09 novembro, 2009

Rodrigues é novo presidente da CIMT (Médio Tejo)


O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues, foi eleito por unanimidade para ser o novo presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT).).

Em reunião realizada esta sexta-feira, dia 6, em Tomar, na sede da CIMT, António Rodrigues recebeu o voto favorável de todos os dez autarcas dos municípios do Médio Tejo. Fernando Corvêlo de Sousa (PSD), presidente da Câmara Municipal de Tomar, vai ser o primeiro vice-presidente, e Máximo Ferreira (CDU), presidente da Câmara Municipal de Constância, o segundo vice-presidente.



A CIMT era presidida até agora pelo presidente de Câmara de Tomar, eleito pelo PSD, partido que detinha cinco das dez autarquias do Médio Tejo. As relações de forças alteraram-se depois das últimas eleições autárquicas com o PS a ficar com a liderança de cinco autarquias, após a vitória de Paulo Fonseca (PS) em Ourém, autarquia que era liderada pelo PSD, e de Fernanda Asseiceira (PS) em Alcanena, um concelho que estava nas mãos de um movimento independente.

“Cumpriu-se o princípio, que é aliás seguido na própria Associação Nacional de Municípios, de que o partido com mais câmaras escolhe o presidente”, disse à Lusa António Rodrigues, salientando que “na vida autárquica e, nestas associações intermunicipais, existe uma prática de não atender só à cor política mas às realidades locais”.

“António Rodrigues salienta ainda que “o mais importante agora é unir esforços para traçar uma estratégia comum para dar mais visibilidade ao Médio Tejo” e prometeu que vai procurar “o máximo de consensos”. “Esta minha eleição foi aliás o primeiro sintoma de que os autarcas desta região estão unidos”, frisou o recém-eleito presidente da CIMT.

Como principais linhas de acção da sua liderança à frente da Comunidade Intermunicipal, António Rodrigues quer colocar os projectos comuns “a andar o mais depressa possível” embora admita que “alguns podem cair por já não se justificarem”, não querendo para já concretizar quais. “As coisas não funcionam ainda como nós queremos, alguns projectos já deviam estar concluídos”, afirmou Rodrigues, escusando-se a considerar esta afirmação como uma crítica aos seus colegas autarcas mas antes como uma “chamada de atenção” para o trabalho que é preciso fazer. A revisão do funcionamento dos hospitais do Médio Tejo é uma dos assuntos que António Rodrigues quer ver em cima da mesa no debate dos próximos anos.

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo é formada por dez municípios: Abrantes (PS), Alcanena (PS), Constância (CDU), Entroncamento (PSD), Ferreira do Zêzere (PSD), Ourém (PS), Tomar (PSD), Torres Novas, Sardoal (PSD), Vila Nova da Barquinha (PS).
Publicado no "O RIBATEJO"

Sem comentários: