07 setembro, 2007

Saneamento do Covão do Coelho e Vale Alto

"Com a conclusão da rede de saneamento na zona do parque natural, o concelho de Alcanena fica coberto com esgotos em quase cem por cento do território. Ficam a faltar algumas povoações, como é o caso de Covão Coelho, Vale Alto, Carvalheiro e o Casal São Marco."
Quem o refere é Eduardo Marcelino, vice-presidente da CMA.
Estamos perante uma das maiores reservas de água do país. Com o fim destas obras, o concelho de Alcanena está de consciência tranquila, fizemos tudo o que podíamos fazer para não contaminar as águas do subsolo”, sublinha o vice-presidente da autarquia.

Dá para ficar com um certo orgulho nestas palavras, mas mais satisfeitos e orgulhosos ficaremos quando o saneamento fôr extensível às duas terras da n/ freguesia: Covão do Coelho e Vale Alto.
Também, não duvido (pela lógica das coisas) que esse trabalho será feito, mais ano, menos ano.
São duas aldeias em desenvolvimento e integrantes do PNSAC, pertencem à segunda freguesia do concelho, e até beneficiam de Minde já ter uma ETAR. É natural que venham a ser as próximas povoações a ser intervencionadas.
Até, porque, o que a CMA tem poupado nas obras da Zona do Parque, já dá para começar a abrir umas valas. (boca foleira).



Neste contexto, apenas não entendo porque é que a Junta de Freguesia de Minde acabou de gastar, do seu parco orçamento, mais de 15 mil euros em arranjos e pavimentação de passeios na povoação do Vale Alto.
Comprendo que estes trabalhos eram necessários e até com carácter prioritário, mas não seria preferível aproveitar a situação como forma de pressão para que a CMA efectuasse primeiro a rede interna de esgotos? O Vale Alto até tem um Vereador com assento na CMA.

Talvez a JFM evitasse uma despesa, talvez a rede de esgotos do Vale Alto assumisse foros de prioridade, e talvez a povoação do Vale Alto viesse a ficar mais bem servida. Talvez ...

2 comentários:

Anónimo disse...

O Pedro Micaelo não percebe nada de gestão autárquica. Meu amigo, pavimentando primeiro, despavimentando a seguir para colocar os esgotos e repavimentar outra vez dá trabalho, entendeu?

A Camara inteligentemente usa estas tecnicas para aumentar o trabalho aos empreiteiros, capito?

Vexa ainda tem muito que aprender.

PM disse...

Pronto... Assim entendi!!
Muito obrigado pela explicação.