11 novembro, 2009

V Encontro de Coros em Minde




Organizado pelo CAORG - Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro, realizou-se em Minde, no passado dia 7 de Novembro o V Encontro de Coros que teve a participação do Coro Polifónico do CAORG (Minde), do Coral Calçada Romana (Alqueidão da Serra), do Coro de Câmara do CAORG (Minde) e do Grupo Coral Adágio (Portimão).

O espectáculo teve lugar no Conservatório de Música / Centro Paroquial, e contou com a presença da Presidente da CMA, Dra. Fernanda Asseiceira, que se fez acompanhar pelo Vereador Luís Pires.



Coro Polifónico do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro — Minde
Fundado em Dezembro de 1996, conta actualmente com cerca de 40 coralistas.Interpreta no seu repertório vários estilos e épocas da música sacra e profana.
Apesar de ainda jovem, conta já no seu curriculum com algumas actuações, nomeadamente com a Orquestra Profissional de Música de Évora, participação no 2° Concerto de Natal em Mira de Aire, e no Pavilhão de Portugal na Expo'98, a convite da Câmara Municipal de Alcanena no dia do Concelho.Em Outubro de 1997, foi seleccionado para a gravação de um CD "Os Melhores Coros da Região Centro".
Tem participado também em algumas cerimónias litúrgicas, encontros de Côros e apresentado audições regulares individuais e colectivas inseridas nas actividades da Escola de Música Jaime Chavinha.
É desde a fundação dirigido pelo professor João Carlos Chavinha Roque Gameiro.
Em 2004 e 2005, participou no XIII Concerto da Primavera, em Oiã — Aveiro, num Encontro de Coros em Alpiarça a convite do Orfeão S.F.A. 1° de Dezembro, no aniversário do Coro Gaudia Vitae de Mira de Aire e no Encontro de Coros a convite do Alva Canto de Alvaiázere. Ainda em 2005 recebeu o Coro de Câmara da Madeira em dois encontros de Coros realizados em Minde e na sede do Concelho -Alcanena.
Em. Abril de 2006.0 Coro deslocou-se á Madeira a convite do Coro de Câmara da Madeira para participar em quatro concertos - no Funchal, na Calheta, em Santana e no Machico, no âmbito do IX Festival de Coros da Madeira integrado na Comemoração dos 500 anos da Cidade do Funchal.
Participou depois disso em diversas apresentações e Encontros nomeadamente no Centro Cultural de Cascais a convite da Câmara da cidade, no Cacém e em Tortosendo.

Sem comentários: