19 novembro, 2009

A piação dos charales do Ninhou




A piação dos charales do Ninhou
nas classes anchas do touquim do Pregal das Babosas e dos Marcos


A piação dos charales do Ninhou que até há um abêcê de quadrazais gualdinos nem na Terruja do Camões era penetrada começa a arregalar os mirantes dos touquins e a embutir a chaveca dos touquins das classes anchas de um podê de pregais.

No quadrazal do cresta a touquim Vera Ferreira, com os covanos Peter Bouda e Annette Endruschat, emanou duas piadeiras anchas sobre a piação do Ninhou para os touquins da classe ancha do touquim da Terruja de Regensburg no Pregal das Babosas e dos Marcos.
Os touquins que puseram o das caçoas a esta piação engenham com as do badalo de um podê de pregais mas da piação nada tinham mirantado até ao planeta 8 e ao planeta 10 do quadrazal do cresta deste planeta ancho. Nestas duas piadeiras anchas jordou-se a piação terrantezmente aos mirantes dos touquins: como a piação mirantou a borboleta, como jordaram os seus planetas caducos, como a piação se foi jordando mais ancha, como jorda a piação neste Gertrudes conchego, o que ambroseiam os charales que a piam e como é mirantada e penetrada a piação no engenho com as do badalo.

Nos planetas 2 a 6 do quadrazal das brinçaleiras Vera Ferreira emanou um outro engenho, neste gertrudes conchego na classe do touquim da Terruja das Babosas no Pregal das Babosas e dos Marcos (Engenho no “8º Congresso Alemão de Lusitanistas”), para, com um podê de touquins que engenham com as do badalo, piar sobre a piação.
O engenho jordou cópio pra diante. Os touquins das duas classes anchas do touquim do Pregal das Babosas e dos Marcos e um podê dos da classe do touquim foram antónio forno ancho da piação que fredericam umas da classe do touquim para a penetrar. A covana Vera ambrosiou o que emanar e piou que no quadrazal do terraiozinho judaico vai gambiar uma da classe do touquim da piação para os covanos da Terruja das Babosas que sejam António forno pela piação.

José grego, no quadrazal das contas de enfiar copos a piação jorda no meira para o Pregal do Jones. Peter Bouda e Vera Ferreira emanam mais uma piadeira ancha sobre a piação numa classe ancha do touquim em Londres.

Por isso charales, não deixem cair no gualdino de piar como os vossos mouquinhos com a vossa vinha e os vossos carranchanos.



RESUMO DESTA PIAÇÃO
A Dra Vera diz-nos neste texto em Minderico que a piação começa a interessar os professores universitários de um grande número de países.

Em Julho passado a Vera, o Peter Buda e a Annette Endruschat fizeram duas intervenções para os professores da Universidade de Regensburg, na Alemanha.
Os professores que assistiram eram linguistas mas nada sabiam sobre o Minderico até ao dia 8 de Julho. Nestas intervenções falouse de como surgiu o Minderico, como se desenvolveu no passado e como se encontra neste momento, o que esperam as pessoas que o falam e como é visto o Minderico no conjunto das outras línguas.

De 2 a 6 de Setembro a Vera Ferreira organizou em Munique na Alemanha uma sessão de trabalho no 8º Congresso Alemão de Lusitanistas para, com vários linguistas, falar sobre o Minderico.
O trabalho resultou em cheio. Os professores universitários ficaram interessados e querem aprender o Minderico. Vera Ferreira pensou no que seria possível fazer e comunicou que em Dezembro vai dar uma aula de Minderico em
Munique para os alemães que estiverem interessados em aprender.

Em Novembro Vera Ferreira e Peter Buda vão a Londres apresentar mais um trabalho sobre o Minderico numa reunião de universitários.

Por isso, mindericos, não se esqueçam de falar em minderico com os vossos avós, filhos e cônjuges, termina a Vera.

Publicado no JORNAL DE MINDE - Outubro 2009

2 comentários:

Anónimo disse...

ola gostei do calao mindrico que vi num comentario ke deu na rtp 2
alguem me pode dizer onde aranjar um livro sobre o tema ou um dicionario de calao minfrico referido no decumentario
obrigado

miguel disse...

ola vi um decumentario no canal rtp 2 sobre o calao mindrico e gostava de saber se a algum livro ou dicionario de calao mindrico
obrigado alguma rxposta em
miguel_roque_69@hotmail.com