origem remete as Grutas para um misticismo que as tem acompanhado ao longo das décadas, tendo nascido várias lendas que ainda hoje persistem. O mito mais fantástico é o da passagem directa para o castelo, passando por baixo do rio Almonda, apesar desta ligação nunca ter sido encontrada. O que se sabe realmente é que foi das grutas que se extraiu o tufo com que se edificaram as casas da povoação e o próprio castelo de Torres Novas.
Em Lapas é usual dizer-se que «os vivos andam por baixo dos mortos», isto porque sob as casas e a igreja, onde antigamente se faziam os enterros, estende-se esta rede de grutas.
Situadas no Largo das Catacumbas, as Grutas das Lapas podem ser visitadas gratuitamente de segunda a domingo, das 9 às 18 horas.
Publicado no "O NAVEGANTE"
Sem comentários:
Enviar um comentário