04 fevereiro, 2008

Minde - Folheto Promocional

MINDE
Concelho de Alcanena - Distrito de Santarém
OITO SÉCULOS DE HISTÓRIA




O nome Minde pode ter uma das seguintes origens:
- Do latim Menendus, villa Menendi, casa do Sr. Mendo.
-Do vocábulo sânscrito mund, signifi cando boqueirão, foz, relacionado com os algares por onde se escoa a água nos invernos mais chuvosos.
- Das invasões dos bárbaros, já que existe Minde na Noruega e Minden na Alemanha.
Um dos nossos primeiros reis concedeu isenção de impostos a 14 casais residentes em Minde para que mantivessem aqui uma albergaria destinada a dar abrigo aos viajantes na travessia da serra. A instituição manteve-se até 1820.
Uma ermida dedicada a Nossa Senhora do Cerejal já existia no tempo de D. Dinis e tinha serviço religioso a partir de Porto de Mós. Mais tarde erguida em paróquia e dedicada a Nossa Senhora da Assunção, é hoje a igreja matriz de Minde. O aspecto actual data do fi nal do Sec XVII. Tem painéis de azulejo da época e a talha dourada dos seus altares foi considerada a melhor a sul de Coimbra. Ainda na vila existem mais duas antigas capelas, S. Sebastião na entrada norte, e S. António na entrada sul.
À freguesia pertencem os dois lugares do Covão do Coelho e do Vale Alto, situados ao longo da estrada para Fátima.



COMENTÁRIO:
Este é o texto da página frontal de um folheto informativo e promocional sobre a Freguesia de Minde, que o Jornal de Minde produziu e está a distribuir junto dos leitores e locais de promoção turística.
De louvar e aplaudir esta iniciativa do JM, numa acção cujo papel principal deveria (há muito) ser protagonizado por outras entidades, a quem pagamos impostos.
Houve programas eleitorais que ganharam eleições e que apregoavam o desenvolvimento de turismo local, e discursos de tomadas de posse que diziam "Em termos de Turismo e Lazer, iremos criar incentivos ao desenvolvimento do Turismo nas vertentes natureza, ecoturismo, espaço rural, religioso e cultural."
Mas daí, pouco temos visto. Nem os sites oficiais na internet usam para esse fim. Obrigado, Jornal de Minde !

1 comentário:

gAz disse...

Uma louvável iniciativa do jornal, que afinal faz algo pela terra, sem ajudas, e por vezes contra grandes forças.
Só não sei é se este folheto, trabalho de divulgação, cabia ao jornal, e não a outras entidades, que até recebem para estas coisas, como a câmara ou a junta, mas é preciso ter ideias, ou apoiar quem as tem, mesmo que não gostemos das pessoas.
Tenho dito, um abraço