07 fevereiro, 2008

As Procissões em Minde

A Festa de S. Sebastião e S. António 2008 foi mais um momento vivo das nossas tradições, dando um forte contributo no enraízamento da juventude com a terra. O Jornal de Minde escreveu:

"Souberam dar boa conta de si os festeiros de S. Sebastião e Santo António que promoveram a festa no passado dia 19 e 20 de Janeiro. Acompanhados e ajudados pelos seus pais, deram uma boa prova de esforço conjunto, sentido de responsabilidade e de incorporação nas tradições da terra a que pertencem. Parabéns por isso."



As procissões das n/ festas costumam ser o ponto alto dos festejos, e temos razão para isso: As procissões das festas em Minde costumam ser bonitas e dignas de se ver.
É uma realidade cultural que pode ser muito valorizada, e que atrai sempre muita gente.
Mas não me digam que procissões, como a da foto, e como todas as procissões dos últimos anos, são "bonitas e dignas de se ver", com todos aqueles carros pelo meio.


Desde a desastrada Requalificação Urbana, em que tranformaram o centro de Minde num parque de estacionamento permanente para alguns, e que complicaram o que era simples, a realidade da procissão é esta: Entalada entre carros e ocupando meia-faixa. Fica bem?
Por mais que os organizadores e participantes da procissão se esmerem e esforcem, nunca ninguém vai tirar uma foto de jeito, nem nunca a procissão atinge os níveis de dignidade e beleza que a mesma merece.


Não será possível que as autoridades de Minde se esforcem um pouco, e que tomem as diversas medidas para evitar o estacionamento nos dias e horas nas ruas por onde passa a procissão. Penso que isto não será assim tão complicado de resolver, e tenho uma certeza:
As procissões em Minde seriam mais "bonitas e dignas de se ver"!

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois...Só mesmo as procissões é que são bonitas, porque em termos de festa em si Minde é uma miséria autentica!
Cabe na cabeça de alguem localidades dentro da freguesia de Minde terem mais fésta, digamos assim do que propriamente a sede de freguesia?
Por exemplo o Covão do Coelho e Vale Alto!
É de louvar sim essas festas que puxam habitantes de fora da freguesia para se divertirem nésta.